Curso Online de ZDHC - 10 Principais Questões e Melhores Práticas para a Gestão de Produtos Químicos
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de ZDHC - 10 Principais Questões e Melhores Práticas para a Gestão de Produtos Químicos

O Programa ZDHC teve início em 2011 com a colaboração de seis grandes marcas da indústria têxtil, com o objetivo de melhorar a proteção d...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 20 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O Programa ZDHC teve início em 2011 com a colaboração de seis grandes marcas da indústria têxtil, com o objetivo de melhorar a proteção dos consumidores, dos produtores e do meio ambiente, eliminando progressivamente o uso de substâncias perigosas.
Com sua abordagem holística, o ZDHC traz o foco não só ao produto acabado, mas também aos processos de produção, juntamente com a qualidade de efluentes, estabelecendo controles de Entrada, de Processo e de Saída. Desta forma, demonstra a necessidade de preocupação com os consumidores, com as pessoas ao longo da cadeia de abastecimento e com o meio ambiente.
Como Controle de Entrada, o programa apresenta uma lista de substâncias restritas de manufatura (MRSL ? Manufacturing Restricted Substances List), e demonstra o esforço para evitar que produtos químicos perigosos entrem na cadeia de abastecimento.
OBJETIVOS DO CURSO
Revisar os 10 tópicos frequentemente identificados como problemáticos na busca por um sistema de gestão de produtos químicos;
Revisar práticas não recomendadas na solução dos 10 tópicos.

Cursos na área de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Administração, etc. Professor especializado em Ergonomia, Sistemas de Gestão, Auditorias, NR - Normas Regulamentadoras; Gestão de Resíduos, Treinamentos. Atuo como Coordenador de SSMA em SP. Formação Acadêmica: Pós Graduado em Gestão Ambiental de Empresas pela Facuminas; Pós Graduado em Engenharia de Produção pela Descomplica; Pós Graduado em Ergonomia pela Unisa; Pós graduado em Gestão Ambiental pela UBC; Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho pela UBC; Graduado em Teologia pela Unifil; Técnico de Segurança do Trabalho pela ETM; Bombeiro Profissional Civil pela Vigili Del Fuoco; Professor de Teologia em Mogi das Cruzes. Cursando Engenharia Ambiental pela Unicsul; Pós graduando em Gestão de Pessoas e Liderança pela Univale; Pós graduando em Saneamento Ambiental pela Univale.


- Thatiane Da Silva Freitas Domingues

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO DE
    ZDHC
    Preparatório

  • ZDHC
    MRSL
    Roteiro para mudar
    Orientação das cadeias de valor para o uso de produtos químicos mais seguros - para um planeta mais limpo - e um futuro mais brilhante.
    Fonte: Site ZDHC - https://www.roadmaptozero.com/?locale=pt_br

  • Público-alvo
    Este curso destina-se às pessoas responsáveis pela gestão de produtos químicos na empresa: Gestores envolvidos na área química do setor têxtil; Especialistas e técnicos da área química do setor têxtil; Gestores de Segurança e Saúde; Técnicos de ETE; Gestores de qualidade, de operação, de compras e de controle de estoque e armazenamento; Empresas varejistas dos setores de vestuário, calçados e acessórios.
    Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).
    Vantagens do Certificado:
    Atender requisitos de auditoria de clientes;
    Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
    Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
    Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades).

  • Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!
    Leia cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominar pela pressa.
    Explore profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois saiba que elas têm uma função bem mais importante que embelezar o texto, são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
    Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
    Dicas importantes
    Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante o curso.
    Entenda que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
    Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia.

    O aprendizado só tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prática.

  • Apresentar aos participantes os dez principais desafios identificados pelo programa ZDHC no gerenciamento de produtos químicos e as melhores práticas para a implementação e a melhoria contínua..
    PARTE I: CONTROLES DE INSUMO
    A política de compras em conformidade com o ZDHC MRSL
    Qualificação das equipes envolvidas na gestão de produtos químicos
    Entendendo a FISPQ
    Elaboração de inventario químico
    PARTE II: CONTROLES DE PROCESSO
    Armazenamento seguro de produtos químicos
    Compatibilidade e segregação de produtos químicos
    Treinamentos de equipes
    Utilização de EPIs
    PARTE III: CONTROLES DE SAÍDAS
    Avaliação da qualidade dos efluentes
    Interpretação de relatório de testes
    Objetivo do Curso

  • Nenhum trabalho é tão importante e urgente que não possa ser planejado e executado com segurança. O risco de acidente é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo e achamos que ele faz parte da nossa s atividade e passamos a ignorá-lo. Executar um trabalho com segurança é responsabilidade de todos, empregador, empregados e sociedade.
    Pense

  • As substâncias químicas são as unidades fundamentais da vida. Encontram-se presentes em nós, no nosso ambiente e em todos os produtos que compramos.
    Os seres humanos e os animais são constituídos por substâncias químicas; a arte da culinária baseia-se na química; os medicamentos utilizados para prevenir e tratar as doenças são feitos de substâncias químicas; e até o sol que permite a vida na Terra é composto por substâncias químicas. As substâncias químicas ocorrem naturalmente ou são produzidas pelo homem. A vida não existiria sem elas.
    Introdução

  • A produção e o uso de produtos químicos são fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico de todos os países.De uma maneira ou de outra os produtos químicos afetam as vidas de todos os seres humanos direta ou indiretamente  por serem essenciais a nossa alimentação (agricultura), saúde (produtos farmacêuticos) e nosso bem estar (eletrodomésticos, combustíveis, etc.).O primeiro passo para um uso seguro de produtos químicos é saber identificá-lo quanto aos perigos para a saúde, o ambiente, e os meios para seu controle.

  • Um produto químico é formado por um ou mais compostos químicos que lhe permitem cumprir com uma determina função. Os compostos químicos, por sua vez, são substâncias que contam com dois ou mais elementos que fazem parte da tabela periódica.
    Habitualmente, os produtos químicos são formados por um componente ativo, que é a substância que lhe permite desempenhar a sua função, e por vários excipientes, que melhoram a sua eficiência.
    Conceito de Produtos Químicos

  • Os produtos químicos, dependendo das suas características, podem servir para limpar, desinfetar, eliminar pragas ou levar a cabo diversos processos industriais. São usados, por conseguinte, nas fábricas, nas casas particulares e os campos destinados à agricultura, entre muitos outros espaços.
    É importante destacar que muitos produtos químicos trazem benefícios em certas áreas, mas também provocam danos noutras. De acordo com estes efeitos adversos colaterais que causam, os produtos químicos são qualificados de diferentes formas pelas autoridades, que podem ordenar a restrição ou até a proibição de uso.
    Conceito de Produtos Químicos

  • Um produto químico pode provocar diversos problemas de saúde. Alguns provocam queimaduras ou chagas ao entrar em contato com a pele. Outros geram intoxicação quando são ingeridos ou aspirados, inclusive de maneira involuntária.
    Há produtos químicos, por outro lado, que são arriscados devido à sua inflamabilidade. Isto significa que, perante certas temperaturas elevadas, podem estalar e provocar um incêndio.
    Para evitar estes inconvenientes, os produtos químicos devem ser manipulados com precaução e proteção.
    Conceito de Produtos Químicos


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • CONTROLES DE INSUMO
  • A política de compras em conformidade com o ZDHC MRSL
  • Qualificação das equipes envolvidas na gestão de produtos químicos
  • Entendendo a FISPQ
  • Elaboração de inventario químico
  • CONTROLES DE PROCESSO
  • Armazenamento seguro de produtos químicos
  • Compatibilidade e segregação de produtos químicos
  • Treinamentos de equipes
  • Utilização de EPIs
  • CONTROLES DE SAÍDAS