Curso Online de Massagem DO-IN

Curso Online de Massagem DO-IN

O Do in é uma técnica de massagem de origem chinesa, que se aplica a pontos energéticos do corpo humano, conhecidos como meridianos. Essa...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O Do in é uma técnica de massagem de origem chinesa, que se aplica a pontos energéticos do corpo humano, conhecidos como meridianos. Essa é uma técnica curativa, que auxilia no controle da ansiedade, stress, ajuda no emagrecimento, enxaquecas e muitas outras doenças. Aprenda as técnicas da massagem no curso completo, que contém dicas e mapas do corpo e formas de utilizar a técnica para você executar essa massagem que ajuda pessoas a se manterem bem consigo mesmo e com o mundo.

Psicologa, formada em diversos cursos de terapias alternativas como: Florais de Bach e Florais de Minas, Reiki, Auriculoterapia, Cromoterapia, Radiestesia, Cristaloterapia, Cones Hindus e Aromaterapia.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO DE MASSAGEMDO-IN

  • SUMÁRIO
    2. A HISTÓRIA DA MASSAGEM ........................................................................4
    3. ANTES DE INICIAR UMA SESSÃO DE MASSAGEM....................................4
    4. OS TIPOS DE MASSAGENS .........................................................................5
    5. INTRODUÇÃO ................................................................................................9
    6. O RELÓGIO CÓSMICO................................................................................10
    7. MERIDIANO..................................................................................................13
    8. TÉCNICAS....................................................................................................15
    9. RELAÇÃO PONTOS / DISTÚRBIOS ............................................................39
    10. RELAÇÃO MERIDIANOS/DISTÚRBIOS/PONTOS ......................................47
    11. PONTOS DE ALARME .................................................................................55
    12. ELIMINAR EXCESSO DE PESO..................................................................58
    13. PONTOS DO IN............................................................................................60
    14. ÓLEOS PARA MASSAGEM .........................................................................62

  • 1. A ARTE DA MASSAGEM
    A MASSAGEM
    O sentido do tato é uma forma de comunicação intensa e tocar deve ser uma relação natural entre as pessoas. O ato de tocar-se é instintivo do ser humano. O ato de fazer massagens, idem. Quando você se machuca, instintivamente massageia o local, buscando aliviar a dor.

    Fisiologicamente, massagear o local dolorido melhora a circulação e conseqüente Oxigenação; além de aquecer a área afetada. Todos esses efeitos resultam no alívio da dor.

    Existem vários tipos de massagem, com as mais variadas finalidades: relaxamento, estimulação, correção postural e aprimoramento da sexualidade são algumas delas. Mas a maioria das massagens tem como premissa promover a saúde do massageado e podem ser aplicadas nas mais diversas áreas da medicina: problemas oncológicos, respiratórios, digestivos e de reumatologia são alguns deles.

    Nesses casos, as massagens devem ser aplicadas por profissionais de fisioterapia ou que tenham feito algum curso específico em técnicas como ayuvédica, shiatsu, tuiná, reflexologia ou rolfing.

    A fisioterapia utiliza a massagem como instrumento diagnóstico e terapêutico. Esse profissional sabe que o toque seja ele profundo ou sutil, proporciona efeitos locais e gerais no organismo humano. Tanto efeitos físicos quanto psicológicos, explica a fisioterapeuta Simone Lima.

    Mas o privilégio de receber uma massagem não precisa ser usufruído necessariamente numa clínica ou nas mãos de um profissional. Se, findo o dia cheio no trabalho, você está sedento por uma boa massagem para aliviar as tensões, você pode ser massageado por mãos de um leigo.

    "Como o toque é um ato instintivo, a massagem para aliviar tensões pode ser aplicada por qualquer pessoa, desde que com cuidado", explica a fisioterapeuta Simone Lima.

  • Em casos de massagens relaxantes, devem-se estimular os músculos do ombro (trapézio) para liberar as toxinas e, em conseqüência, aliviar as tensões.
    2. A HISTÓRIA DA MASSAGEM

    A história da massagem é tão antiga quanto à do homem. Estudos arqueológicos indicam que, já na Pré-história, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem.

    Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios, hindus, Gregos, Romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências sobre os benefícios da massagem para o bem-estar. Mas os primeiros a reconhecer as propriedades curativas dessa técnica de friccionar o corpo foram os chineses, que assinam a literatura mais remota que se tem notícia: o texto médico Nei Ching, escrito 2800 a.C.

    A palavra massagem é de origem grega e significa amassar. Depois dos chineses, o pai da Medicina, o grego Hipócrates, fez uso das propriedades terapêuticas da massagem, que ele denominou anatripisis, cujo significado é friccionar pressionando os tecidos. A expressão foi traduzida para o latim como frictio e permaneceu em uso nos Estados Unidos até 1870. Frictio significa fricção ou esfregação.

    Na Índia, a expressão usada para designar massagem era shampooing. Na China, era Cong Fou e, no Japão, ambouk.
    3. ANTES DE INICIAR UMA SESSÃO DE MASSAGEM

    Como o toque faz parte da condição humana, leigos também estão aptos a fazer massagens, sendo uma prática sensitiva e intuitiva. Uma dica é, ao massagear alguém, você imaginar onde gostaria de ser massageado. Isso quando se tratam de massagens para aliviar tensões.

    Agora, se você quer efeitos mais concretos de uma sessão de massagem, o ideal é procurar um especialista. Também é fundamental lembrar que você vai receber uma massagem e não participar de uma sessão de tortura. Algumas técnicas, como reflexologia, são mesmo um pouco dolorosas, mas a dor só deve permanecer durante o procedimento ou algum tempinho

  • depois. “Se o seu corpo ficar dolorido por dois, três dias, é sinal de que a massagem está sendo
    aplicada de forma errada”, diz a fisioterapeuta Simone Lima .

    Cabe a quem está aplicando a técnica perceber os limites da dor de cada pessoa. Existe um mito, herança vinda da Alemanha do século 18, de que a massagem tinha de ser aplicada com força, ou não surtia efeito. Não é verdade. Segundo Simone, “a massagem feita com excesso de vigor pode romper os vasos sanguíneos e linfáticos, prejudicando circulação e a pessoa pode ficar mais tensa do que já estava”.

    RECOMENDAÇÕES

    Evite fazer uma refeição substancial e ingerir bebidas alcoólicas até uma hora antes da massagem.
    Se estiver grávida, consulte seu médico;
    Use roupa confortável, traje de banho ou peça íntima para as massagens que Utilizam óleos;
    A massagem não é recomendada nos seguintes casos: febre, doenças contagiosas, pós- operatórios, infecções de pele e câncer.
    4. OS TIPOS DE MASSAGENS

    As inúmeras técnicas de massagem desenvolvidas no Oriente e no Ocidente podem surtir os mais diversos efeitos, beneficiando a saúde e o bem-estar. Para facilitar a escolha do tipo mais adequado para os objetivos desejados relacionamos as alguns tipos de massagens oferecidas e seus benefícios:

    ANMA

    Anma significa apertar (An) e esfregar (Ma). É uma das mais antigas formas de massagem do mundo. A terapia do ANMA é baseada nos princípios da medicina oriental, utilizando técnicas especiais (pressão, massagem, amassamento, alongamento) para estimular pontos chaves, promovendo uma natural cura do corpo. Quando estes pontos são estimulados, aliviam a tensão muscular fato que facilita a circulação do sangue e da energia (Ki), objetivo primordial desta massagem. ANMA não utiliza óleos, podendo ser feita sobre a roupa do paciente.

  • BENEFÍCIOS: diminuição da tensão e do estresse, promovendo enorme relaxamento, normalização e equilíbrio das funções corpóreas, rejuvenescimento, combate de diversas doenças, tais como: dor-de-cabeça, gripe, asma, tontura, disfunção da pressão arterial, cólica e irregularidade menstrual, falta de vitalidade sexual e insônia.

    CONTRA-INDICAÇÕES: febre, doenças contagiosas, infecções de pele e câncer e após qualquer cirurgia.
    AYURVÉDICA

    Esta técnica faz parte de um sistema milenar indiano chamado Medicina Ayurvédica. Esse sistema concebe o ser humano em sua totalidade, e o estado de saúde como um estado de harmonia interna e externa. Reconhecendo o homem como parte integrante da natureza, assim como os animais e plantas, compreende que saúde e equilíbrio passam por uma vida em harmonia com a natureza e suas leis. A massagem ayurvédica é importante em todo processo de cura, atuando não só no âmbito físico, mas também no emocional, fisicológico e energético. Utiliza manobras por todo o corpo com o auxílio de óleo, o que facilita os movimentos, realizando alongamentos e torções similares aos exercícios de Yoga. O terapeuta pode usar tanto as mãos, como cotovelos, joelhos, punhos e pés. A massagem é feita com a pessoa em trajes íntimos ou de banho.

    BENEFÍCIOS: ativação da corrente sanguínea, eliminação de toxinas e do estresse, é relaxante, promove a estimulação do sistema imunológico e a abertura dos chakras (pontos energéticos).

    DRENAGEM LINFÁTICA

    Esta massagem realizada com manipulação suave promove a drenagem dos vasos linfáticos.

    INDICADA: para pessoas que sofrem de retenção de líquido e inchaços. A longo prazo, utilizando cremes à base de cânfora pode atenuar a celulite. É também bastante indicada para gestantes, após o terceiro mês de gestação.

  • MASSAGEM CLÁSSICA

    A massagem clássica, desenvolvida no ocidente, promove o relaxamento das tensões musculares, atenuando dores localizadas. Pode ser feita com ou sem óleo, com o paciente em trajes íntimos ou de banho.

    MASSAGEM A QUATRO MÃOS

    A massagem a quatro mãos é aplicada por dois terapeutas, combinando movimentos sincronizados, pressão, manipulação e alongamento. São utilizados movimentos do Shiatsu, Reflexologia, Clássica, Thai e Massagem de Esalem.

    BENEFÍCIOS - Melhora a circulação e a flexibilidade, promove alívio imediato, de pontos de
    tensão e, também, um profundo relaxamento.
    QUICK MASSAGE

    Técnica desenvolvida pelos americanos, cujas manobras são utilizadas nos grupos musculares mais afetados pelo estresse e pelo Dort (LER). As áreas massageadas são: coluna vertebral, ombros, cervical e membros superiores. A pessoa senta-se confortavelmente em uma cadeira especial recebendo a massagem sem a necessidade de despir-se.
    INDICAÇÕES: Estresse, cansaço físico e mental, tensão musculares localizadas. CONTRA-INDICAÇÕES: Gravidez nos três primeiros, febre alta, fraturas ósseas.

  • REFLEXOLOGIA PODAL SOKUTEI

    Esta técnica utiliza a pressão e massagem dos pés em pontos específicos que refletem em todas as partes do corpo. Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objetivo dissipar os bloqueios de energia no corpo.

    BENEFÍCIOS: Incita o corpo a curar-se, estimulando o sistema linfático e circulatório, promovendo a liberação de toxinas.
    TÂNTRICA

    A Massagem Tântrica é a linguagem do amor por meio do toque e da respiração. É o contato corporal que cria intimidade através do tato, pressão, movimento e carícias, as ferramentas que pode levar o casal à descoberta das trilhas dos caminhos da sensualidade e sensibilidade.

    SHIATSU

    O SHIATSU, (shi=dedo - atsu=pressão) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. A técnica consiste numa compressão de vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo) utilizando as pontas dos dedos ou as mãos. Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.

    BENEFÍCIOS: o relaxamento da musculatura promovendo o alívio de dores localizadas.

    CONTRA-INDICAÇÕES: pessoas com inflamações, anêmicas ou debilitadas fisicamente. Para pessoas que sofrem de osteoporose, os toques devem ser mais leves.

  • 5. INTRODUÇÃO
    O DO-IN é uma técnica de auto-massagem, ou massagem para indivíduos, aplicada nos pontos energéticos do nosso corpo, chamados de MERIDIANOS. É uma técnica milenar de auto-massagem, mas pode ser também aplicada, de origem chinesa, que se baseia nos princípios da acupuntura. A diferença é que, em vez de usar agulhas, a sua aplicação é feita com os dedos.

    O DO-IN tem como herdeiros a acupuntura, o moxabustão e o shiatsu, que são considerados como técnicas para serem aplicadas em curas de moléstias crônicas.

    ORIGEM

    O DO-IN tal como conhecemos hoje teve seu período áureo há cinco mil anos, no reinado de Huang-Ti, a quem se atribui a autoria do livro Nei Ching (Fundamentos da Medicina Chinesa).

    A técnica difundiu-se com rapidez por todo o Oriente e no Japão recebeu o nome de DO- IN, que significa o Caminho da Casa (o conhecimento do nosso próprio corpo).

  • ENERGIA
    Para a Medicina Tradicional Chinesa, quando a energia está bloqueada ou flui de maneira inadequada, surgem os desequilíbrios e, consequentemente, as doenças.

    É neste momento que devemos aplicar o Do-in, manipulando os pontos específicos de cada doença, fazendo com que a energia volte a fluir de forma equilibrada, recuperando a saúde e bem-estar.

    KI é a energia que flui no Universo, manifestando-se em seus dois aspectos opostos e complementares (negativo e positivo) que são denominados de Yin e Yang.

    Para um corpo saudável o KI deve fluir pelo nosso corpo através dos MERIDIANOS. de forma harmoniosa. Quando o equilíbrio interno se desfaz o organismo fica debilitado destruindo assim sua imunidade.

    O DO-IN é a técnica bastante simples de restabelecer o equilíbrio do KI (Yin e Yang), podendo ser aplicado pela própria pessoa ou uma outra pessoa desde que esteja em melhores condições físicas.
    6. O RELÓGIO CÓSMICO

    Na Medicina Tradicional Chinesa existe um fenômeno que se utiliza para o controle biológico do organismo, onde acontece a circulação energética. Embora exista um fluxo energético constante e polarizado em cada meridiano ou canal de energia, sempre haverá, dependendo da hora do dia, uma quantidade maior de energia num dos canais, determinando o que se conhece como "relógio cósmico ou orgânico".

    A energia vital inicia sua ação no Meridiano do Pulmão, passando depois ao Meridiano do Intestino Grosso, em seguida ao do Estômago, do Baço-pâncreas, do Coração, do Intestino Delgado, da Bexiga, dos Rins, ao Meridiano de Circulação-Sexualidade, ao Triplo Aquecedor, ao da Vesícula Biliar, e por último ao do Fígado. Então, volta ao Meridiano do Pulmão, fechando o círculo e iniciando outro no mesmo instante.

    Graças a esse "relógio", sabendo-se em que momento o canal principal de energia encontra-se em determinada posição, torna-se possível equilibrar todo o sistema energético de uma pessoa, canalizando essa energia mais concentrada para meridianos com escassez de energia.

  • De modo geral, a cada 2 horas a energia vital concentra-se em um meridiano determinado.Esse circuito é útil para todas as técnicas ligadas à acupuntura, seja a aplicação de agulhas, a massagem ou o calor e também para verificar o bom funcionamento dos órgãos, como por exemplo, do intestino grosso, se este não está funcionando das 5 às 7 horas, estará atrasado e pode precisar ser estimulado.
    PULMÃO - HORÁRIO: 03 HORAS ÀS 05 HORAS
    INTESTINO GROSSO - HORÁRIO: 05 HORAS ÀS 07 HORAS ESTÔMAGO - HORÁRIO: 07 HORAS ÀS 09 HORAS
    BAÇO-PÂNCREAS - HORÁRIO: 09 HORAS ÀS 11 HORAS
    CORAÇÃO - HORÁRIO: 11 HORAS ÀS 13 HORAS INTESTINO DELGADO - HORÁRIO: 13 HORAS ÀS 15 HORAS BEXIGA - HORÁRIO: 15 HORAS ÀS 17 HORAS
    RIM - HORÁRIO: 17 HORAS ÀS 19 HORAS
    CIRCULAÇÃO-SEXO - HORÁRIO: 19 HORAS ÀS 21 HORAS
    TRIPLO-AQUECEDOR - HORÁRIO: 21 HORAS ÀS 23 HORAS VESÍCULA BILIAR - HORÁRIO: 23 HORAS À 01 HORA FÍGADO - HORÁRIO: 01 HORA ÀS 03 HORAS


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO DE MASSAGEM DO-IN