Curso Online de Estudos Ambientais no Estado de Minas Gerais

Curso Online de Estudos Ambientais no Estado de Minas Gerais

De acordo com a Resolução CONAMA nº. 237, de 19 de dezembro de 1997 os estudos ambientais são todos e quaisquer estudos relativos aos asp...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

De acordo com a Resolução CONAMA nº. 237, de 19 de dezembro de 1997 os estudos ambientais são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsídio para a análise da licença requerida.

Graduada em Ciências Biológicas, especialista em Gestão Ambiental e em Saneamento Ambiental. Conhecimento e experiência nas áreas de Gestão ambiental, Consultoria ambiental, Ecologia, Biologia da Conservação, Zoologia, Herpetologia, Limnologia, Ictiologia, Botânica, Etologia, Educação Ambiental e Enriquecimento Ambiental. Habilidades como gestora e consultora ambiental:ISO 9000 e 14000 (Sistemas de Gestão Ambiental - SGA), Sistema de Informação Geográfica (SIG), Licenciamento ambiental, Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV, legislação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, gestão em unidades de conservação e áreas verdes, outorga de recursos hídricos, passivo ambiental, monitoramento de fauna, dentre outros. Docente em cursos (presenciais e a distância) e palestrante nas áreas de Biologia, Ecologia e Meio Ambiente.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso

  • CURSO

    ESTUDOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Flavienne Cruvinel Carvalho
    Bióloga, especialista em Gestão Ambiental
    CRBio 57266/04-D
    flaviennecarvalho@hotmail.com

  • ESTUDOS AMBIENTAIS

    São todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação, ampliação e desativação* de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsídio para a análise da licença requerida.

    Resolução CONAMA nº. 237/97

  • TODO ESTUDO AMBIENTAL

    DIAGNÓSTICO
    X
    PROGNÓSTICO

  • Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

    Instrumento constitucional da Política Ambiental, instituído pela Resolução CONAMA nº. 001/86.

    Um dos elementos do processo de avaliação de impacto ambiental.

    Execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar as consequências da implantação de um projeto, por métodos de AIA e técnicas de previsão dos impactos ambientais.

  • Empreendimentos ou atividades no qual o EIA/RIMA são solicitados:

  • Empreendimentos ou atividades no qual o EIA/RIMA são solicitados:

  • Termos de referência para elaboração do EIA/RIMA

    SEMAD: http://www.semad.mg.gov.br/regularizacao-ambiental/termos-de-referencia

  • Principais itens a serem abordados em um EIA:

    1) Informações gerais: dados e histórico do empreendimento, responsável legal, equipe técnica elaboradora do EIA, dentre outros.

    2) Descrição do empreendimento: fases de planejamento, de implantação, de operação e, se for o caso, de desativação (localização geográfica, cronogramas, etc.).

    3) Área de influência: apresentar os limites da área geográfica a ser afetada direta ou indiretamente pelos impactos, denominada área de influência do projeto.

  • 4) Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto:

    descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, caracterizando a situação ambiental da área, antes da implantação do empreendimento, considerando as variáveis suscetíveis de sofrer, direta ou indiretamente, efeitos significativos das ações nas fases de planejamento, de implantação, de operação e, quando for o caso, de desativação do empreendimento.

    informações cartográficas atualizadas, com a área de influência, devidamente caracterizada, em escalas compatíveis com o nível de detalhamento dos fatores ambientais estudados.

  • Os principais fatores ambientais a serem abordados são:

    - Meio físico: clima, qualidade do ar, níveis de ruído, geologia e geomorfologia, solos e recursos hídricos.

    - Meio biótico: caracterização dos ecossistemas da área que pode ser atingida, direta ou indiretamente, pelo empreendimento (fauna e flora).

  • - Meio socioeconômico: caracterização do meio socioeconômico a ser potencialmente atingido pelo empreendimento.

    Os principais itens a serem contemplados neste tópico são: dinâmica populacional, uso e ocupação do solo, nível de vida, produtos e serviços, etc.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.