Curso Online de ESPARADRAPOTERAPIA
4 estrelas 14 alunos avaliaram

Curso Online de ESPARADRAPOTERAPIA

Esparadrapoterapia, é uma técnica japonesa músculo-articular que consiste na colagem de fitas adesivas, sem medicamentos, sobre lugares e...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 250 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Esparadrapoterapia, é uma técnica japonesa músculo-articular que consiste na colagem de fitas adesivas, sem medicamentos, sobre lugares específicos do corpo e de diferentes formatos para cada tipo de problema, tem efeito potente e eficaz nas algias do sistema músculo-esquelético, entorses, edemas e outras patologias.

Fisioterapeuta integrativa,Ozonoterapeuta, Pós Graduada em: Traumato Ortopedia, Gestão de PSF, Saúde do Trabalhador, Saúde Pública. Cursos de extensão em: Ozonioterapia, Acupuntura, Manipulação Articular, Crochetagem, Mobilização Neural, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão, Florais de Bach, Aromaterapia,Fitoterapia, Spiral Tape, Kinesio taping, Ginástica laboral, Ergonomia, Dry Needling, Distúrbios da ATM entre outros. *OS CURSOS SÃO CURSOS BÁSICOS E INTRODUTÓRIOS, QUE TÊM POR OBJETIVO ENSINAR AO ALUNO SOMENTE O CONTEÚDO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO, ATRAVÉS DE APOSTILAS. SENDO ASSIM, NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS E NÃO GARANTIMOS O DESEMPENHO DO ALUNO NA PRÁTICA, POIS A EXECUÇÃO DA PARTE PRÁTICA SOBRE TUDO O QUE O ALUNO APRENDEU ESTUDANDO A TEORIA DURANTE O CURSO, DEPENDERÁ DA HABILIDADE, COMPETÊNCIA E APTIDÃO DE CADA ALUNO.


- Rodrigo Sebastião Matheus

- José Luís Alves

- Antonio Oliveira Pacheco

- Ana Luzia Pereira De Sousa

- Ana Paula Toledo Altemari

- Ligia Maria Darros De Matos

- Marcia Maria Dutra

- Elisandra Regina Da Silva

- Rizia Joana Santos Silva

- Patricia Gabriela Fonseca Barreto

- Monica Fernandez Villar

- Margarida De Souza

- Raquel Nascimento

- Isabel Cristina Marques Rafael

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • TERAPIA DO ESPARADRAPO

    TERAPIA DO ESPARADRAPO

    Ft. Andréa de Abreu Costa

  • HISTÓRIA

    HISTÓRIA

    A esparadrapoterapia é uma técnica que consiste na colagem de fitas adesivas sobre a pele, de diversas formas e direções, resultando na melhora do quadro álgico, contraturas, distensões, processos inflamatórios e outros, além de resultar no relaxamento das tensões musculares, diminuir edema, melhorar a mobilidade e o desempenho nas AVD’S.

    Foi descoberta no Japão há cerca de 20 anos, por Nobutaka Tanaka, acupunturista, engenheiro e técnico em ortopedia, criou o método, enquanto colocava uma atadura em um esportista que havia torcido o tornozelo, ele observou que, dependendo da direção em que enrolava a faixa (horária ou anti-horária), havia uma diferença na rapidez e intensidade do alívio da dor. Percebeu ainda que, na maioria das vezes em que enrolava a atadura da extremidade para o centro, em direção à esquerda, mais facilmente se obtinha o alívio das dores, ocorria um relaxamento maior dos músculos e um aumento da força muscular.

  • No Brasil, a técnica está sendo difundida pelo médico japonês Tadamassa Yamada, que, desde 1996, vem utilizando com bastante sucesso. Formado em medicina por uma faculdade brasileira, o Yamada é o atual presidente da Escola Oriental de Massagem e Acupuntura (Eoma), fundada por seu pai, Tadamichi Yamada, há 23 anos.

    Por se tratar de uma técnica relativamente nova, ainda não se sabe exatamente como ela funciona. Sabe-se, no entanto, que os princípios são os mesmos da acupuntura. Ou seja: o toque do esparadrapo sobre a pele estimula pontos pelos quais flui a energia vital, redirecionando-a e equilibrando seu fluxo.

  • Existem diversos tipos de terapias com fitas adesivas(Terapia do esparadrapo, esparadrapoterapia, taping terapia, spiral tape, bandagem funcional, kinesio taping), a spiral tape é a precursora, como dito anteriormente, que dá preferência a análise energética para definir os protocolos e locais da aplicação, outras linhas, como bandagem funcional e o RMA, costumam priorizar a fisiologia seguem protocolos conforme a patologia ou o ponto da dor.

    As fitas adesivas não comprimem a pele; trata-se, na verdade, de um estímulo bastante suave, mas, na opinião do Yamada, possui efeitos mais rápidos e intensos que os da acupuntura.

  • Objetivos da técnica

    Objetivos da técnica

    Analgesia
    Acelerar recuperação
    Ativar a circulação
    Regular a temperatura local
    Aumento do AM
    Promover equilíbrio muscular e energético
    Proteger músculos e articulações
    Estímulo proprioceptivo

  • Condições para qualidade da terapia

    Condições para qualidade da terapia

    Material: esparadrapo comum (branco ou cor da pele) e tesoura com ponta arredondada.
    Limpeza: visa retirar a oleosidade e resíduos da pele, hidratantes, o que facilitam a saída prematura do esparadrapo, é recomendado lavar a área com sabonete ou passar álcool e em seguida secar com pano ou papel toalha.
    Sentido: preferencialmente das pontas ou laterais para o meio do corpo.
    Colocação: picote o esparadrapo com a largura desejada (1), retire uma tira (2),aplique umas das pontas no local onde se deseja realizar o protocolo, deslize um dedo com pouca pressão sobre a tirinha p/ prende-la, no sentido já comentado(3), corte o esparadrapo após a colocação, tomando cuidado p/ não ferir a pele, é necessário que a aplicação seja feita com a tira já solta do rolo, para que não enrugue a pele(4).

  • Cuidado!

    Cuidado!

    Não puxe a pele com o esparadrapo! Pode provocar ulcerações!

  • Permanência: orientar o paciente para retirar a fita após três dias ou nos casos de as dores aumentarem, sentir irritação na pele, ou que a aplicação comece a soltar.
    Orientar quanto ao uso de roupas justas e os cuidados com o banho.
    Utilizar a terapia somente após outras técnicas ( eletrotermofototerapia, massagem, mobilizações, etc).
    Sensação do paciente após a aplicação: aumento ou diminuição da temperatura local, alívio imediato do quadro álgico de 70% a 100%, alívio progressivo da dor em até 72 horas.

  • Indicações

    Indicações

    Distensões
    Tendinites
    Edemas
    Dores musculares e articulares
    Lesões desportivas
    DORT
    Sinergismo muscular

  • Contra-indicações

    Contra-indicações

    Fraturas
    Luxações
    Rupturas ligamentares e tendinosas
    Ferimentos abertos
    Pacientes alérgicos*
    Gestantes
    Crianças abaixo de 2 anos
    Atenção especial para: idosos*, crianças, diabéticos e cardiopatas.

  • Tipos de malhas

    Tipos de malhas


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • TERAPIA DO ESPARADRAPO
  • HISTÓRIA
  • Objetivos da técnica
  • Condições para qualidade da terapia
  • Cuidado!
  • Indicações
  • Contra-indicações
  • Tipos de malhas
  • Dimensões do esparadrapo
  • Sobre a dor
  • TEORIAS SOBRE ANALGESIA PELA TÉCNICA
  • PROTOCOLOS DE TRATAMENTOS
  • OMBRO( bursite, tendinite, capsulite adesiva, contusão cervicobraquialgia, síndrome do impacto)
  • PONTOS REFLEXOS
  • PADRÃO ESPÁSTICO FLEXOR
  • Prezado aluno,