Curso Online de Formação em Supervisão e Encarregado(a) em Higienização Hospitalar
5 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de Formação em Supervisão e Encarregado(a) em Higienização Hospitalar

O curso de Formação em Supervisão e Encarregado(a) em Higienização Hospitalar visa formar profissionais que gostam de atuar na área hospi...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 29,99
(Pagamento único)

Mais de 40 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso de Formação em Supervisão e Encarregado(a) em Higienização Hospitalar visa formar profissionais que gostam de atuar na área hospitalar e gestão com pessoas.
Esse curso é livre respaldado pela Lei de diretrizes e bases 9.394/96.

Neste cargo de liderança você terá o auxiliar em serviços gerais como seu liderado e para isto é importante que você entenda de infecção hospitalar, segurança do paciente, ergonomia do trabalhador, gestão com pessoas, etc esses assuntos e muito mais você vai estudar aqui.

Estude com quem entende, além de eu ser especialista na área, também recruto e seleciono profissionais e aqueles com currículo mais atrativo com cursos de formação da área são os que têm maior visibilidade e garantia de emprego.

Clique abaixo para finalizar a sua inscrição e parabéns pelo investimento, poderia estar investindo seu dinheiro em coisas desnecessárias, mas preferiu investir no seu futuro, esses são os vencedores.

Vem comigo.

Enfermeira Especialista em: Nefrologia, Auditoria em Serviços de Saúde, Higienização, Hotelaria Hospitalar e Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde Professora universitária (Graduação e Pós Graduação) Terapeuta Holística e Artesã (tecelagem, sabonetes e cosméticos em geral)


- Wine Carvalho De Andrade

- Kelly Salomão Garios

- Milka Kelly Moura Ribeiro

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Formação de Supervisor(a) / Encarregado Especialista em Higienização Hospitalar

  • Formação de Supervisor(a)/ Encarregado Especialista em Higienização Hospitalar

    Profª. Enfª. Gabriela Detrano
    Enfermeira Especialista em:
    Higienização, Hotelaria Hospitalar e Segurança do Paciente
    Auditoria em Serviços de Saúde
    Nefrologia
    Gestão com Profissionais da Saúde e Auxiliares à Saúde

  • O Profissional frente mercado de trabalho

    A supervisão ou encarregado hospitalar é o profissional exerce a função de liderança para os auxiliares em serviços gerais e atua em todos os âmbitos ligados a limpeza, higienização, jardinagem, manutenção, reparos em geral de áreas comuns para acesso ao público de diversos segmentos de instituições. E este curso visa te formar em supervisor (a) / encarregado especialista em higienização hospitalar, ou seja, atuará no meio intra hospitalar, que principalmente agora com a pandemia as instituições de saúde estão buscando com exigência profissionais que entendam de infecção e proliferação de patógenos, como combatê-los e principalmente ter noções de segurança do paciente. Por isso é importante dar um “up” na sua formação para que nas entrevistas seu currículo tenha visibilidade e destaque para garantir sua vaga. Este conteúdo é bastante explicativo e completo com todas as informações que você precisa saber para aprender e ter boa colocação no mercado de trabalho.

  • Formação

    A formação acadêmica exigida vai depender da região, há regiões que contratam pessoas com o ensino médio completo ou incompleto, outras com o ensino superior em andamento. O que fará seu diferencial são cursos livres cursados como por exemplo, este. Aproveite esse curso porque para se destacar no mercado de trabalho que é cada vez mais competitivo é necessário ter conhecimento e certificar o seu conhecimento e como recrutadora posso afirmar que um profissional com formação está bem mais a frente que os outros que não tem e possivelmente a sua vaga é garantida.
    A nomenclatura é versátil e institucional, há empresas que nomeiam esse cargo como supervisor(a) e outras como encarregado(a) e há empresas em que existem os dois sendo o(a) supervisor(a) líder do encarregado, então esse curso de formação visa formar ambos profissionais independente da nomenclatura e que terão que entender de higienização hospitalar, proliferação, manutenção, controle de patógenos e gestão com pessoas.

  • Formação

    Esse curso é um pouco semelhante ao curso de formação de auxiliar em serviços gerais especialista em higienização hospitalar também da minha autoria nesta plataforma, porém, como esse é focado especificamente para gestão, então o conteúdo é mais aprofundado. Mas é necessário falarmos sobre as atribuições do auxiliar em serviços gerais especialista em higienização hospitalar visto que você enquanto gestor e líder deste profissional precisará estar engajado no processo para que identifique os pontos de manutenção da qualidade no serviço prestado.

  • IRAS Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde

    Atualmente, principalmente com a pandemia do COVID-19 e suas variantes o ambiente em serviços de saúde tem sido o centro das atenções para implemento de planos de ações relacionado a minimização da disseminação de microrganismos. Segundo Rutala (2004), as superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos, enquanto as superfícies que foram apenas limpas os reduzem em 80%.
    As mãos são as maiores condutoras de microrganismos e responsáveis pela infecção hospitalar e para minimizar essa proliferação é necessários que os profissionais engajados no processo de atendimento ao cliente higienizem as mãos constantemente.

  • IRAS Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde

    Há duas maneiras para higienizar as mãos, uma é com água e sabão e a outra é com álcool a 70%, a apresentação do álcool a 70% pode depender do fabricante (gel, solução, espuma, etc) mas todas são eficazes no processo. A indicação que se higienize as mãos com álcool a 70% é quando as mãos não estão sujas visivelmente ou com aspecto colante. Se as sujeiras estiverem visíveis deverá ser necessária a higienização com água e sabão.
    A indicação que se higienize com água e sabão é quando:
    Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue ou outros fluidos corporais;
    Ao iniciar o turno de trabalho;
    Antes e após remoção de luvas;
    Antes e após uso do banheiro;
    Antes e depois das refeições;
    Após término do turno de trabalho;
    Após várias aplicações consecutivas de produto alcoólico para as mãos.

  • Bactérias multirresistentes

    São microrganismos resistentes a diferentes classes de antimicrobianos testados em exames microbiológicos, ou seja, são resistentes a antibioóticos. Consideradas como importante causador de infecção hospitalar pela fácil transmissibilidade de uma pessoa à outra por meio do contato das mãos e de materiais contaminados. Esses patógenos ficam na superfície até por meses caso não haja a higienização adequada, por isso é importante contratar somente profissionais que tem essa formação, citamos alguns: Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, methicillin-resistant Staphylococcus aureus) e Enterococos resistente à vancomicina (VRE, vancomycin-resistant enterococci) e outros.

  • Higienização das mãos - ANVISA

    Imagem: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf

  • Fatores que favorecem acontaminação

    Vários fatores favorecem a contaminação do ambiente dos serviços de saúde, e (GARNER, 1996; OLIVEIRA, 2005) cita:
    Mãos dos profissionais de saúde em contato com as superfícies.
    Ausência da utilização de técnicas básicas pelos profissionais de saúde.
    Manutenção de superfícies úmidas ou molhadas.
    Manutenção de superfícies empoeiradas.
    Condições precárias de revestimentos.
    Manutenção de matéria orgânica.

  • Prevenção da transmissão de IRAS

    Por esses agentes serem responsáveis pelo maior índice de mortalidade no meio intra hospitalar, faz-se necessária a elaboração de protocolos rigorosos de limpeza e desinfecção. (HINRICHSEN,2004; ASSAD COSTA, 2010) ressaltou medidas utilizadas para minimizar a proliferação de patógenos, são:
    Evitar atividades que favoreçam o levantamento das partículas em suspensão, como o uso de aspiradores de pó (permitidos somente em áreas administrativas);
    Não realizar a varredura seca nas áreas internas dos serviços de saúde; as superfícies (mobiliários em geral, pisos, paredes e equipamentos, dentre outras) devem estar sempre limpas e secas;


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,99
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Formação de Supervisor(a) / Encarregado Especialista em Higienização Hospitalar
  • Formação de Supervisor(a)/ Encarregado Especialista em Higienização Hospitalar
  • O Profissional frente mercado de trabalho
  • Formação
  • IRAS Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde
  • Bactérias multirresistentes
  • Higienização das mãos - ANVISA
  • Fatores que favorecem a contaminação
  • Prevenção da transmissão de IRAS
  • Classificação das áreas em serviços de saúde
  • Limpeza e desinfecção de superfícies
  • Princípios básicos para realizar a higienização hospitalar
  • Orientações ao gestor
  • Luvas
  • Materiais para Higienização Hospitalar
  • Orientações gerais sobre o uso dos materiais
  • Produtos Saneantes
  • Higienização de detalhes
  • Tipos de Higienização
  • Observações de higienização
  • Recolhimento de resíduos
  • Tipos de resíduos
  • Orientações administrativas - hierarquia
  • Orientações administrativas Gestão administrativa
  • Ética Profissional
  • Sugestão profissional
  • Referências