Curso Online de Medicina Chinesa Fundamental

Curso Online de Medicina Chinesa Fundamental

Os métodos terapêuticos utilizados abrangem a acupuntura, a fitoterapia, tuina (massagem terapêutica chinesa), qigong e tai chi chuan (p...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Os métodos terapêuticos utilizados abrangem a acupuntura, a fitoterapia, tuina (massagem terapêutica chinesa), qigong e tai chi chuan (práticas energéticas), psicoterapia e dietética (Terapia Alimentar). Atribuiu-se a Fu Xi a descoberta dos alimentos e dos oito trigramas do Pakua, base do I Ching; a Shen Nong o estudo da Fitoterapia, e a Huang-Di, o Imperador Amarelo, é atribuída a base do livro mais fundamental da medicina chinesa, o Huang Di Nei Jing (Tratado de Medicina interna).

Como o próprio nome sugere, o Taoísmo tem como princípio básico o Tao, força fundamental presente em todo o Universo e em tudo que nele existe ? seres e fenômenos. O Tao é a unidade entre duas forças ou energias opostas que se complementam em um dinâmico e constante movimento em busca de equilíbrio, cuja representação é o Taichi ou TAIJITU (Yin Yang).

Outra característica essencial à Teoria da Polaridade Universal é a de que tudo no Universo está em constante movimento, (I Ching)-mutação. Tudo é Yin e Yang, nada é só Yin ou Yang. E tal como em uma corrente elétrica, a energia presente em todo o Universo e no Homem, não é perdida e, sim transferida e transformada. Excesso em Yin equivale à deficiência em Yang e vice-versa. Essa mobilidade ou dinâmica é fundamental para entendermos todo o processo da Energética Humana, seu trajeto nos meridianos, isto é, os caminhos, os canais por onde circula a energia no corpo humano, nos órgãos, tecidos, ossos, etc. Essa é a base de atuação da Acupuntura, por exemplo.

Além do YIN YANG, os chineses antigos perceberam, talvez através da observação dos fenômenos naturais e suas evoluções de acordo com as estações, que o mundo se organizava em torno de cinco elementos ligados ao tempo e espaço: MADEIRA, FOGO, TERRA, METAL E ÁGUA. A Teoria dos Cinco Elementos é de vital importância para compreender-se a constituição dinâmica de absolutamente tudo que existe. A cada um desses cinco elementos estão associados um ponto cardeal ou direção, uma estação, um sabor, uma cor, um órgão (que é Yin), uma víscera (Yang), um meridiano, uma emoção, entre outros.

*Terapeuta naturalista e massagista. *Técnico em medicina chinesa, *Técnico em medicina ayurveda *Técnico em medicina e tibetana *Consultor programação neurolinguística. *Consultor inteligência emocional aplicada em sala de aula. *Técnico em leitura dinâmica, mapas mentais e aprendizagem acelerada. *Formado em química / biologia



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • MEDICINA CHINESA FUNDAMENTAL

  • Introdução

    Quando ouvimos falar em Medicina Chinesa, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é a Acupuntura. Mais o que poucos sabem é que na Medicina Tradicional Chinesa a acupuntura não é o único método de tratamento.

    A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) conhecida também apenas como Medicina Chinesa é um conjunto de técnicas da medicina tradicional desenvolvida na China a milhares de anos atrás. Podemos dizer que essa é a terceira forma de medicina mais antiga do mundo.
    Principais métodos da MTC:
    Tuína/ Tui Na
    Acupuntura
    Moxabustão
    Ventosaterapia
    Fitoterapia Chinesa
    Terapia Alimentar Chinesa
    Praticas Físicas( Meditação, Lian Gong, Artes Marciais, etc)

  • Técnicas associadas

    Também podemos citar mais duas técnicas associadas a esses métodos:

    Auriculoterapia
    Gua Sha
    O que poucas pessoas sabem é que a Medicina Tradicional Chinesa não é apenas uma forma de tratamento. Na China essa medicina é realizada como forma de diagnosticar e também realizada de forma preventiva onde assim evitando com que as doenças de desenvolva no organismo.

    A MTC trabalha em cima do equilíbrio da energia corporal onde se acredita que tendo um total equilíbrio dessas energias, o organismo funciona corretamente não tendo assim o porquê do aparecimento das doenças.

  • Historia da Acupuntura

    A acupuntura surgiu inicialmente na China Antiga tendo como objetivo principal a prevenção das doenças. Posteriormente descobriu-se que, através da estimulação de pontos específicos, a técnica poderia também ser utilizada para tratamento de patologias, desequilíbrios e desarmonias do corpo humano.

    A palavra “acupuntura” origina-se do latim, a partir de acus (agulha) e punctura (puncionar). A Acupuntura refere-se, portanto, à inserção de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo, para produzir o efeito terapêutico desejado.
    Esse método terapêutico chinês, originado há mais de 3.000 anos, baseia-se na inserção de agulhas descartáveis em pontos específicos do corpo, chamados pontos de acupuntura, a fim de estimular o sistema nervoso central e o periférico a liberar neurotransmissores que favoreçam o processo de restauração e manutenção da saúde. A Medicina Tradicional Chinesa abrange vasto campo de conhecimento, envolvendo vários setores ligados à saúde. Suas concepções são voltadas principalmente ao estudo dos fatores causadores da doença, à maneira de relata-la conforme os estágios da evolução do processo patológico e ao estudo das formas de prevenção, na qual reside toda a filosofia e a essência da medicina chinesa.

  • Acupuntura Durante milênios

    Durante milênios acreditou-se que o mecanismo de ação da acupuntura fosse puramente energético. No entanto, com a difusão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no ocidente, muitos pesquisadores começaram a questionar sobre a participação de estruturas orgânicas no mecanismo de ação da acupuntura, e o desenvolvimento de pesquisas nessa área, principalmente nas últimas décadas, evidenciou estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e o periférico, bem como vários tipos de neuro-hormônios. A Medicina Chinesa é um vasto de conhecimento de origem e de concepção filosófica abrangendo vários setores ligados a saúde e a doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo, dos fatores causadores da doença, a sua maneira de tratar conforme os estágios da evolução do processo de adoecer e principalmente aos estudos das formas de prevenção na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa. A acupuntura foi idealizada dentro do contexto global da filosofia de TAO e dos concepções filosóficas e fisiológicas que nortearam a medicina chinesa. A concepção dos canais de energia e dos pontos de acupuntura, o diagnostico e o tratamento baseiam-se nos preceitos do Yang e do Yin dos cincos movimentos da energia (Qi) e do sangue (Xue). A terapia por acupuntura tem como meta regular a atividade funcional do Qi do sangue do Jing Luo, em vista da patologia de tal meridiano ou de tal víscera, determinando o ponto a ser inserido, próximo do lugar afetado ou um ponto afastado, situado no trajeto do meridiano.

  • Qi (Energia)

    O conceito de Qi é absolutamente central ao âmago do pensamento medico chinês. A natureza mutante do Qi, entre uma substancia material e uma força etérea e sutil, é central a visão medica chinesa de corpo e mente como uma unidade integrada. A variedade infinita de fenômenos no universo resulta da união e dispersão de Qi para formar fenômenos de vários graus de materialização. Tal idéia de agregação e dispersão de Qi foi discutida por muitos filósofos chineses de todas as épocas. O Qi é a base das infinitas manifestações da vida do universo, inclusive minerais, vegetais e animais (incluindo os seres humanos).

  • Xue (Sangue)

    A essência dos alimentos ou Qi, derivado dos alimentos e das bebidas, é transformada e Xue no tórax pela ação do coração (Xim) e o pulmão (Fei). O aspecto yin do Jing, armazenado nos rins (Shen) produz a medula óssea que produz o sangue (Xue). Alem disso, o aspecto yang do Jing ou yang Qi, ativa as transformações executadas pelo coração (Xim) e o pulmão (Fei) no aquecedor superior e baço/ pâncreas (Pi) e pelo estomago (Wei) no aquecedor médio.

  • Jing (Essência)

    O Jing é a essência energética que promove a formação, desenvolvimento, manutenção e recuperação do individuo. O Jing de origem Pré- celestial é formado pela energia que recebemos de nossos pais, ele orienta a formação do individuo, oferecendo as diretrizes energéticas que irão formar e desenvolver o novo ser. O Jing Pos- celestial, que se forma após o nascimento pela capitação da energia do céu (ar) e da terra (alimentos), é responsável pelo desenvolvimento da criança até a fase adulta e também por sua manutenção e recuperação, pode sofrer a ação do meio interno ou externo, causando o desequilíbrio energético, e manifestar como inúmeras doenças. É notório que esse Jing pode ser recuperado ao longo da vida por correções nos hábitos, na alimentação e pela ação da acupuntura acompanhada por ervas especificas para cada caso.

  • “A medicina tradicional chinesa (MTC), (em chinês: , zhngy xué, ou , zhngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental”
    Séc. VI a.C
    Espíritos perverso Doença
    Desequilíbrio dos seis fatores
    Yin, Yang, vento, chuva, noite e dia
    Séc. II d.C
    Pó de Mafei (anestésico)
    Séc. VII
    Newly Revised Herbalism - Farmacopéia mais antiga
    Séc. XI
    Estátua de bronze com pontos de acupuntura

  • Medicina e farmacologia Chinesa

    Literatura acumulada publicada
    Registros médicos
    Receitas provadas
    Remédios caseiros
    Prescrições secretas
    Surgimento da Medicina e farmacologia Chinesa
    As atividades médicas existem desde que as pessoas existem, originando-se da luta do homem primitivo contra as doenças.

  • O Fogo
    Luz, calor e proteção contra o frio
    Defesa de ataques de animais selvagens e saques humanos
    Introdução de alimentos cozidos na dieta
    FONTES DE ALIMENTO
    Ferramentas de caça
    Agricultura primitiva


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Técnicas Associadas
  • Historia da Acupuntura
  • Acupuntura Durante Milênios
  • Qi (energia)
  • Xue (sangue)
  • Jing (essência)
  • Medicina e Farmacologia Chinesa
  • Introdução dos Cinco Elementos
  • Cinco Elementos
  • Cinco Elementos - Ciclo de Geração (shen)
  • Cinco Elementos - Ciclo de Controle (ko)
  • Cinco Elementos - Ciclo de Contra Dominância
  • Classificação dos Cinco Elementos na Natureza e no Ser Humano
  • Patologia e Caso Clínico
  • Diagnóstico e Tratamento
  • Medicina Mente e Corpo
  • Pontos dos Meridianos
  • Pontos Perigosos
  • Acupuntura Clássica
  • Tipos de Agulhas.
  • a Profundidade da Inserção Depende dos Fatores
  • Inserção Passo a Passo
  • Ângulo de Inserção
  • Técnicas de Manipulação da Agulha
  • Técnicas de Tonificação Com Agulhas(bu)
  • Técnicas de Sedação Com Agulhas(xie)
  • Quando Tonificar e Sedar
  • Concepções Patogênicas da Acupuntura
  • Seis Profundidades
  • Quatro Níveis
  • Oito Princípios
  • Shu Antigos
  • Caso dos Antigos Pontos Shu
  • Vasos Extraordinários
  • Pontos de Transporte Posterior (back Shu)
  • Pontos Distais e Locais de Acordo Com Áreas Específicas
  • Como Tratar Um Paciente Desmaiado
  • Agulha de Três Pontas
  • Agulha de 7 Pontas (flor de Ameixeira)
  • Gua-sha
  • Bibliografia
  • Bibliografia Complementar