Curso Online de SEGREDOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - NÍVEL BÁSICO

Curso Online de SEGREDOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - NÍVEL BÁSICO

Acupuntura é manipulação da bioeletricidade em nosso corpo, através de agulhas próprias, inseridas em pontos, distribuídos em meridianos ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 13 horas


Por: R$ 39,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Acupuntura é manipulação da bioeletricidade em nosso corpo, através de agulhas próprias, inseridas em pontos, distribuídos em meridianos do corpo humano, conhecidos a milênios pela medicina oriental, que realizam a sua harmonização, sedação ou tonificação de acordo com a necessidade. O corpo humano, pode ser comparado com uma bateria, capaz de armazenar muita energia, na forma de glicogênio e gordura nos músculos e no fígado. Nosso corpo é composto de 64% de solução salina chamada de "soro fisiológico" que é um bom condutor de eletricidade. A solução salina é chamada na eletrotécnica de "solução eletrolítica" que em contato com as células nervosas, gera bioeletricidade química. A cada batida do nosso coração (pulsação) produz-se uma corrente de um ciclo por segundo e de um "watt" de potência elétrica dissipada. Dessa maneira verifica-se que o ser humano, é uma máquina elétrica! A acupuntura modula essa energia através dos meridianos distribuídos pelo nosso corpo.

*Terapeuta naturalista e massagista. *Técnico em medicina chinesa, *Técnico em medicina ayurveda *Técnico em medicina e tibetana *Consultor programação neurolinguística. *Consultor inteligência emocional aplicada em sala de aula. *Técnico em leitura dinâmica, mapas mentais e aprendizagem acelerada. *Formado em química / biologia



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • MEDICINA TRADICIONAL
    CHINESA AVANÇADA
    - NÍVEL I

    Professor Sérgyo Costa

  • Vantagens e desvantagens da Acupuntura

    Vantagens e desvantagens da Acupuntura
    A Acupuntura é uma prática que se tornou popular desde os temposantigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devido àsimplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.
    Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos noque se refere à qualidade da Acupuntura:
    1. Inúmeras possibilidades de aplicação.
    É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendoauxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente-mente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidadesterapêuticas. Mesmo em patologias cirúrgicas, a Acupuntura pode ser usadapara melhorar o estado imunológico do paciente e apressar a recuperação noperíodo pós-operatório.
    2. Diminuição do uso de medicamentos.
    Atualmente, o uso de drogas está se tornando abusivo, com frequentesintoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A Acupuntu-ra regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea,aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituiçãocorporal; por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta aeficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômicoem relação ao tradicional método da alopatia.

  • 3. Simplicidade da instrumentação necessária.
    Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transportar. A Acu-puntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente emalgumas emergências, como o colapso, insolação ou angina pectoris. Nummeio onde não há facilidades médicas é mais evidente sua utilidade.
    4. Segurança no tratamento.
    A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas umaeficiente esterilização das agulhas e um bom nível técnico do terapeuta.
    5. Complementa as lacunas da medicina moderna. Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiuresolver muitos dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo,doenças como as espondiloses, as periartrites degenerativas, as colagenoses eoutras auto-imunes. Em muitas dessas patologias, a Acupuntura, isoladamenteou associada a drogas, obtém melhores resultados.
    6. É método auxiliar no diagnóstico.
    Muitas doenças são difíceis de diagnosticar. A sensação proveniente daaplicação das agulhas pode denotar alterações neurológicas. A localização doprocesso patológico pode também ser indicada pela resposta à estimulação dedeterminados pontos, o que auxilia o diagnóstico.
    Além do mais, se a doença é funcional, a Acupuntura, via de regra, trazmelhoras evidentes, o que não ocorre se já houve lesão orgânica; neste caso elaserve como prova terapêutica.

  • 7. Os aspectos desfavoráveis.
    Podemos citar dois aspectos básicos, que consideramos desfavoráveis àAcupuntura. Primeiro, o temor despertado pelas próprias agulhas. Por isso,muitos outros métodos de estimulação têm sido desenvolvidos na esperança desubstituir as agulhas, mas infelizmente ainda não se conseguiram os mesmosefeitos que as agulhas oferecem.
    Em segundo lugar, a Acupuntura exige um longo período de tratamento,de perfeição e de maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos deaprendizado.

  • Conceitos mecanismos da Acupuntura

    Conceito sobre os mecanismos da Acupuntura
    O corpo humano é formado da união de células que dão origem aostecidos ou órgãos; estes se associam entre si e colaboram para preservar asfunções de locomoção, digestão, defesa, respiração etc. As conexões entre osdiversos sistemas fazem-se, de modo geral, pelo sistema nervoso, cujo centro é océrebro, que controla e regula todas as funções. Assim, o organismo respondecomo um todo às alterações do meio.
    Por exemplo, no calor, há vasodilatação, com aumento da sudorese natentativa de diminuir a temperatura corpórea. No frio, ocorre o contrário, comvasoconstrição e economia do calor corporal. Se o frio é excessivo, verificam-se tremores, que se destinam a gerar mais calor e a manter a homestermia eas funções celulares normais.
    Se a função do sistema nervoso é adequada, ela preserva a adaptação e asaúde do organismo. Se o organismo sofre alguma lesão, o sistema nervosopode responder, atuando em vários níveis para contê-la. Por exemplo, se háinvasão bacteriana com liberação de toxinas, o sistema nervoso, para prover,meios de eliminar as bactérias e suas toxinas, reage com hipertermias, leucoci-tose, aumento da secreção de muco, tosse, náuseas, vômito.

  • Sob a direção do sistema nervoso, o organismo é capaz de prover váriosmecanismos de compensação. Assim, se o coração está doente, há má circula-ção. O sistema nervoso prove então alterações como a dilatação das coroná-rias, aumentando a pressão de O2 e a cardiomegalia. No caso dos rins, ocorre omesmo: se um é deficiente, o outro se hipertrofia para compensar a queda dafunção.
    Por isso, um sistema nervoso em boas condições é capaz de reagir a lesõescom reações compensatórias capazes de devolver o estado de saúde aoorganismo.
    É claro que há outros fatores em jogo. O grau da lesão é importante.Além do mais, o sistema nervoso sofre influência do corpo como um todo. Se ocorpo estiver enfraquecido, em estado depressivo, sofrendo ansiedades etc.,isso se refletirá negativamente sobre o sistema nervoso.
    Às vezes, as próprias reações de adaptação, quando exacerbadas, podempiorar o estado do doente. Por exemplo, na cólera, provocar a diarréia visa aeliminação dos patógenos; mas, se o processo for excessivo, poderá matar opaciente por desidratação. Ainda nas lesões articulares, se o espasmo muscularao redor for demasiado, pode levar à isquemia e a um círculo inflamatóriovicioso.

  • Alguns fatores externos não têm importância em si, mas, ao provocaremrespostas inadequadas, podem provocar o desenvolvimento da doença. Porexemplo, em pessoas alérgicas, graves crises podem ser desencadeadas porpequenas quantidades de antígenos externos. Muitas vezes, em certas patolo-gias, não se compreende o mecanismo de ação do sistema nervoso. Isso se deveà carência de conhecimentos que a medicina demonstra acerca da plenitude deação das células nervosas; por isso, é comum admitir-se que as células sempresão lesadas diretamente por agentes externos (químicos ou bacterianos). Essasnoções são incompletas. A doença é o fruto da interação entre os agentesagressores e a resposta do organismo, comandada pelo sistema nervosocentral; às vezes, a lesão do próprio sistema nervoso e seus mecanismos dereação podem piorar a doença. Com certa freqüência, quando a lesão ésuficientemente profunda, não se consegue o estado de equilíbrio e o pacientemorre.
    A Acupuntura não está voltada diretamente para os agentes agressoresexternos e, por isso, seu tratamento não visa apenas a tratar o local comprome-tido no corpo, mas age sobre todo o sistema nervoso, estimulando o mecanis-mo de compensação e equilíbrio em todo o corpo, para com isso sanar adoença. Há muitas doenças que se originam a partir da má absorção devitaminas e cuja causa é o distúrbio do sistema nervoso. Nesses casos dedeficiência, pode-se obter bons resultados através da Acupuntura, dispensan-

  • do-se o uso das vitaminas. O mesmo ocorre com outras doenças endócrinas,ocasião em que se conseguem muitos bons resultados com a Acupuntura sem ouso de hormônios exógenos.
    Pesquisas recentes visam a entender o mecanismo de ação da Acu-puntura:
    1. A Acupuntura altera a circulação sanguínea. A partir da estimulação decertos pontos, pode-se alterar a dinâmica da circulação regional proveniente demicrodilatações. Outros pontos promovem o relaxamento muscular, sanandoo espasmo, diminuindo a inflamação e a dor.
    O estímulo de certos pontos promove a liberação de hormônios, como ocortisol e as endorfinas, promovendo a analgesia.
    A Acupuntura ajuda a aumentar a resistência do hospedeiro. Quando háagressão externa, alguns sistemas orgânicos são prejudicados. Há uma regula-ção interna para oferecer resistência à doença. A Acupuntura exacerba estesmecanismos para que em menos tempo o equilíbrio e a saúde sejam restabeleci-dos. Muitas pesquisas revelam ser possível o estímulo do hipotálamo, dahipófise e de outras glândulas que atuam na recuperação.

  • A Acupuntura regula e normaliza as funções orgânicas. As diversas funçõesno homem são inter-relacionadas. Se há algum distúrbio alterando esse inter-relacionamento, ocorre a manifestação de sintomas e a doença se estabelece.O estímulo pela Acupuntura pode dinamizar e restabelecer os relacionamen-tos anteriores e apressar a recuperação.
    A Acupuntura promove o metabolismo. O metabolismo é fundamental namanutenção da vida. Em certas condições de doença, há alteração do metabo-lismo dos diversos órgãos, com conseqüente prostração e deficiência doorganismo. A Acupuntura permite a recuperação desse metabolismo, impor-tante no processo de cura.
    Observações
    Apesar de a Acupuntura produzir efeitos reais no tratamento de diversasdoenças, e de seus processos terem sido esclarecidos pela pesquisa atual, elapossui características próprias que diferem, em muitos aspectos, da medicinamoderna. A primeira observação a este respeito refere-se à nomenclatura: asfórmulas e conceitos da Acupuntura, sobre as doenças, são inteiramentediferentes dos conceitos da medicina moderna, pois resultam de uma experiên-cia milenar. Conseqüentemente, muitas pessoas acreditam que a Acupunturanão satisfaz as condições exigidas pela prática científica, visto que seusprocessos terapêuticos não são ainda totalmente compreendidos pela ciênciaatual. Esse fato tornou-a vítima da incredulidade por parte de muitos profissio-

  • nais que, assim, lhe negam uma atenção e pesquisa mais profundas.
    Em muitas sociedades, a falta de conhecimento sobre este assunto fazcom que a Acupuntura seja exercida por leigos que escapam ao controle eincorporação dos órgãos oficiais das áreas de saúde. Por causa deste panora-ma, muitos médicos, por temerem ser apontados como charlatães, sentem-seconstrangidos em buscar um intercâmbio de conhecimentos com os acupuntu-ristas.
    - Pesquisas efetuadas neste último ano e que estudaram a atuação daneuroatividade do sistema nervoso na gênese das doenças, podem levar a umamelhor compreensão ou mesmo a certas reformulações nas bases teóricas damedicina moderna. Assim, a Acupuntura pode, no futuro, contribuir positiva-mente para a reestruturação de determinadas partes da medicina moderna.
    A Acupuntura é hoje amplamente aplicada em muitas enfermarias e tem-se demonstrado que em muitas patologias seu efeito terapêutico supera o usode drogas ou de outras modalidades de terapias, enquanto em outras doenças'seus efeitos têm-se mostrado inferiores ao uso de drogas, à cirurgia e a outrasformas de tratamento.

  • O princípio terapêutico consiste na escolha de um método eficaz, sim-ples, que seja capaz de restaurar a saúde do paciente.
    A escolha da modalidade terapêutica dependerá da patologia em si e dascondições apresentadas pelo paciente.
    Há muitos acupunturistas leigos que, por desconhecerem os métodosterapêuticos da medicina moderna, ou por serem da opinião que a Acupunturaé capaz de tratar todos os tipos de doenças, prejudicam o paciente, privando-ode receber um tratamento mais adequado e específico.
    Para que se possa tratar uma doença, é preciso saber chegar ao seudiagnóstico. O esquema terapêutico deve então ser arquitetado por um profis-sional médico competente, que localizará o controle e os cuidados durante operíodo do tratamento. Por exemplo, no caso de doenças dolorosas, o trata-mento implica não só o controle da dor em si, mas também a busca e a cura desua causa.
    A Acupuntura é uma arte terapêutica que deve estar entre as primeirasindicações na terapêutica de muitas patologias e deve ser exercida por médi-cos especializados ou pessoal médico especialmente treinado


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 39,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Vantagens e desvantagens da Acupuntura
  • Conceitos mecanismos da Acupuntura
  • Yin-Yang
  • Tabelas comparativas
  • Teoria Yin-Yang
  • Relação de influência e transformação -Yin e Yang
  • Teoria dos cinco elementos
  • Classificação dos cinco elementos na natureza
  • Classificação dos cinco elementos no corpo humano
  • As relações de geração e de inibição dos cinco elementos
  • Gráfico meridianos mãos e pernas
  • Teoria dos meridianos
  • Relação doze meridianos ordinários
  • 5 elementos e os meridianos superficiais e profundos-Gráfico
  • Função dos meridianos
  • Distribuição dos doze meridianos
  • Fluxos e conexões dos meridianos
  • Pontos de Diagnóstico e os Tratamentos - Medicina Chinesa
  • Quatro procedimentos do diagnóstico Inspeção
  • Camada superficial da língua
  • Base da língua
  • Pulsologia Exame físico
  • Tabela l -localização
  • Gráfico da pulsologia
  • Dezesseis tipos de pulsos:
  • Oito critérios na classificação das síndromes
  • Síndrome do frio e do calor
  • Diferencial energético entre as Síndromes Superficial-Profunda e de Frio-Calor
  • Síndromes de Excesso
  • Síndromes de Excesso podem ser subdivididas em três categorias
  • síndromes dos seis fatores
  • Meridianos Ordinários
  • Os pontos da Acupuntura
  • Medidas importantes
  • Sintomas principais
  • pontos dos meridianos dos pulmões
  • Quadros clínicos
  • Pontos do meridiano do intestino grosso