Curso Online de Massoterapia Introdução a Massagem Relaxante
4 estrelas 21 alunos avaliaram

Curso Online de Massoterapia Introdução a Massagem Relaxante

A massagem relaxante é uma técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento. O princip...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas

De: R$ 90,00 Por: R$ 59,90
(Pagamento único)

Mais de 900 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A massagem relaxante é uma técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento. O principal deles é a ocitocina, que diminui o estresse, combate o medo e melhora relacionamentos. A massagem relaxante também abaixa a pressão sanguínea, melhora a sistema digestivo e aumenta a tolerância à dor. Esta técnica é uma ótima alternativa para pessoas que passam por dificuldades ou se sentem angustiadas. É muito indicada para quem tem problemas de insônia ou acorda com sensação de cansaço. Quem tem dias corridos nas grandes cidades costuma sentir melhor os efeitos da massagem relaxante. Ela acalma a mente das pessoas. Todos os sistemas do corpo reagem positivamente à técnica. O coração bate mais calmo, a respiração melhora e fica mais profunda, a pressão sanguínea normaliza e o intestino funciona melhor. A massagem relaxante faz a pessoa ter bem estar, mais vigor e vontade. É altamente terapêutica, ajuda na reflexão e acalma antes de alguma atividade que dá medo, como uma prova ou discurso em público. Mantém os efeitos bons pelo resto do dia ou por mais tempo. A massagem relaxante tem um efeito calmante no sistema nervoso.

Graduada no curso superior de estética e cosmetologia:Universidade Iguaçu - Unig do Rio de Janeiro pós graduação em Docência do ensino superior. Atua na área de estética facial,corporal,terapia capilar,drenagem no pré e pós operatório,eletroterapia aplicada a estética, depilação, maquiagem definitiva, formação profissional em cabeleireira pelo curso HT. Formação profissional em colorimetria/coloração e mechas pelo instituto EMBELLEZE


"adorei queria fazer mas cursos sobre essa área ..."

- Solange Ferreira Da Silva Queiroz

"Gostei muito do curso, aprimorei algumas coisas que já conhecia, pois estar-mos em constante reciclagem profissional é muito importante. Recomendo a outras pessoas pois é bem interessante o contexto do curso, obrigada."

- Viviane Riffel

- Lisiane Resner Anchieta Neuhaus

- Marcia Muller Do Olival

"PARTICULARMENTE EU GOSTEI MUITO."

- Verônica Lacerda

"O CURSO TEM BASTANTE CONTEÚDO ME AJUDOU EM MEUS ESTUDOS SÓ TENHO QUE GRADECER..."

- Márcia Regina De Souza Santos Manganoti

"Esse curso me ajudou muito. Sou estudante de Fisioterapia e faço massagem tambem e com esse curso tirei todas as minhas duvidas e aprendi muito ..."

- Francine Vitale

- Mônica Barcellos Dos Santos

- Carlison Caregnato

"GOSTEI POIS O CURSO É BEM EXPLICATIVO PRA MIM QUE ATUO NA AREA DE MASSOTERAPIA É UM BOM COMPLEMENTO AO MEUS ESTUDOS E PRETENDO CONTINUAR COM OS CURSOS DO BUZZERO."

- Rosemar Aparecida Chiarello Orso

"Muito Bom"

- Maria Luiza Soares

"BOM MAS DEVERIA TER MAIS FOTOGRAFIAS DOS MOVIMENTOS MAS EM QUESTAO DE CONTEUDO NOTA 10!!!"

- Adriana Ribeiro

- Vania Elizabete Braga Ferreira Fonseca

"Poderia haver mais figuras para melhor entendimento de alguns tópicos."

- Genecy Mendes Filho

"Como eu ja tinha algum conhecimento,...não vi nada de novo do que eu ja sabia, para quem nunca fez nada é muito bom!!"

- Sueli Olívêira

- Ana Maria Ribeiro Pedroso

- Edson Galhardo De Almeida

"O Curso tem um bom conteúdo, bastante conhecimento sobre a história e a origem da massagem, só gostaria que hovesse mais dicas sobre manobras executadas, assim seria muito mais completo, ainda que o custo fosse maior..."

- Andrea Vanessa Wankler

"Encontrei algumas dificuldades em algumas palavras citadas no texto, como alguns termos ciêntificos (que poderiam ser traduzidas ou especificadas para maior compreenção). e dificuldades também nas posições descritas (se tivessem figuras e desenhos facilitaria bastante o entendimento). No demais esta regular..."

- Karine Ramos Neves

"não gostei. O curso é muito fraco, quase nao tem foto e a explicação não é simples, fala muito dos benefícios e pouco da técnica. Se fosse pra saber dos beneficios eu acessava qualquer site e lia, eu paguei interessada em aprender como se fazer a massagem e nao para saber o que ela causava."

- Greziela Pereira Custodio

"pela introdução que se passa do curso nao obtive grandes informações."

- Joelma Lucia De Oliveira Mota Silva

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • massoterapia
    introdução á
    massagem
    relaxante

  • 1° modulo

  • A massagem

    a massagem

    a massagem consiste em um conjunto de manipulações, de movimentos leves ou com maior pressão, de acordo com a necessidade e objetivo desejado. ela é utilizada para fins de prevenção e restauração do estado físico ou melhoramento estético, utilizada também em atletas antes e após a competição. pode ser corporal e facial. a
    massagem deve ser realizada com cuidados, respeitando estruturas como a pele, vasos arteriais, venosos e linfáticos, e não deve provocar hematomas ou dor.

  • As manipulações de massagem

    as manipulações de massagem

    movimentam e ativam sistema muscular, nervoso e circulatório. estimulam uma melhor nutrição dos tecidos e eliminação de toxinas, levando ao paciente um estado de bem estar e relaxamento.

  • A massagem relaxante

    a massagem relaxante

    é uma terapia que tem sido bastante evidenciada como um artifício para o resgate do equilíbrio físico e psicológico.
    através do toque suave a harmonioso do terapeuta, ela promove o auto-conhecimento do paciente, resgatando sua auto-estima e auto-cuidado.
    é um momento de amplo relaxamento, alivia tensões físicas ocasionadas por má postura, sedentarismo e tensões do dia a dia.
    durante a sessão o terapeuta induz o paciente ao silêncio, atenção ao seu próprio corpo e juntamente com o acompanhamento de música suave, ambiente tranqüilo e confortável o paciente terá um momento de profunda calma e descontração.

  • I) Histórico da Massoterapia

    i) histórico da massoterapia

    a massagem no oriente já era conhecida antes de surgir a escrita, por seu valioso recurso natural e como meio de conservar a beleza e a saúde do corpo, mesmo sem os conhecimentos de anatomia e fisiologia humanos.
    hipócrates, 460 a 370 a.c, pai da medicina na grécia antiga, já indicava a massagem como recurso terapêutico quando bem aplicada. abandonada por séculos, por tabus religiosos e perseguições, em 1510, ambroise parré foi o primeiro médico a escrever sobre massagem. desde então a massagem voltou a ser usada, nos séculos xvi à xix.
    no século xix, surge o pai da ginástica sueca, peter h. ling, que a utilizou no desporto, no instituto de ginástica de estocolmo, e observou seu valor como terapia de apoio. a partir de então a massagem foi difundida amplamente.

  • II) Tipos de Massagem

    ii) tipos de massagem

    massagem oriental: tuiná, shiatsu, do-in, shantala, ayurvédica, etc.
    massagem ocidental: dividida em quatro grupos:
    1) relaxante: massagem geral visa bem estar e relaxamente físico e psicológico.
    2) terapêutica: massagem específica para tratamento de transtornos músculos esqueléticos, circulatórios, etc. (requer prescrição médica).
    3) desportiva: aplicada à atletas e desportistas, tem efeitos estimulantes (antes da competição), calmantes e desintoxicantes (após a competição).
    4) estética: tem finalidades higiênicas, relaxantes e preventivas. trata de manter a saúde e embelezamento das formas corporais.

  • III) Requisitos para Massoterapia

    iii) requisitos para massoterapia

    autopreparação
    o profissional deve começar a preparação de si mesmo bem antes do contato com o modelo/paciente. atenção com a aparência pessoal, higiene e manicure são importantes. como o contato irá ocorrer inevitavelmente,
    o profissional deve usar roupa protetora que é lavada facilmente e que permite liberdade de movimento enquanto mantém a decência.
    cabelos longos devem ser presos para que não entrem em contato com o indivíduo e, da mesma maneira, colares ou outros adereços que possam balançar devem ser retirados assim como o relógio de pulso.

  • anéis devem ser tirados já que podem causar desconforto para o profissional quando realizar algumas manipulações e para o modelo/paciente durante a maioria das manipulações. alianças estreitas podem ser uma exceção a essa regra – desde que não cause desconforto a ninguém. mãos bem-cuidadas e macias com unhas curtas e limpas são essenciais.

  • A limpeza

    a limpeza

    é importante, portanto lave as mãos antes e depois de cada tratamento. mantenha as mãos quentes sempre usando água quente para lavá-las, e manter as mãos cobertas quando estiver na rua no frio também ajuda. a amplitude de movimento de todas as articulações do antebraço e mãos deve ser completa. se você tem mãos rígidas, faça uma série de exercícios de alongamento visando aumentar sua amplitude de movimento.

  • movimento mais importantes são:

    movimento mais importantes são:

    completa abdução/extensão do polegar para dar uma garra ampla – um palmo.
    flexão e extensão dos punhos
    pronação e supinação completas das articulações rádio-ulnares.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 59,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • A massagem
  • As manipulações de massagem
  • A massagem relaxante
  • I) Histórico da Massoterapia
  • II) Tipos de Massagem
  • III) Requisitos para Massoterapia
  • A limpeza
  • movimento mais importantes são:
  • Relaxamento
  • O Ambiente
  • Palpação e Desenvolvimento da Percepção Sensorial
  • Exame de Segmento
  • Preparação do paciente/modelo
  • As posições mais comuns para tratamentos por massagem:
  • 1. Paciente em Decúbito Dorsal
  • Decúbito Dorsal
  • 2. Paciente em Decúbito Ventral
  • Decúbito ventral
  • IV) Contra- Indicações da Massoterapia
  • Cuidados da Massagem na Gravidez
  • V) Efeitos Mecânicos e Fisiológicos da Massoterapia
  • Efeitos Mecânicos da Massagem
  • Efeitos Fisiológicos da Massagem
  • 2. Efeitos no Sangue
  • 3. Efeitos no Metabolismo e Processo de Cura
  • 4. Efeitos no Tecido Muscular a. Músculos Normais:
  • a. Músculos Normais:
  • b. Condições patológicas de um Músculo:
  • c. Músculo Lesionado:
  • O grupo controle apresentou:
  • Verificou-se no grupo massageado:
  • d. Músculo Desenervado:
  • Efeitos principais da massagem no tecido muscular podem ser resumidos:
  • 5. Efeitos nos Ossos e Articulações
  • 6. Efeitos no Sistema Nervoso
  • 7. Efeitos na Dor
  • A fricção da pele
  • Os efeitos
  • O relaxamento muscular
  • 8. Vísceras
  • Durante suas pesquisas Mennel
  • A massagem cardíaca
  • 9. Secreções Pulmonares
  • 10. Efeitos na Pele
  • Alguns autores afirmam
  • A massagem possui grande eficiência
  • Rosenthal afirmava
  • 11. Efeitos no Tecido Adiposo
  • 12. Efeitos Psicológicos
  • Muitos efeitos fisiológicos da massagem, anteriormente citados, podem, também, apresentar efeitos psicológicos significativos.
  • 2. Alívio da Ansiedade e da Tensão
  • 3. Estimulação da Atividade Física:
  • 4. Alívio na Dor:
  • 5. Estímulo Sexual:
  • 6. Sensação Geral de Bem-estar
  • 7. Fé Generalizada na Deposição das Mãos:
  • VI) Introdução à Prática da Massagem
  • VII) Velocidade, Ritmo e Pressão das Manobras de Massagem
  • A pressão, velocidade e ritmo das manobras devem
  • A pressão e a velocidade
  • VIII) Manobras de Massagem Relaxante
  • Efeitos do Deslizamento Superficial e Profundo:
  • Quando realizado de forma rápida e suave
  • Usos terapêuticos do Deslizamento:
  • 2- Amassamento
  • Efeitos do Amassamento
  • amassamento vigoroso
  • Nos músculos
  • Na pele e nos tecidos subcutâneos
  • Contra-Indicações do Amassamento
  • 3) Fricções
  • A pressão profunda e contínua
  • A vasodilatação local
  • Contra-indicações da Fricção
  • 4) Vibração
  • Contra-Indicações
  • IX) Massagem Relaxante Facial
  • Seqüência de massagem relaxante na face:
  • Aromaterapia, cromoterapia