Curso Online de QUESTÕES DE CONCURSO DE FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL

Curso Online de QUESTÕES DE CONCURSO DE FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL

CADERNO DE QUESTÕES COM 50 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS NA ÁREA DA FISIOTERAPIA PEDIATRICA E NEONATALNO ÂMBITO NACIONAL

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,50
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

CADERNO DE QUESTÕES COM 50 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS NA ÁREA DA FISIOTERAPIA PEDIATRICA E NEONATALNO ÂMBITO NACIONAL

FORMADA EM FISIOTERAPIA. DIVERSOS CURSOS NA ÁREA DA SAUDE DA CRIANÇA, ORTOPEDIA, NEUROFUNCIONAL. ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA INTENSIVA EM NEONATAL E PEDIÁTRICA. Aproveitem para se atualizar profissionalmente, cursos de ótima qualidade, temas diversos. CURSOS DE QUALIDADE, COM EMBASAMENTO CIENTIFICO PARA FAZER UMA ATUALIZAÇÃO/EXTENSÃO DE QUALIDADE.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Questões de concurso de fisioterapia em pediatria e neonatal

    50 QUESTÕES

  • 1. O recém-nascido prematuro tem particularidades anatômicas e fisiológicas que colocam o sistema respiratório em desvantagem funcional, mecânica e contribuem para a disfunção cardiopulmonar.
    Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um exemplo dessas particularidades.

    A) A elevada área de superfície corporal em relação ao peso corporal com baixo percentual de tecido adiposo resultando em redução do consumo de oxigênio.
    B) O baixo percentual de fibras musculares altamente oxidativas (fibras tipo I) na composição do músculo diafragma predispondo à fadiga muscular respiratória.
    C) O aumento da área pulmonar, em comparação às áreas cardíaca e abdominal, o grau de maturidade das fibras elásticas e do surfactante pulmonar aumentam a complacência pulmonar.
    D) O ducto arterial apresenta resposta aumentada ao oxigênio favorecendo o shunt direita-esquerda.

  • 2. Crianças com doenças pulmonares crônicas como bronquite crônica, fibrose cística dentre outras condições beneficiam-se dos efeitos do exercício físico adequadamente prescrito nos programas de reabilitação.
    Dentre esses efeitos, é CORRETO afirmar que o exercício físico:

    A) aumenta o consumo de oxigênio e piora a relação V/Q.
    B) promove alterações morfofisiológicas musculares e aumentam o trabalho para o miocárdio em repouso.
    C) melhora a performance aeróbica, por meio de trabalho que envolva grandes massas musculares (membros superiores).
    D) promove adaptação fisiológica do sistema nervoso autônomo e reduz o tônus simpático.

  • 3. A Ventilação Não Invasiva (VNI) consiste na aplicação do suporte ventilatório por interfaces diferentes de tubo endotraqueal ou traqueostomia. Dentre essas interfaces, destacam-se as máscaras faciais, nasais e prongas nasais em pacientes neonatais. Os efeitos terapêuticos da VNI são descritos em diferentes situações clínicas como insuficiência respiratória, desmame da ventilação mecânica invasiva. Diante do relato, a VNI é contraindicada nas situações:

    A) de pacientes com doença do refluxo gastroesofágico tratado.
    B) de neonatos prematuros.
    C) de pacientes com doença neuromuscular.
    D) de pacientes inconscientes.

  • 4. A interação cardiopulmonar é exemplificada durante a aplicação de ventilação mecânica com pressão positiva cujos efeitos hemodinâmicos nos diversos órgãos e sistemas são proporcionais ao nível de pressão positiva e incluem:

    A) Redução da pressão de perfusão cerebral decorrente da redução do retorno venoso.
    B) Hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo decorrente do aumento da pós-carga.
    C) Redução da pós-carga do ventrículo direito decorrente da redução da pré-carga do átrio direito.
    D) Redução da estimulação vagal e da frequência cardíaca.

  • 5. Com relação aos requisitos necessários para estabelecer critérios de qualidade na espirometria em pediatria, assinale a afirmativa incorreta:

    A) Início satisfatório da expiração.
    B) Platô no último segundo.
    C) Evidência de esforço máximo.
    D) Inspiração máxima antes do início do teste e sem hesitação.
    E) Volume retroextrapolado menor que 5% da CVF ou 150mL.

  • 6. A falência respiratória em crianças não é incomum. A insuficiência respiratória pode ser definida como uma condição na qual o dano à troca de gases dentro do pulmão é uma ameaça imediata à vida. Assinale a alternativa incorreta.

    A) Os sinais clínicos e as determinações dos gases do sangue arterial devem ser usados para monitorizar bebês e crianças em relação ao desenvolvimento de insuficiência respiratória aguda. Os níves de gases no sangue arterial compatíveis com insuficiência respiratória são 75 mmHg de dióxido de carbono e 100 mmHg de oxigênio quando o paciente está recebendo concentração inspirada de 100%.
    B) O fator de predisposição à insuficiência respiratória mais importante em bebês e crianças é a alta incidência de infecções no trato respiratório. Esse risco que aumenta conforme o ambiente no qual a criança está aprendendo a andar se expande, provavelmente tem seu pico no inicio dos anos escolares.
    C) Os dois principais fatores estruturais , tamanho das vias aéreas e vantagem mecânica precária para os músculos respiratórios contribuem para falência respiratória em criança pequena.
    D) A insuficiência respiratório existe quando os níveis arteriais (75 mmHg de dióxido de carbono e 100 mmHg de oxigênio) são alcançados na presença de qualquer dos seguintes sinais clínicos: diminuição ou falta de sons inspiratórios, grave retração inspiratória com uso de musculatura acessória, cianose com inspiração de 40% de oxigênio, atenção diminuída e resposta à dor e tônus musculoesquelético insatisfatório.
    E) O desenvolvimento insatisfatório dos músculos abdominais, usados para tossir, não permite que as vias aéreas do bebê fiquem suscetíveis a obstrução por muco.

  • 7) O recém nascido (RN) biomecanicamente apresenta grau importante de limitação do sistema respiratório desencadeando:

    a) Aumento do trabalho diafragmático.
    b) Diminuição do gasto energético.
    c) Diminuição do trabalho respiratório.
    d) Aumento da capacidade residual.

  • 8. Paciente de 5 anos de idade, chega ao Pronto Socorro (PS) com hipótese diagnóstica de pneumonia, apresentando gasometria com pH= 7,20; pCO2 = 50; pO2 = 50; HCO3 = 20; Sat O2 = 75%, sugerindo:

    a) Acidose respiratória.
    b) Acidose metabólica compensada.
    c) Alcalose respiratória.
    d) Alcalose metabólica compensada.

  • 9. A administração de oxigênio aumenta a sobrevida de crianças e recém nascidos (RN) hipoxêmicos, no entanto, apresenta efeitos colaterais entre os quais não estão:

    a) Retinopatia da prematuridade.
    b) Aumento da resistência pulmonar.
    c) Doença pulmonar crônica.
    d) Displasia broncopulmonar.

  • 10. Em criança com paralisia cerebral espástica tratada pelo método Bobath comumente utiliza-se a postura em prono, cujo fundamento é:

    a) inibir reflexos posturais anormais.
    b) ativar reações posturais anormais.
    c) inibir padrões de facilitação de postura.
    d) facilitar reflexos de estiramento.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,50
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Questões de concurso de fisioterapia em pediatria e neonatal