Curso Online de Fundamentos da Psicopedagogia
4 estrelas 18 alunos avaliaram

Curso Online de Fundamentos da Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma área que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades. O curso contribui para a compreensão dessa área de...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A Psicopedagogia é uma área que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades. O curso contribui para a compreensão dessa área de atuação, trazendo conhecimento sobre: contexto histórico, objeto de estudo, campo de atuação e dimensões do trabalho psicopedagógico.

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA);Especialista em psicopedagogia clínica e institucional;Especialista em gestão escolar; Docente dos cursos de pedagogia; Diretora de unidade de ensino


- Fabíola Silvano Maraschin

- Maria Do Perpetuo Socorro Garcia Leao

- Nereide Alves De Lima

- Sheila Ramos De Souza

- Rosineide Do E. S. Sousa

- CÁssio Robson PaixÃo Da Costa

- Gustavo Viganó De Pinho

- José Faustino Cândido

- Risamar Cabreira Melro

- Vanessa Do Carmo Almeida

- Maria Elisabete Da Penha Campagnaro

- Vilma Tintino De Lima

- Patricia Goncalves

- Fiorelo Domingos Zatta

- Lucia Cristina Santos De Jesus

- Waleska Magalhães De Araujo

"Faltou mais conteúdo."

- Eliane Casimiro Bezerra

"ESTOU ACHANDO O CURSO ÓTIMO,MUITO IMPORTANTE."

- Maristela Cardoso

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Fundamentos da Psicopedagogia

    fundamentos da psicopedagogia

  • Aspectos históricos

    aspectos históricos

    a psicopedagogia tem contribuído para a conscientização da importância do ato educativo, por meio de uma prática transformadora, visando o sucesso do aluno e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

  • as primeiras idéias sobre a psicopedagogia surgiram na frança na década de 40, expandindo-se para a argentina e para o brasil. houve um trabalho em conjunto entre médicos e educadores no sentido de diagnosticar as possíveis dificuldades de aprendizagem que algumas crianças aprensetavam naquele momento.


  • em 1946, em paris, foi criado o “1º centro psicopedagógigo” com o objetivo de desenvolver um trabalho cooperativo entre médicos e pedagogos para crianças com problemas comportamentais ou escolares. tais “centros” multiplicaram-se rapidamente na frança até o início dos anos 60.

  • nos centros psicopedagógigos, os especialistas (médicos, psicólogos, psicanalistas e pedagogos) trabalhavam, tendo como ponto de partida diagnósticos realizados a partir de reclamações de professores e pais sobre a criança. eram investigadas as relações familiares, resultados de testes de qi (teste de inteligência) e métodos educativos. após o diagnóstico, a partir dos dados obtidos, a criança era encaminhada para um trabalho pedagógico ou tratamento terapêutico, com o objetivo de corrigir as dificuldades de aprendizagem apresentadas.

  • a partir de 1948, na frança, utilizou-se o termo “pedagogia curativa”, para denominar a terapêutica que atendia as crianças e adolescentes, que embora fossem inteligentes, apresentavam maus resultados escolares. tal definição está inserida no que, hoje, chamamos de “psicopedagogia”. (bossa, 1994).

  • ainda, na frança, no final dos anos 60, a forma de diagnosticar a criança com um caráter clínico passou a ser questionado por educadores da época, uma vez que as crianças eram rotuladas e não havia preocupação com o contexto sócio-educacional do sujeito. a partir do ano de 1967 a psicopedagogia ganhou novos rumos. deixou-se de rotular, medir, testar os alunos sem, primeiramente, conhecer o contexto no qual o mesmo estava inserido.


  • a psicopedagogia surgiu a partir da necessidade de atender crianças com dificuldades de aprendizagem, na fronteira entre a pedagogia e a psicologia. busca a compreensão do fenômeno da aprendizagem e seus problemas, levando em conta as contribuições de outras áreas como a sociologia, a fonodiologia, a psicologia, a antropologia, a lingüística e a epistemologia.

  • a princípio o trabalho psicopedagógico avaliava o processo de aprendizagem em função de suas deficiências, dando ênfase na reeducação. seu objeto de estudo era o sujeito que não aprendia. posteriormente, a psicopedagogia adotou a noção de não - aprender de outra forma passou a considerar que a não aprendizagem possui diversos significados. essa nova fase possui seu fundamento, principalmente, na psicanálise e na psicologia genética. o sujeito passa a ser visto enquanto singular e parte de um grupo.

  • atualmente, segundo bossa (1994), a psicopedagogia vê a aprendizagem enquanto um processo que possui disposições afetivas e intelectuais que influenciam e são influenciadas pelas condições sócio-culturais do sujeito.

  • na literatura francesa, encontram-se vários autores que contribuíram para a formação do termo psicopedagogia. podemos citar, dentre eles: jaques lacan, françoise dotto, maud mannoni, janine mery, julían de ajuriaguerra, pierre vayer, michel lobrot, rené diatkine, maurice debesse e outros. (bossa, 1994, p. 28).
    foi a partir das influências desses autores que a psicopedagogia chegou à argentina, onde segundo a autora alícia fernandez, foi buenos aires que ofereceu uma faculdade de psicopedagogia, que exerce um espaço significativo no âmbito da educação e da saúde.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Fundamentos da Psicopedagogia
  • Aspectos históricos
  • Psicopedagogia no Brasil
  • Formação do psicopedagogo
  • Objeto de estudo da psicopedagogia
  • Campo de atuação
  • Dimensões do trabalho psicopedagógico
  • Código de ética da psicopedagogia