Curso Online de Jogos Cooperativos no Âmbito Escolar

Curso Online de Jogos Cooperativos no Âmbito Escolar

Curso sobre jogos cooperativos no âmbito escolar, desde a educação infantil até o ensino médio.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 35,00
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso sobre jogos cooperativos no âmbito escolar, desde a educação infantil até o ensino médio.

graduado em licenciatura em educação fisica (FAFOPST); Pós-graduado em Psicopedagogia institucional e clinica (ISEF); Pós-graduado em Educação Física Escolar (FIP); Prof. na Prefeitura de Floresta-PE; Prof. na Prefeitura de Ibimirim.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • JOGOS COOPERATIVOS NO AMBITO ESCOLAR

    JOGOS COOPERATIVOS NO AMBITO ESCOLAR

  • EPDEMOLOGIA DOS JOGOS
     
    A palavra jogo origina-se do vocábulo latino Ludus que significa diversão, brincadeira. O jogo sempre esteve presente na vida das pessoas desde a antiguidade até os dias atuais, sendo inegável que o jogo é de fundamental importância na infância. É no ato de jogar que a criança tem a oportunidade de se desenvolver a cooperação e a socializar-se melhor com os outros indivíduos.

  • Os Jogos Cooperativos, não são novidades, segundo Orlick (apud Teixeira 20_ _?] p.1) "começaram a milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida".
    Os jogos são atividades privilegiadas, pois, são um dos meios onde podem ser desenvolvidos os aspectos sociais, afetivos e motores, transformando estas crianças em seres mais sociáveis.

  • Os jogos são divididos em duas classes: Os jogos cooperativos e jogos competitivos. Os jogos cooperativos são os jogos que tem por objetivos desenvolver a cooperação, a socialização, a afetividade, a cognição, a motricidade, o social e etc. Já os jogos competitivos são jogos que aflora mais a competição, nesses jogos o individuo pensa somente na vitória.

  • Cooperação: é um processo onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados são benéficos para todos.

    Competição: é um processo onde os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são individualistas e somente alguns se beneficiam dos resultados. (BROTTO, 1999 apud SOLER 2006, p.43)

  • Com isso podemos afirmar que os jogos cooperativos são de suma importância na formação do individuo, para que o mesmo possa a se tornar um ser mais sociável.
    Contudo não podemos deixar os jogos competitivos de lado, porque sabemos que até mesmo antes de nascer, o ser uma já trava uma batalha, ou seja, milhões de embriões correm para poder fecundar um ovulo da mulher, onde só um conseguirá entrar, e durante toda a vida o individuo competirá contra outros indivíduos para entrar na universidade, para se inserir-se no mercado de trabalho, subir de cargo na empresa em que trabalha e etc.

  • Mais os jogos cooperativos sobre saem dos jogos competitivos, por terem praticamente custo zero no que diz respeito ao preço do material didático a serem utilizados nestas aulas, ou até mesmo adaptar estes matérias como transformar garrafas pet em cones, fazer bolas de pano ou de papel, utilizar tampas de garrafas pet, entre vários outros tipos de materiais que podem ser utilizados nestas aulas.
    Além de ter um custo mais barato do que os jogos competitivos os jogos cooperativos trabalham o corpo de forma gradativa, diferentemente dos jogos competitivos, que muitas vezes extrapolam os limites físicos de alguns alunos com menos aptidão física.



  • Por tanto, os jogos cooperativos são excelentes formadores dos indivíduos no que diz respeito a socialização, cooperação e inclusão dos mesmos na sociedade capitalista em que vivemos, demonstrando que a cooperação é um instrumento fundamental para tornarmos o mundo mais amigável.

  • O que são os jogos cooperativos?

    Os jogos cooperativos são de fundamental importância nos dias atuais, pois, tem em seu âmago a cooperação, ou seja, são jogos que requerem o trabalho de equipe e proporcionam aos seus praticantes experiências que não viveriam ao praticarem outros tipos de atividades.

  • Brotto (1999 apud SOLER 2009, p.45) “define cooperação como um processo de interação social, onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos”.

    Os jogos cooperativos têm essa característica do processo de interação social, pois, através dele, indivíduos passam a serem aceitos dentro das sociedades onde, de certa forma, eram excluídos, as vezes por estarem a cima do peso, por serem de etnias diferentes e outros motivos.

  • São jogos que proporcionam a aproximação das pessoas, pois, sua ação cooperativa faz com que haja uma maior interação entre os indivíduos, proporcionando assim uma ajuda mutua em busca de um objetivo comum.
    Para Soller (2009) os Jogos Cooperativos são jogos que facilitam a aproximação e a aceitação, e onde a ajuda entre membros da equipe torna-se essencial para se alcançar o objetivo final.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 35,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • JOGOS COOPERATIVOS NO AMBITO ESCOLAR