Curso Online de  A ORIGEM DA VIDA

Curso Online de A ORIGEM DA VIDA

Até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento da Terra. Acredita-se que nosso planeta se formou há ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento da Terra. Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.

Estanislau de Lima Barros Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4759288052927293 Licenciado no ano de 2014 no curso de Letras: Português e Inglês bem como suas respectivas literaturas pela Universidade Paulista, SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade de Mantena, MG. Especialista em Cultura e Literatura pela Faculdade de Mantena, MG. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande, RS. Mestrado em Ciências da Religião pela FSTN, MG. Desempenhou a função de Assessor Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Gravataí ? RS.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • A ORIGEM DA VIDA

  • Não havia espaço, nem tempo. Nem matéria, nem energia. Era o "vácuo" (o "nada"). Mas, o "vácuo" também não existia. Era apenas um estado quântico.

  • Nos primeiros 10-43 s os físicos não sabem bem o que aconteceu. Isso foi há cerca de 15 mil milhões de anos! Deram-lhe o nome de "Big Bang". A partir daí, a física tem uma teoria relativamente bem fundamentada, suportada por observações da radiação cósmica.
    A Terra deve ter-se formado há cerca de 4,56 mil milhões de anos.

  • POSSÍVEIS ORIGENS DA VIDA:

    Extra-terrestre (Panspermia):
    Esta idéia é suportada por vários dados sobre a observação de moléculas da vida em meteoritos, nomeadamente um que caiu em 1969, em Allende, no México onde foi detectada evidência de aminoácidos (exóticos — que não aparecem nos sistemas vivos conhecidos!).

  • Esta hipótese é considerada incorreta, embora em 1996, a NASA tenha publicado um relatório em que defendia a hipótese de que há vestígios de vida em Marte e afirmou ter na sua posse microfósseis de organismos do tipo bactéria, com 3,6 mil milhões de anos.

  • Dos cerca de 24 000 meteoritos descobertos na Terra, só 34 foram identificados como vindos de Marte. Estes são os meteoritos em que a NASA diz haver vestígios de vida:

    Um meteorito de Marte (m= 452.6 gramas)

    Um meteorito de Marte
    (m= 245.4 gramas.)

  • Pesa 1,9 kg, foi encontrada em 1984 no Antártico, e pensa-se que tem 4,5 mil milhões de anos. O meteorito ALH84001 é provavelmente a pedra mais discutida no mundo.

  • Alguns cientistas suspeitam que as formas observadas pelo microscópio eletrônico de varrimento (SEM) sejam apenas de origem mineral.
    David McKay do Centro Espacial Lyndon B. Johnson assegurou em 1996, que são micróbios marcianos fossilizados.

  • Origem Química:

    A descoberta da síntese da uréia em 1828 por Friedrich Woehler, a partir do cianato de amônio (sal inorgânico). Esta síntese derrubou a teoria de que os compostos orgânicos só poderiam ser sintetizados pelos organismos vivos (teoria da força vital).

  • Em 1922 o cientista russo Oparin sugeriu que a vida da célula foi precedida de um período de evolução química.

    Oparin

  • Em 1953, Stanley Miller (na Universidae de Chicago), então com 23 anos, realizou uma experiência que ficou célebre:

    Stanley Miller


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.