Curso Online de Conceitos de informatica

Curso Online de Conceitos de informatica

Como afirma Moran, Estamos caminhando para uma aproximação sem precedentes entre os cursos presenciais (cada vez mais semipresenciais) e...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Como afirma Moran, Estamos caminhando para uma aproximação sem precedentes entre os cursos presenciais (cada vez mais semipresenciais) e os a distância. Os presenciais terão disciplinas parcialmente a distância e outras totalmente a distância. [...] Teremos inúmeras possibilidades de aprendizagem que combinarão o melhor do presencial (quando possível) com as facilidades do virtual. Em poucos anos dificilmente teremos um curso totalmente presencial (MORAN, 2005: pp.19-20).

aluno do curso de licenciatura em informática pelo cefet-ma,ensino médio completo,curso de informática básica completo,curso de inglês em andamento pelo projeto olá turista.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Tics básicas

    Tics básicas

    Professor Danielson Santos da silva

  • Correio eletrônico

  • O correio eletrônico ( e-mail ) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar.

  • “o real assemelha-se ao possível; em troca, o atual em nada se assemelha ao virtual: responde-lhe” (LÉVY, 2007, p. 17).

  • Ele tem várias vantagens sobre outros meios de comunicação: alcança o destinatário em qualquer lugar em que estiver, é mais rápido, não depende de linhas que podem estar ocupadas (como o fax) nem de idas ao correio e é incrivelmente mais barato que o telefone (se levarmos em conta uma comunicação interurbana). Além disso, não se está limitado a mandar apenas cartas por correio eletrônico, pode-se enviar programas, arquivos e imagens.

  • Um endereço de correio eletrônico obedece a seguinte estrutura: à esquerda do símbolo @ (arroba) fica o nome ou apelido do usuário. À direita, ficam os nomes da empresa ou organização que fornece o acesso, o tipo de instituição e finalmente o país. Por exemplo:
    profjmarcelo@bol.com.br

  • Onde: profjmarcelo é o nome do usuário bol (Brasil Online) é a empresa que oferece o serviço, .com é o tipo de empresa, ou seja, comercial (igual ao endereço www) e .br é o país onde se encontra o servidor da empresa (igual ao endereço www).
    Os tipos de instituição que podemos encontrar são (esta relação também pode ser utilizada para os endereços da www):
     mil – militar
     org. - organização não lucrativa
     com – comercial

  • Já as siglas de países mais comuns na rede são (esta relação também pode ser utilizada para os endereços da www):
     .de - Alemanha
     .ar - Argentina
     .br - Brasil
     .ca - Canadá
     .cl _ Chile
     .cn - China
     .es - Espanha
     .us - Estados Unidos
     .ru - Federação Russa
     .fr - França
     .it - Itália
     .jp - Japão
     .pt - Portugal

  • Nos Estados Unidos não é usada a sigla que identifica o país. Assim, se um endereço não tem sigla de país, já sabemos que é dos EUA (embora haja algumas exceções).

    Nos Estados Unidos não é usada a sigla que identifica o país. Assim, se um endereço não tem sigla de país, já sabemos que é dos EUA (embora haja algumas exceções).

  • Qualquer mensagem enviada pode chegar à caixa de correio electrónico de alguém em qualquer parte do mundo e de forma quase instantânea. Assim, o «E - mail», acrónimo em inglês de «electronic mail» e que em português é comumente denominado de «correio electrónico», assume- se como uma forma mais rápida de comunicação de conteúdos escritos que o correio convencional possibilitando, por exemplo, que duas ou mais pessoas possam trocar mensagens escritas em questão de segundos.

    Qualquer mensagem enviada pode chegar à caixa de correio electrónico de alguém em qualquer parte do mundo e de forma quase instantânea. Assim, o «E - mail», acrónimo em inglês de «electronic mail» e que em português é comumente denominado de «correio electrónico», assume- se como uma forma mais rápida de comunicação de conteúdos escritos que o correio convencional possibilitando, por exemplo, que duas ou mais pessoas possam trocar mensagens escritas em questão de segundos.

  • Qualquer mensagem de E - mail sem conteúdos em anexos, é muito semelhante a uma carta convencional. Se introduzir conteúdos, pode ser um texto ou outro documento em anexo e o cabeçalho da mensagem é também semelhante ao do envelope pois, é nos espaços destinados a esse efeito, que se escreve o remetente e o destinatário. Como também acontece no correio convencional, o E - mail permite ao seu utilizador saber se a mensagem enviada foi, ou não, recebida pelo destinatário, possibilitando ainda, o envio de mensagens urgentes e registadas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Tics básicas
  • Nos Estados Unidos não é usada a sigla que identifica o país. Assim, se um endereço não tem sigla de país, já sabemos que é dos EUA (embora haja algumas exceções).
  • Qualquer mensagem enviada pode chegar à caixa de correio electrónico de alguém em qualquer parte do mundo e de forma quase instantânea. Assim, o «E - mail», acrónimo em inglês de «electronic mail» e que em português é comumente denominado de «correio electrónico», assume- se como uma forma mais rápida de comunicação de conteúdos escritos que o correio convencional possibilitando, por exemplo, que duas ou mais pessoas possam trocar mensagens escritas em questão de segundos.
  • · A mensagem tem um assunto visível, permitindo a sua procura e classificação; · podemos enviar a mensagem simultaneamente a vários utilizadores; · podemos responder às mensagens, ocupando- se o sistema de a endereçar devidamente; · permite- nos enviar mensagens para outros sistemas, noutros países e em todo o mundo; · O envio é quase sempre mais rápido que o correio convencional, durando apenas alguns minutos; · O receptor é automaticamente avisado que tem correio para verificar; · geralmente podemos anexar ficheiros electrónicos à nossa mensagem.
  • Como enviar um arquivo você pode escrever uma mensagem e querer enviar junto a esta mensagem um ou mais arquivos anexos, como documentos em arquivos - texto , planilhas , etc.. Atenção : arquivos muito grandes devem ser enviados comprimidos ("zipados") . desta maneira você diminuirá o tamanho dos arquivos , acelerando sua velocidade de transmissão.
  • O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor. Jean Piaget
  • Criação de blogs
  • Para criar um blog, inicialmente precisamos possuir um conta no blogger. Para isso, acesse http://www.Blogger.Com. Em seguida, clique em Crie um blog agora.
  • Nela, você deverá escolher o nome do seu blog e o endereço que terá na Internet. Por exemplo, se escolher como endereço aprendendoblogs, então o endereço do blog será http://aprendendoblogs.blogspot.com. Clique em Continuar.
  • Nela, você poderá escolher um modelo para seu blog, ou seja, a aparência que ele terá quando acessado. Selecione o modelo que mais lhe agradar e, em seguida, clique em continuar. Aparecerá, por alguns instantes a mensagem criando o blog..., E em seguida a mensagem o seu blog está pronto!
  • Caso tenha escolhido a opção de publicação, a seguinte mensagem aparecerá: your blog published successfully, comunicando que sua postagem foi publicada com sucesso.
  • Neste momento, novos recursos ficarão disponíveis, representados pelas abas superiores: posting, settings, template e view blog. Para visualizar seu blog, clique em view blog.
  • “A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se se quer ou não estudar” (charles wedemeyer, apud keegan, 1986)
  • Ead da Caverna para era Digital
  • Referências Lévy, P. (2001). Filosofia world: o mercado o ciberespaço a consciência, Lisboa: instituto Piaget. Site acessado em 11/01/2015 http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada_01/para_saber_mais/sobrecorreio.htm materiais diversos na internet