Curso Online de  Curso de Cuidador de Idosos.

Curso Online de Curso de Cuidador de Idosos.

O curso de cuidador de idosos capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casa...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 50 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de cuidador de idosos capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem em acompanhamentos particulares. No curso, são abordados tópicos como postura e ética profissional, alimentação e higiene do idoso, uso de materiais de apoio como cadeiras e barras de segurança, lazer e integração social do idoso, primeiros socorros, ações de emergência, manejo postural  do idoso, noções de uso de aparelhos e as principais patologias que podem acometer o idoso e suas características.
Público-alvo:O curso de cuidador de idosos, ao contrário do que o senso comum indica, não é recomendado apenas para profissionais da área da saúde. O curso pode ser feito por pessoas vinculadas ou não a essa área. No geral, ele pode ser feito tanto para fins profissionais, visto que é um setor que está em plena expansão, quanto para fins pessoais, como é o caso de quem tem familiares idosos e não quer pagar por esse tipo de serviço. Não há uma exigência de escolaridade, mas recomenda-se que se tenha certo perfil psicológico compatível com a função, pois cuidar de idosos, como se sabe, não é algo fácil.
Perspectivas no mercado de trabalho:O mercado de trabalho para cuidadores de idosos está em alta, sobretudo, se se considerar os estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam para um crescimento populacional brasileiro em ritmo acelerado. Segundo o instituto, no ano de 2008, para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos, existiam 25 idosos (pessoas acima dos 65 anos), já para os próximos anos, até 2050, esse cenário mudará radicalmente, existindo cerca de 172 idosos para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos. Nesse contexto, nota-se que além das vagas já existentes, há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área. Os cuidadores de idosos podem trabalhar em casas de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do serviço domiciliar. Nesse último caso, pode-se trabalhar em tempo integral ou mediante escala.
Média salarial:O salário inicial de um cuidador de idosos qualificado pode variar bastante de acordo com a jornada de trabalho exercida. Em muitos casos, os cuidadores que trabalham mediante escala de 12 x 36h podem garantir salários entre 800 a 1000 reais. Já os profissionais que se dispõe a cumprir jornadas integrais, dormindo na casa dos idosos, chegam a garantir salários que variam entre 2000 a 3000 reais, fora os benefícios que são oferecidos.
Dicas:O conteúdo aprendido no curso de cuidador de idosos pode ser estendido a pessoas de qualquer idade que estejam enfermas, acamadas ou em alguma situação de risco ou fragilidade. Além disso, com o curso, pode-se refletir sobre a importância do autocuidado.

Enfermeira docente e assistencial, especialista em saúde do Trabalhador, centro cirúrgico e saúde da família. Ministro cursos de gestão de pessoas para profissionais de saúde. Curso de farmacologia; Curso Quimioterapia; Curso de urgência e emergência; Assistência de enfermagem a saúde da mulher; Saúde materna e neonatal; Curso Prevenção ao uso indevido de drogas; Curso para o auto cuidado em Diabetes Mellitos; Curso de feridas e estomias; Curso de cuidados geral de enfermagem; Curso Cuidados com os idosos; Curso de epidemiologia e vigilância em saúde; Curso de informática para profissionais de saúde. Presto assistência de enfermagem direta aos pacientes; realizando consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo e implementando ações para a promoção da saúde; participando de trabalhos de equipes multidisciplinares; elaborando material educativo; definindo estratégias de promoção da saúde para situações e grupos específicos, participando de campanhas de combate aos agravos da saúde; participando de programas e campanhas da saúde mulher e saúde do trabalhador; elaborando de projetos e políticas de saúde.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • SAÚDE DO ADULTO E IDOSO

    SAÚDE DO ADULTO E IDOSO

    Curso Completo Cuidador de Idoso.

  • Profª Gerlania Nascimento

    Curso Completo Cuidador de Idosos.

  • APRESENTAÇÃO.   Este curso está sendo lançada como o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos essências de condutas importantes de como promover o cuidado com o idoso.   Cada momento traz importantes informações envolvendo os cuidados com a nutrição do idoso, as alterações na comunicação, o manuseio de medicamentos, informa sobre as principais patologias que acometem o idoso, ensina o cuidador a lidar na prevenção de quedas, e com problemas de memória, depressão e demência.

    APRESENTAÇÃO.   Este curso está sendo lançada como o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos essências de condutas importantes de como promover o cuidado com o idoso.   Cada momento traz importantes informações envolvendo os cuidados com a nutrição do idoso, as alterações na comunicação, o manuseio de medicamentos, informa sobre as principais patologias que acometem o idoso, ensina o cuidador a lidar na prevenção de quedas, e com problemas de memória, depressão e demência.

    Profª Gerlania Nascimento

  • Profª Gerlania Nascimento

    Nesse contexto, o cuidador de idosos tem se tornado um profissional fundamental para que os idosos, com graus variados de dependência, consigam ter bem-estar e qualidade de vida. É nesse cenário que surge o Curso de Cuidador de Idosos.

  • Profª Gerlania Nascimento

    O Curso do Cuidador do Idoso, foi preparado dentro do espírito de valorização deste grupo da sociedade, vai direto ao ponto, enumerando as ações eficazes à prática e ao convívio entre a pessoa idosa e seu cuidador.

    Cujo objetivo é proporcionar mais qualidade a vida dos nossos idosos e, consequentemente, daqueles que os cercam. Preparando pessoas para cuidar de idosos de alta dependência, com a competência necessária e dentro de uma visão humana.
    Saber cuidar de forma correta e segura de pessoas idosas, compreender que suas necessidades e expectativas são diferentes. Proporcionar com segurança e competência a saúde, o conforto e a qualidade de vida ao idoso e também às pessoas que o cercam, exige bem mais que vontade. Exige CONHECIMENTO.

  • Profª Gerlania Nascimento

    CAPÍTULO 1
     
    O estatuto do idoso
     
    A Política Nacional do Idoso (PNI) inclui a atenção ao idoso no Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel do Programa de Saúde da Família (PSF). A Política Nacional do Idoso (PNI) foi instituída pela Lei 8.842/94 e regulamentada pelo Decreto 1948/96, e estabeleceu direitos sociais, garantindo autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania, sendo considerada população idosa o conjunto de indivíduos com 60 anos ou mais.

  • Profª Gerlania Nascimento

    Epidemiologia
    Nossa sociedade está diante de uma realidade onde a população de pessoas com mais de 60 anos cresce em velocidade vertiginosa. De 1999 até os dias atuais as pessoas passaram a viver, em média, 20 anos a mais, e a tendência é que a vida se prolongue mais e mais.

    Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil será o quinto país do mundo em número de idosos – só atrás da China, da Índia, dos Estados Unidos e da Indonésia. É preciso fazer, então, fazer da longevidade uma experiência positiva.

  • Profª Gerlania Nascimento

    Com o aumento da taxa média de vida a população idosa apresenta inúmeras patologias crônicas, degenerativas, que trazem alta dependência, e que demandam aprofundamento e conhecimentos de conceitos de profissionais disposto a síndromes geriátricas, prevenção, reabilitação, fragilidade, independência.
    Por estes motivos, o trabalho do Cuidador de Idosos já se tornou uma carência de mercado e a cada dia esta carência aumenta mais e mais.
     
     
     
     

  • CAPÍTULO 2 -Processo do envelhecimento   O processo de envelhecimento e sua conceituação são complexos e demandam uma abordagem multidisciplinar.   É necessário problematizar o que chamamos de pessoa idosa ou velha, ou que está na terceira idade, distinguindo, inicialmente, idade cronológica e idade biológica. A idade cronológica é o tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. Esta medida, apesar de simples, tem sentido apenas legal ou social: os eventos biológicos ocorrem no tempo, mas não necessariamente devido à sua passagem, pois acontecem em momentos e ritmos diferentes em cada indivíduo.

    CAPÍTULO 2 -Processo do envelhecimento   O processo de envelhecimento e sua conceituação são complexos e demandam uma abordagem multidisciplinar.   É necessário problematizar o que chamamos de pessoa idosa ou velha, ou que está na terceira idade, distinguindo, inicialmente, idade cronológica e idade biológica. A idade cronológica é o tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. Esta medida, apesar de simples, tem sentido apenas legal ou social: os eventos biológicos ocorrem no tempo, mas não necessariamente devido à sua passagem, pois acontecem em momentos e ritmos diferentes em cada indivíduo.

    Profª Gerlania Nascimento

  • Profª Gerlania Nascimento

    O processo de envelhecimento é marcado por fatores socioeconômicos, por fatores ambientais e pelo aparecimento de enfermidades, sendo influenciado não apenas pela idade, mas, em grande medida, pelo modo como o indivíduo vive e as relações que estabelece.
     
    O envelhecimento reflete uma inter-relação de fatores individuais, sociais e econômicos, fruto da educação, trabalho, experiência de vida e cultura. A sociedade determina a cada idade funções adequadas que o indivíduo deve desempenhar como. Os idosos estariam passando por um momento de mudança cultural, onde as referências transformam a cada dia.

  • Profª Gerlania Nascimento

    Como se caracteriza o envelhecimento?
     
    O envelhecimento é um processo de diminuição progressiva de habilidades motoras, sensitivas e de conhecimento. Isto pode levar a: apego aos próprios valores; dificuldade de aceitar o novo; supervalorização da própria história de vida; conflitos com a realidade atual.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • SAÚDE DO ADULTO E IDOSO
  • APRESENTAÇÃO.   Este curso está sendo lançada como o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos essências de condutas importantes de como promover o cuidado com o idoso.   Cada momento traz importantes informações envolvendo os cuidados com a nutrição do idoso, as alterações na comunicação, o manuseio de medicamentos, informa sobre as principais patologias que acometem o idoso, ensina o cuidador a lidar na prevenção de quedas, e com problemas de memória, depressão e demência.
  • CAPÍTULO 2 -Processo do envelhecimento   O processo de envelhecimento e sua conceituação são complexos e demandam uma abordagem multidisciplinar.   É necessário problematizar o que chamamos de pessoa idosa ou velha, ou que está na terceira idade, distinguindo, inicialmente, idade cronológica e idade biológica. A idade cronológica é o tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. Esta medida, apesar de simples, tem sentido apenas legal ou social: os eventos biológicos ocorrem no tempo, mas não necessariamente devido à sua passagem, pois acontecem em momentos e ritmos diferentes em cada indivíduo.
  • OBRIGADA! Informações; E-mail: Cuidaragora@gmail.com