Curso Online de ARBITRAGEM - FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL

Curso Online de ARBITRAGEM - FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL

Curso destinado a formar árbitros de futebol para atuarem em partidas de categorias de base e amador adulto. Atualizado

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso destinado a formar árbitros de futebol para atuarem em partidas de categorias de base e amador adulto. Atualizado

Licenciatura Plena em Educação Física Especialista em Atividade Física e Saúde Mestre em Educação Mestre em Políticas Públicas Árbitro de Futebol Profissional



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Introdução

    Este curso visa formar árbitros de futebol capacitados para atuar em partidas de futebol de categorias de base e futebol amador adulto. Ao término do curso você será capaz de atuar em uma partida como árbitro, árbitro assistente ou ainda, como quarto árbitro.

    Os sentenças em azul, são explicações da regra, e as em preto são o próprio texto da regra, tal qual você encontra no livro de regras fornecido pela FIFA.

    O árbitro precisa ficar constantemente se atualizando e estudando, além disso, também é muito importante ter um bom posicionamento e um bom preparo físico, pois para se arbitrar bem uma partida, o árbitro necessita estar bem preparado cognitiva, psicológica e fisicamente.

    Bons estudos!

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    Superfície do campo

    O campo de jogo deve ser de superfície totalmente natural ou, se o regulamento da competição permitir, de superfície totalmente artificial (grama sintética).

    Não pode haver uma parte do campo com grama natural e outra com grama artificial. Porém em campos com grama natural, as linhas demarcatórias podem ser de grama artificial, desde que não constituam perigo aos atletas.

    A cor das superfícies artificiais (grama sintética) deve ser verde.

    Quando se utilizem superfícies artificiais em jogos de competição entre equipes representativas de federações nacionais de futebol filiadas na FIFA, ou em jogos internacionais de competições de clubes, a superfície deve cumprir os requisitos do Programa de qualidade da FIFA para gramas artificiais ou do International Match Standard, salvo se a IFAB conceder uma autorização especial. Para jogos oficiais a grama sintética tem que atender aos padrões FIFA.

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    Dimensões
    O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta.
    Comprimento: mínimo 90 m
    máximo 120 m
    Largura: mínima 45 m
    máxima 90 m
     

    Partidas Internacionais
    Comprimento: mínimo 100 m
    máximo 110 m
    Largura: mínima 64 m
    máxima 75 m

    Em geral, os campos já são feitos nas medidas internacionais, porque todas as partidas oficiais (das ligas, federações e confederações) têm que ser feitas em campos com as medidas internacionais.

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    Marcação do campo de jogo
    O campo de jogo será marcado com linhas. Em campos com grama natural, as linhas demarcatórias podem ser de grama artificial, desde que não constituam perigo.

    As ditas linhas pertencem às áreas que demarcam. (Isso significa que uma falta em cima da linha da área penal (grande área) é pênalti).

    As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta (para a arbitragem não existe linha de fundo, seu nome é linha de meta).

    Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo. A linha de meta deve ter a mesma largura dos postes das metas e dos travessões.
    O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha média.
    O centro do campo estará marcado com um ponto na metade da linha média, ao redor do qual se traçara um círculo com um raio de 9,15m (círculo central).

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    A área de meta

    A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
    Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5m desde a parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta.

    A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área de meta. (a área de meta também é conhecida como pequena área, mas o árbitro deve sempre usar o termo área de meta).

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    A área penal

    A área penal (também é conhecida como grande área, mas o árbitro deve sempre usar o termo área penal), situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
    Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior de cada poste de meta.

    Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
    Em cada área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distancia do ponto médio da linha entre os postes e equidistantes dos mesmos (local que coloca a bola para cobrar o penalty).

    No exterior de cada área penal se traçara, também, um semicírculo com um raio de 9,15m desde cada ponto penal (meia lua que fica na frente da área).

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    Bandeiras de cantoEm cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5 m de altura.(a bandeira de canto é obrigatória, porém em jogos de categoria amadora e de base, se não tiver bandeira podemos fazer o jogo da mesma forma). Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha média, a uma distância mínima de 1 m do exterior da linha lateral. (essa bandeira que pode ser colocada para delimitar a metade do campo não é obrigatória, e também é muito pouco usada)

    A área de tiro de canto (local que se coloca a bola para se cobrar o escanteio)Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo. A bola pode ser colocada em qualquer local dessa área, seja no centro dela, em cima da linha lateral, em cima da linha de meta ou em cima da linha circular que delimita essa área.

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    As metas (também conhecidas como gols)
    As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta. Consistirão em dois postes verticais, equidistantes das bandeirinhas de canto e unidas na parte superior por uma barra horizontal (travessão). A distância entre os postes será de 7,32 m. A distância da borda inferior do travessão até o solo será de 2,44 m.Os postes e travessão terão a mesma largura e espessura, como máximo de 12cm. As linhas de metas terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão. Serão colocadas redes fixadas nas metas e no solo atrás da meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro. Uma partida não poderá ser iniciada sem que haja redes nas metas, ou seja, nos gols. Os postes e os travessões deverão ser de cor branca. Como este curso visa formar árbitros para atuar em partidas amadoras e de categorias de base, nada impede de você fazer o jogo se as traves forem coloridas.

    Segurança
    As metas (gols) deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente em caso de que se cumpra esta exigência.

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    A Área Técnica

    A área técnica se refere particularmente às partidas disputadas em estádios que contem com uma área especial para o pessoal técnico e substitutos, tal como se pode ver na próxima ilustração.

    As áreas técnicas podem diferir de um estádio para outro, por exemplo, em tamanho ou localização. As seguintes notas servirão de norma geral:

    a área técnica se estende a 1 m de cada lado do banco e até adiante a distância de 1 m da linha lateral;

    recomenda-se utilizar marcações para delimitar essa área;

    o número de pessoas autorizadas a estar na área técnica estará determinado pelo regulamento da competição; (no regulamento vem estipulado quem são as pessoas que podem permanecer na área técnica, somente essas pessoas previstas no regulamento podem permanecer, não interessa se é presidente do time, prefeito ou o papa, se não tiver no regulamento não pode ficar no banco)

  • REGRA 1 O Campo de Jogo

    em conformidade com o regulamento da competição, deverão ser identificados os ocupantes da área técnica antes do início da partida;

    somente uma pessoa de cada vez estará autorizada a dar instruções técnicas e depois de fazê-lo deverá regressar imediatamente ao seu lugar no banco de reservas;

    treinador e os demais funcionários oficiais deverão permanecer dentro dos limites da área técnica, salvo em circunstâncias especiais, por exemplo, se um massagista ou um médico devem entrar no terreno do jogo, com a permissão do árbitro, para atender a um jogador lesionado;

    treinador e os demais ocupantes da área técnica deverão comportar-se de uma maneira correta.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • REGRA 1 O Campo de Jogo
  • REGRA 2 A Bola
  • REGRA 3 O Número de Jogadores
  • REGRA 4 O Equipamento dos Jogadores
  • REGRA 5 O Árbitro
  • REGRA 6 Os Outros Oficiais de Arbitragem
  • Os Árbitros Assistentes de Campo
  • O Quarto Árbitro
  • O Árbitro Assistente de Vídeo
  • REGRA 7 A Duração da Partida
  • REGRA 8 O Início e o Reinício
  • REGRA 8 O início e o Reinício
  • REGRA 9 Bola em Jogo e Fora de Jogo
  • REGRA 10 Determinação do Resultado do Jogo
  • REGRA 11 O Impedimento
  • REGRA 12 Faltas e Incorreções
  • REGRA 13 Os Tiros Livres
  • REGRA 14 O Tiro Penal
  • Tiros do Ponto Penal
  • REGRA 15 O Arremesso Lateral
  • REGRA 16 O Tiro de Meta
  • REGRA 17 Tiro de Canto
  • Posicionamento do Árbitro
  • Sinais do Árbitro
  • Linguagem Corporal e Verbal
  • Uso do apito
  • Sinais dos Árbitros Assistentes
  • Posicionamento dos Assistentes
  • Postura
  • Referências Bibliográficas