Curso Online de Anatomia e Fisiologia Humana
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Anatomia e Fisiologia Humana

A anatomia humana é um ramo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano e o funcionamento dos mesmos. Para isso, é necessário ente...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

A anatomia humana é um ramo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano e o funcionamento dos mesmos. Para isso, é necessário entender o que é homeostase e a sua importância.

O Professor Fabio é Bispo, Capelão, Psicanalista Clinico, Mestre em psicanalise Clínica, Bacharel em Teologia, Mestre em Ciências Bíblicas,Graduado em Serviço Social, Diretor da FACITEPERJ, Professor de Teologia, Anatomia e Fisiologia Humana e Neuropsicanalise, Palestrante, Auriculoterapeuta, Massoterapeuta. O Prof. Fabio tem especialização nas áreas de Enfermagem, Necrópsia, Neuroanatomia, Osteologia, Anatomia Humana, Hemodialise, Saúde Mental (Dependencia Quimica), ECG, CTI cardiaco, CTI neonatal e Pediátrico, é Instrutor credenciado pela Emergência 1 para ministração dos cursos APH e Socorrista e atua como Técnólogo em sistemas de computação.


- André Felipe Dos Reis Pereira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Anatomia e Fisiologia

    Humana

    Prof. Dr. Fabio Couto, enfermeiro especialista em saúde Mental, mestre em Psicanálise Clinica.

  • O conhecimento da anatomia humana e da medicina tem-se desenvolvido extraordinariamente nos últimos 100 anos, frequentemente devido a importantes descobertas de alguns pensadores revolucionários.
    O fascínio pelo nosso corpo, como ele funciona, porque fica doente e o que fazer para curá-lo é imenso.
    Ao longo da história, incontáveis teorias, na maioria errôneas, foram concebidas de diferentes maneiras por médicos, cirurgiões, curandeiros, feiticeiros, alquimistas, benzedores, astrólogos, e charlatões. Os quais em suas épocas foram respeitados e bem pagos.
    Apesar deste catálogo de maus praticantes, a história da medicina está pontuada por brilhantes descobertas e pensamento verdadeiramente visionário, que, contra todas as probabilidades, nos conduziram à era moderna da ciência médica.
    Hipócrates, o “PAI DA MEDICINA”, praticava essa ciência na ilha de Cós, no sécullo15a.C., e é, sem duvida, a figura mais famosa e reconhecida dentre os primeiros “médicos”.

    Introdução

  • Sua grande realização foi a de estabelecer um corpo de especialistas, governados por rigoroso código de ética, que empregavam métodos científicos em suas pesquisas. Isso estabeleceu a base da prática médica moderna.

    HIPÓCRATES

  • CONCEITO DE ANATOMIA

  • No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
    Um excelente e amplo conceito de Anatomia foi proposto em 1981 pela Associação Americana de Anatomia: anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Tem como metas principais a compreensão dos princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças a longo prazo da estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal.

  • Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biológico, passando por organismos inteiros e/ou seus órgãos até as organelas celulares e macromoléculas. 
    A palavra Anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de; tome = corte). Dissecação deriva do latim (dis = separar; secare = cortar) e é equivalente etimologicamente a anatomia. Contudo, atualmente, Anatomia é a ciência, enquanto dissecar é um dos métodos desta ciência. 
    Seu estudo tem uma longa e interessante história, desde os primórdios da civilização humana. Inicialmente limitada ao observável a olho nu e pela manipulação dos corpos, expandiu-se, ao longo do tempo, graças a aquisição de tecnologias inovadoras. 

  • Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento. 
    A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis, enquanto a Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos). 
    A Anatomia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento. 

  • CONSTITUIÇÃO DO CORPO HUMANO

    Da menor até a maior dimensão de seus componentes, seis níveis de organização são relevantes para a compreensão da anatomia e fisiologia: os níveis químico, celular, tecidual, orgânico, sistêmico e organísmico. 

    Nível Químico
    Inclui os átomos (menores unidades de matéria que participam de reações químicas) e as moléculas (dois ou mais átomos ligados entre si).
    Nível Celular
    A união das moléculas formam as células. As células são as unidades básicas, estruturais e funcionais do corpo humano.

  • Nível Tecidual
    Os tecidos são grupos de células e materiais em torno delas, que trabalham juntos para realizar uma determinada função celular. Existem quatro tipos básicos de tecidos, em seu corpo: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
    Nível Orgânico
    Os órgãos são estruturas compostas por dois ou mais tipos de tecido diferentes. Eles têm funções específicas e, usualmente, têm formas reconhecíveis.
    Nível Sistêmico
    Um sistema consiste em órgãos relacionados que têm a mesma função.
    Nível Organísmico
    É o maior nível organizacional. O organismo é um indivíduo vivo. Todas as partes do corpo, funcionando umas com as outras, constituem o organismo total – uma pessoa viva.

  • 1- NIVEL QUÍMICO

    2- NIVEL CELULAR

  • Peças anatômicas


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • ABERTURA DO CRANIO
  • Ilusão de óptica
  • Onde está o final da coluna do meio? Ou será que ela não existe?
  • De onde surge a barra do meio?
  • É difícil de acreditar, mas os dois círculos vermelhos são do mesmo tamanho.
  • Não parece, mas o círculo desenhado no meio é um círculo perfeito.
  • É um túnel em espiral?
  • Repare que a escada sempre desce e nunca sobe e vice-versa.
  • Olhe no ponto existente no centro do desenho. Mova a cabeça para a frente e para trás. Veja o que acontece.
  • Se você observar atentamente na junção dos quadrados pretos com as retas brancas, irá ver manchas pretas que não existem
  • Se você acha que estas não são as cores da bandeira do Brasil, Então fixe o olho no "e" entre Ordem - Progresso, durante uns 30 segundos, depois olhe na parede branca ou numa folha de papel em branco. Pisque os olhos bastante(seqüencialmente) e tire a dúvida das cores.
  • O que vês, colunas quadradas ou redondas?