Curso Online de Curso Básico de Programação Java

Curso Online de Curso Básico de Programação Java

Básico sobre a linguagem java

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Básico sobre a linguagem java

Superior em Ciências Contábeis em andamento, capacitações em Mercado de Capitais, organização de finanças, investimentos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso Básico de Programação Java

    Curso Básico de Programação Java

    Olá pessoal meu nome é Alfredo,estou aqui para dar o melhor de mim sobre o básico da programação JAVA...caso tenham qualquer dúvida,entrem em contato com meu msn alfredomariano7@hotmail.com estou disposto a esclarecer todas as dúvidas...Não sou muito de imagens e ‘’frescuras’’,mas vamos em frente ..

  • História Rápida da Linguagem

    História Rápida da Linguagem

    Em 1991, um grupo de engenheiros da Sun Microsystems foi encarregado de criar uma nova linguagem que pudesse ser utilizada em pequenos equipamentos como controles de TV, telefones, fornos, geladeiras, etc. Essa linguagem deveria dar a esses aparelhos a capacidade de se comunicar entre si, para que a casa se comportasse como uma federação. Deveria ainda ser capaz de gerar códigos muito pequenos, que pudessem ser executados em vários aparelhos diferentes como nossos celulares entre outros , e praticamente infalível.

  • Os engenheiros escolheram o C++ como ponto de partida. Orientada a objetos, muito poderosa e gerando pequenos programas, parecia a escolha correta. Para solucionar o problema da execução em várias arquiteturas, eles utilizaram o conceito da máquina virtual, onde cada fabricante iria suportar algumas funções básicas que os programas utilizariam.
    Até hoje a linguagem resultante deste projeto não é utilizada em aparelhos eletrodomésticos. Ao invés disso, o Java se tornou um das linguagens de programação mais utilizadas no planeta.

  • Agora pergunto a vocês...por que usar o Java,quais as vantagens dessa linguagem?

    Agora pergunto a vocês...por que usar o Java,quais as vantagens dessa linguagem?

    Simples...Na maioria das linguagens de programação, você precisa compilar ou interpretar um programa para que ele seja executado em seu computador. A linguagem Java é diferente, pois seus programas são compilados E interpretados. Com o compilador, você inicialmente transforma seu programa em uma linguagem intermediária, chamada bytecode. Esse código é independente de plataforma, e é mais tarde interpretado por um interpretador Java. A compilação acontece apenas uma vez; a interpretação acontece todas as vezes que seu programa é executado.
    A figura abaixo mostra como isso acontece.

  • Você deve pensar nos bytecodes como instruções de máquina para a Java Virtual Machine (ou JVM). Todos os produtos que conseguem executar programas em Java (como um browser que executa applet’s) possuem uma cópia da JVM.
    Bytecodes Java tornam possível a tecnologia “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”. Você pode compilar seu programa Java em qualquer plataforma que possua um compilador. Os bytecodes gerados podem ser interpretados em qualquer plataforma que possua uma JVM. Veja na figura abaixo:

  • A Plataforma JAVA

    A Plataforma JAVA

    Por plataforma, entendemos o conjunto de hardware e software no qual um programa executa. Alguns exemplos de plataformas muito usadas são o Windows, o Linux, o MacOS. A plataforma Java é diferente, pois não envolve hardware; ela utiliza a plataforma de hardware das outras.
    A plataforma Java tem dois componentes:
    . Java Virtual Machine (Java VM ou JVM) · Java Application Programming Interface (Java API)
    A API Java é uma coleção de componentes de software prontos, que incluem desde estruturas para manipulação de arquivos até a construção de aplicativos gráficos. A API é organizada como um grupo de bibliotecas com classes e interfaces; essas bibliotecas são chamadas de pacotes.
    A figura abaixo mostra o esquema de funcionamento da plataforma Java:

  • Erros Comuns de Conceito Sobre Java

    Galerinha olhem só muita gente pensa muita coisa sobre Java, e muita coisa errada. A seguir listei algumas ideias erradas mais comuns.

    Java é uma linguagem fácil de aprender.
    Nenhuma linguagem poderosa como o Java é fácil de aprender. É sempre fácil escrever programas do tipo “Alo Mundo”. Aprender a lidar com if, while e tipos do Java é uma tarefa simples; a parte complexa vem da orientação a objetos e das classes presentes na linguagem. Temos mais de 1.500 classes e interfaces diferentes. A descrição de cada uma cabe em um livro de 600 páginas.

    O ambiente Java facilita a programação.
    Você vai aprender Java usando o notepad e o prompt do DOS. Não é o melhor ambiente do mundo, especialmente se comparado às linguagens visuais que temos hoje, como o Visual Basic. Em um ambiente de alta produtividade, o uso do Java deve ser muito racional, levando em conta as dificuldades da codificação.

    Javascript é uma versão simplificada do Java.
    Javascript é uma linguagem utilizada em navegadores. Ela foi inventada pela Netscape, e sua sintaxe é semelhante à da linguagem Java. Com exceção do nome, as semelhanças terminam aí.

  • Instalando o Ambiente

    Instalando o Ambiente

    Para o desenvolvimento de aplicativos utilizando o Java, é necessário a instalação do compilador Java, das API’s e da JVM. A instalação do ambiente segue o mesmo esquema da instalação de qualquer produto para Windows.
    Devemos fazer o download da versão mais apropriada via ftp ou http e executar o arquivo, para que o produto se instale.
    As versões para Windows, Linux e Solaris pode ser obtido em:
    http://java.sun.com
    http://www.java.com/pt_BR/download/

  • Meu Primeiro JAVA

    Meu Primeiro JAVA

    Como a maioria das linguagens de programação, o fonte de seu programa em Java deve ser criado a partir de um editor de texto que gere arquivos em formato ASCII. É possível utilizar editores como o Word e o Wordpad, mas o texto deve ser salvo sem formatação. O editor ideal é o notepad.
    O programa fonte em Java deve ser salvo obrigatoriamente com a extensão .java. Salve no notepad o arquivo utilizando aspas duplas, assim:
    “AloMundo.java”
    Vamos então criar uma pasta chamada CURSO (md curso) para que possamos organizar os programas e exercícios que faremos.
    Execute o Notepad agora, e vamos digitar nosso primeiro programa em Java. Copie as linhas abaixo:
    class AloMundo { public static void main(String args[]) { System.out.println(“Alo Mundo !”);  } }

  • Não se preocupe em entender o código; é apenas um exemplo, e explicaremos esses comandos mais tarde. Salve o arquivo como AloMundo.java (letras maiúsculas e minúsculas são importantes). A seguir, vamos compilar o programa. A compilação irá gerar os bytecodes. Do prompt do DOS, execute:
    javac AloMundo.java
    Se não houver erro, depois de alguns segundos você deve ter acesso ao prompt novamente. Para executar o programa,
    java AloMundo
    Você deve ter recebido como resposta a frase “Alo Mundo !”. Isso significa que tudo está certo com seu ambiente e você acabou de criar seu primeiro programa em Java.

  • Exercícios

    Exercícios

    –Altere o programa AloMundo para que ele imprima seu nome completo. –Altere o programa AloMundo e faça com que ele imprima seu nome em duas linhas separadas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Curso Básico de Programação Java
  • História Rápida da Linguagem
  • Agora pergunto a vocês...por que usar o Java,quais as vantagens dessa linguagem?
  • A Plataforma JAVA
  • Instalando o Ambiente
  • Meu Primeiro JAVA
  • Exercícios
  • Objetos
  • Classes,Atributos e Métodos.
  • Construção de Programas em Java
  • Métodos Construtores e Overloading
  • Utilização das API’s
  • Conceito de Pacote
  • Tipos de Métodos: Públicos, Privados e Protegidos
  • Composição e Herança
  • Métodos Estáticos
  • Apêndice A – Programação Fundamental
  • Apêndice B - Objetivos do Desenho da Linguagem Java
  • Apêndice C – Dicas para a Construção de Classes
  • Apêndice D – Erros Mais Comuns e Suas Soluções