Curso Online de ÁGUA - Características e Conscientização
5 estrelas 25 alunos avaliaram

Curso Online de ÁGUA - Características e Conscientização

O curso aborda as características da água no geral, química e física, consumo, tratamento e conscientização para sua economia, preservaçã...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 16 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda as características da água no geral, química e física, consumo, tratamento e conscientização para sua economia, preservação e conservação.
O curso é indicado para estudantes e profissionais de meio ambiente, química, qualidade, estudantes e professores de nível fundamental e médio e demais áreas de interesse.

Estude aqui na MIP CURSOS, cursos on line de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Medicina do Trabalho, Ergonomia, Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios, Prevenção de Acidentes e vários outros temas atuais, baseados em Normas Regulamentadoras, legilações e procedimentos. Conheça os desafios enfrentados no dia-a-dia e perceba que a qualificação é essencial para o perfeito funcionamento de uma grande, media ou pequena empresa. Entenda como os profissionais atualizados, qualificados e capacitados são importantes para as operações dentro de diversos estabelecimentos Industriais e Comerciais. Estude a distância e aprenda conosco. Matricule-se e comece a aplicar coisas simples na sua empresa, evitando acidentes e garantindo o bem estar dos funcionários. CORPO DOCENTE: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Ambiental, Engº Mecânico, Engº Produção, Fisioterapeuta do Trabalho, Gestor Ambiental, Técnico Segurança do Trabalho, técnico em Enfermagem do Trabalho, Bombeiro Civil.


- Leandro Ribeiro

- Josinete De FÁtima Ferreira

- Claudia Nalon Pires

- Valsirene Abrante Sarmento

- Edilson Januario De Freitas

- Maria Do Carmo Antunes Martin

- Isabela Moura Fonseca

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

- Camila Nereida De Souza

- Aline Cristina Batista Lima

- Fabricia Ferreira Franco Da Silva Santos

- Francisco Hermógenes Da Cunha Neto

- Eloisa Helena Rangel Macedo

- Dara Luiza Campos Do Valle

- Rosely Francisca De Jesus Alves

- Marilza Do Rosário

- Marusa Zanon Valente

- Elizana Dos Reis Medrado Balduino

- Artur Chaves Cervi

- Fabio Da Silva

- Vilma Silva Lima

- Cleymison Cavalcante Da Silva

- Elaine Helena Nascimento Dos Santos

- Shangela Oliveira Ventura

- Mariliza Moraes Lino Machado

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Água – O que è ?

    A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.
    É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água.

    Embora pequenas quantidades de água pareçam transparentes a olho nu, a água é um composto químico de coloração levemente azulada. Ao contrário da ideia popular, a água possui uma cor intrínseca que se deve ao espectro seletivo de absorção da luz.

  • A água cobre 71% da superfície da Terra.
    Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos, de acordo com Paulo Carvalho de Noronha. 1,6%encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. 
    Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta.
    Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.

  • A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar.
    A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
    A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas.
    As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.

  • Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.
    O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo.
    Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região.
    No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável.
     A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte.
    Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.

  • Fases da água

    A água pode ser encontrada na natureza sob a forma sólida, líquida e gasosa(vapor de água).
    Este último, pode ser encontrado na atmosfera, proveniente da evaporação de mares, rios e lagos.
    A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o estado líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete passando a líquido.

    A mudança de estado sólido para líquido recebe o nome de fusão, enquanto que a do estado líquido para o sólido de solidificação.
    Do estado líquido para a forma vapor, temos o fenômeno de vaporização e, da forma de vapor para a líquida, de condensação ou liquefação.
    A evaporação da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente e é lenta. O ponto de ebulição da água está relacionado à pressão atmosférica

  • ÁGUA

    PODER DE VIDA E MORTE
     
    A HISTÓRIA HUMANA É MARCADA PELA NECESSIDADE DO DOMÍNIO SOBRE A ÁGUA.
    SABER ADMINISTRA-LA TEM SIDO O EIXO DA SOBREVIVÊNCIA DE VÁRIAS CIVILIZAÇÕES.
    ENTRE A CIÊNCIA E O IMAGINÁRIO, CONVIVEM ATRÁS DA ÁGUA INUMERÁVEIS LUTAS, MITOS E ACONTECIMENTOS, QUE SÃO O SEDIMENTO DE TODAS AS CULTURAS.

  • DE TODA A ÁGUA QUE EXISTE NA TERRA, MENOS DE 2,6% É DOCE, OU SEJA, BOA PARA O CONSUMO HUMANO.
    O SÁBIO CICLO DA ÁGUA GARANTE QUE ESSA PORCENTAGEM SE RENOVE CONTINUAMENTE.
    AO MESMO TEMPO QUE CRESCEM AS INTENSAS ATIVIDADES DO HOMEM – E SEUS EFEITOS POLUENTES – A ÁGUA SE TORNA ESCASSA E DE MÁ QUALIDADE.
    DE FONTE DE VIDA E RIQUEZA, ELA ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM ALGOZ DE POPULAÇÕES INTEIRAS.
    A ÁGUA SUJA DOS ESGOTOS, QUASE NUNCA TRATADOS, É VEÍCULO DE DOENÇAS QUE ATINGEM OS GRUPOS SOCIAIS MAIS FRÁGEIS, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.

  • EM FORMA DE CHUVAS NAS ZONAS TRÓPICAS ÚMIDAS, DE RELEVO ACIDENTADO E INSTÁVEL, A ÁGUA CAUSA DESMORONAMENTOS QUE MATAM AQUELES QUE NÃO TEM OUTRO LUGAR PARA CONSTRUIR SUAS CASAS ALÉM DOS MORROS E MARGENS DE CÓRREGOS.

    EM REGIÕES BAIXAS E PLANAS, A VIOLÊNCIA DA ÁGUA SE EXPRESSA POR INUNDAÇÕES QUE PARECEM QUERER ARRANCAR DA POPULAÇÃO OS ESPAÇOS QUE FORAM TIRADOS DOS CÓRREGOS E RIOS E DESTROEM, POR EXEMPLO, AS POSSIBILIDADES AGRÍCOLAS.

  • ESSE É O GRANDE PARADOXO DAS ÁGUAS: LIMPAS E RACIONALMENTE USADAS SIGNIFICAM VIDA E PROSPERIDADE; SUJAS E MAL USADAS SÃO INSTRUMENTO DE DESTRUIÇÃO E MORTE.
    A PROCURA DE CAMINHOS PARA O MANEJO RACIONAL DA ÁGUA – SUA QUANTIDADE, SUA QUALIDADE, SUA DISTRIBUIÇÃO – É URGENTE.
    COMO URGENTE TAMBÉM É COMPREENDER QUE CADA CORPO DE ÁGUA ESTÁ EM UMA ``BACIA´´, OU SEJA, EM UMA ÁREA COMPARTILHADA.
    O USO EFICAZ DESTE RECURSO SOMENTE PODE SER FEITO ATRAVÉS DOS DOIS EIXOS DA QUESTÃO AMBIENTAL: A SOLIDARIEDADE E A INTERDEPENDÊNCIA.
    SE NÃO CUIDAMOS DELA COM AMOR E SABEDORIA, A ÁGUA DEIXA DE SER FONTE DE VIDA E RIQUEZA E TRANSFORMA-SE EM ALGOZ DAS POPULAÇÕES.

  • Onde está a água do planeta?

    97% OCEANOS
    2% GELEIRAS, LOCAIS INACESSÍVEIS E ATMOSFERA
    1% RIOS, LAGOS E LENÇÓIS SUBTERRÂNEOS

  • O BRASIL COMPORTA MAIS DE 11% DE TODA A ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO.

    A REGIÃO AMAZÔNICA ABRIGA 70% DESSAS ÁGUAS E OS 30% RESTANTES ENCONTAM-SE DESIGUALMENTE POR TODO O PAÍS.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • ÁGUA, O QUE É ?;
  • FASES DA ÁGUA;
  • DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA;
  • A ÁGUA NO CORPO HUMANO;
  • A ÁGUA E O DESENVOLVIMENTO;
  • O DESPERDÍCIO DA ÁGUA;
  • CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO;
  • FALTA DA ÁGUA;
  • VOCÊ SABIA ?;
  • PARÂMETROS DE CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA;
  • LEGISLAÇÃO
  • PARÂMETROS FÍSICOS;
  • PARÂMETROS QUÍMICOS;
  • MATÉRIA ORGÂNICA E OXIGÊNIO;
  • NUTRIENTES;
  • ÂNIONS;
  • METAIS;
  • CONTAMINAÇÃO;
  • CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS;
  • AUTODEPURAÇÃO;
  • CARACTERIZAÇÃO;
  • SISTEMAS DE TRATAMENTO.