Curso Online de Desigualdades raciais no Brasil

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Desigualdades raciais no Brasil

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Desigualdades raciais no Brasil

Tenho mais de 20 anos de experiencia com vendas tanto a venda direta(atendimento cara a cara sendo venda interna ou externa através de PAP ou eventos de promoção de vendas fora do pdv) quanto a indireta (vendas por telefone Ativo e receptivo, vendas por redes sociais e comunicadores virtuais como Whatsapp) , atendimento ao cliente , sac, atendimento de alto padrão , atendimento e venda consultiva, encantar o cliente , técnicas de fechamento de vendas aprimoradas e eficientes Formação superior em Gestão de Recursos Humanos com enfase em: Gestão de Talentos, Processo De recursos Humanos E Relações trabalhistas e Politicas Estratégicas de Recursos humanos Mais de 10000 horas de atividades complementares de cursos livre de aprimoramento profissional nas áreas de : Administração, Vendas, Atendimento ao cliente , Gerenciamento e coordenação de equipes, Motivação, Aprimoramento profissional, Ética, Criatividade e Inovação , Motivação pessoal e profissional entre outras Técnico em Informática, estudante de Relativismo Metafisico,filosofia ,Mitologia ,Teologia ,Parapsicologia ,Tanatologia, Ciências comportamentais e sempre em busca de mais conhecimento Atualmente Cursando o 4ª ano de psicologia na Unifesp(Universidade Federal do estado de São Paulo) Cursos efetuados com comprovação de carga horaria : "Introdução à Informática", o qual teve carga horária de 10 horas.(ministrado online pela Prefeitura da estancia Balnearia de Praia Grande) "Perícia Psicológica Criminal e Policial" promovido pela RENOVA CURSOS , com carga horaria de 8 horas "Análise Forense de DNA" promovido pela RENOVA CURSOS , com carga horaria de 8 horas "Diversidade nas Organizações" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 15 horas "Conhecimento Saber e Ciência" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 5 horas "Filosofia" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 30 horas "Ciência e Tecnologia" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 15 horas "Espaço da Universidade na Sociedade" promovido pela FGV Online ,Programa de Educação a Distancia da Fundação Getúlio Vargas ,com carga horaria de 15 horas "Métodos e Técnicas de pesquisa" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Orientação e informação Profissional" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Dinâmica e Testes na Seleção" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Atendimento ao Cliente" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 5 horas "Administração do Tempo" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Relacionamento Interpessoal" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Introdução a Projetos" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Resolução de Problemas" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Logica e Criatividade" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Atenção Concentrada" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 3 horas "Cidadania e Meio ambiente" promovido pelo Ciee Online ,Centro de Integração Empresa Escola ,com carga horaria de 5 horas ?O Uso da Arte como Terapia?,proferida pelo Dr. Leonardo José Costa de Lima,no dia 17 de Maio de 2010 ,das 10h às 12h ,na Universidade Federal de São Paulo,campus Baixada Santista. ?O Hospital pelo Olhar da Criança? ,proferida pela Dra. Aide Mitie Kudo ,no dia 19 de Abril de 2010 ,das 10h às 12h ,na Universidade Federal de São Paulo ,campus Baixada Santista. "Dependência Química", o qual teve carga horária de 2 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Assedio Moral", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Lei maria da Penha", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Planejamento Estratégico", o qual teve carga horária de 4 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :alex martins cardoso) "Moldar o Caráter", o qual teve carga horária de 2 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Monica Medeiros Silva) "DITADURA DA BELEZA", o qual teve carga horária de 2 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "Criatividade e Imaginação", o qual teve carga horária de 1 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Daniel de Moraes) "Conceitos Básicos de Eletrônica", o qual teve carga horária de 15 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Rafael Franco) "Historia da Filosofia", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Antonio) "AUTO AJUDA: SÍNDROMES", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Simone G. Themoteo) "Desintoxicação Hepática", o qual teve carga horária de 12 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Paulo Brasil) "Inclusão: a escola está preparada para ela?", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Janaina Amanda Sobral Macedo) "transtornos do Humor", o qual teve carga horária de 10 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Wanderson de Lima Thomazi) "Reiki", o qual teve carga horária de 100 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Ian Bruno Mendonça Taquary) "Sociologia e Educação", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Marivalda Sousa Lima) "DIREITO À ACESSIBILIDADE", o qual teve carga horária de 40 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Giselle Stefanelli de Lima) "QUALIDADE DE ATENDIMENTO", o qual teve carga horária de 8 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Camila Giacomeli) "Noções de Inteligência Artificial", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :patricia lins) "Curso de Dependência Química, para Pais", o qual teve carga horária de 20 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Antonio Osmilton Lopes da Costa) "O LÚDICO E O RISCO", o qual teve carga horária de 5 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Simone G. Themoteo) "O Poder do Pensamento", o qual teve carga horária de 3 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Monica Medeiros Silva) "Sucesso! As 21 Leis do Poder", o qual teve carga horária de 12 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Daniel de Moraes) "Planejamento Estratégico", o qual teve carga horária de 4 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Daniel de Moraes) "GESTÃO DE PESSOAS", o qual teve carga horária de 16 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :SIMONE G. THEMOTEO) "O Conflito e a Evolução do Ser Humano", o qual teve carga horária de 3 horas.(ministrado online , no Buzzero de Autoria :Monica Medeiros Silva)



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  • desigualdades raciais no brasil

  • “quando alguém prende uma corrente no pescoço de um escravo, a outra ponta dessa corrente se enrosca no seu próprio pescoço”

    ralph waldo emerson. compensations

  • fundamento histórico
    na origem das extremas desigualdades raciais observadas no brasil está o fato óbvio de que os africanos e muitos dos seus descendentes foram incorporados à sociedade brasileira na condição de escravos.
    a chamada “escravidão moderna” foi uma das formas mais radicais de exclusão econômica e social já inventadas pelo homem.
    as desigualdades entre as raças observadas no brasil de hoje nada mais são, portanto, que o resultado cumulativo das desvantagens iniciais transmitidas através das gerações.
    as políticas de “ação afirmativa” ou “discriminação positiva” são instrumentos de que a sociedade dispõe para compensar essas desvantagens impostas às vítimas da escravidão e seus descendentes, com o objetivo de colocá-los na mesma condição competitiva que os outros segmentos da sociedade.
    numa linguagem bem direta, pode-se dizer que se trata apenas de “pagar os atrasados” ou de “recuperar o tempo perdido”.
    “tratar desigualmente os desiguais para promover a igualdade”

  • a segunda maior nação escravista da era moderna
    o último país do mundo ocidental a abolir a escravidão (1888)
    o penúltimo país da américa a abolir o tráfico de escravos (1850)
    o maior importador de toda a história do tráfico atlântico
    o brasil tem hoje

    a segunda maior população negra (afrodescendente) do mundo, com cerca de 80 milhões de indivíduos, só sendo superado pela nigéria

    o brasil foi

  • cronologia da abolição da escravidão na américa

    saint domingue (haiti) 1804
    chile 1823
    províncias unidas da américa central 1824
    méxico 1829
    uruguai 1842
    colônias suecas 1847
    colônias dinamarquesas 1848
    colônias francesas 1848
    bolívia 1851
    colômbia 1851
    equador 1852
    argentina 1853
    venezuela 1854
    peru 1855
    colônias holandesas 1863
    estados unidos 1863
    porto rico 1873
    cuba 1886
    brasil 1888

  • distribuição percentual do tráfico atlântico, por local de destino, 1451-1870

  • disseminação da propriedade de escravos

    suporte social e ético do regime

  • a propriedade de escravos era amplamente disseminada na sociedade brasileira (muito mais que nos estados unidos ou no caribe)
    durante quase 4 séculos o regime escravista contou com uma ampla base de sustentação social, ideológica, política e religiosa. a igreja católica nunca combateu a escravidão negra
    não havia clivagens regionais, como nos eua : a escravidão era aceita e praticada em todo o território brasileiro
    no censo do império (1872) havia escravos em todos os 643 municípios brasileiros
    ao contrário da lenda perpetuada pela literatura abolicionista, a sociedade não rejeitava éticamente a escravidão
    ter escravos ou traficar com escravos não era vergonhoso, nem estigmatizante, mas sim um sinal de status, de riqueza e de prestígio. a maior parte dos grandes traficantes e dos grandes proprietários recebeu títulos de nobreza do império
    até depois da guerra do paraguai quase não se encontra nenhuma oposição ao regime servil na literatura, na imprensa, na jurisprudência ou no parlamento
    o movimento abolicionista, quando surgiu, foi inteiramente secular - a igreja católica não participou dele

  • possuíam escravos tanto o grande fazendeiro, o grande
    minerador, o grande comerciante, o general e o bispo, como
    o pequeno lavrador, o faiscador, o pequeno funcionário,
    o tropeiro, o artesão, o vendeiro e o cura da aldeia

    mas também tinham cativos o sacristão, a viúva pobre, o
    negro e o mulato forros, e até alguns escravos

    o governo tinha cativos (os “escravos da nação”), assim
    como as ordens religiosas, os conventos e a família imperial

    as companhias mineradoras inglesas tinham muitos –
    no gongo soco encontramos negros batizados como otello,
    byron e macbeth,além de inúmeras pollys, mollys e peggies

  • em minas gerais, em 1831, 34% dos domicílios possuía
    escravos (dois terços destes tinham de 1 a 5 indivíduos)

    em 1862, encontramos cativos em 25% dos “fogos” mineiros

    em 1828, 25% dos domicílios paulistas possuíam escravos

    em 1998, 30% dos domicílios brasileiros tinham telefone

    em 1997, 24% dos domicílios mineiros tinham automóvel

  • a construção da negação

    do mito da “escravidão cordial” ao mito da “democracia racial”

    a idéia de que a escravidão no brasil era “mais branda” ou “mais suave” do que nos eua ou no caribe tem suas raízes no próprio período escravista
    foi retomada por alguns historiadores no século xx (oliveira viana, carolina nabuco, artur ramos, donald pierson, mary wilhelmine williams, percy a. martin e, principalmente, harry johnston (1910), gilberto freyre (1922, 1933), frank tannebaum (1946) e stanley elkins (1959)
    ficou conhecida na literatura como a “tese freyre-tannebaum-elkins”
    totalmente desmoralizada hoje (roger bastide, fernando henrique cardoso, octavio ianni, florestan fernandes [unesco], marvin harris, sidney mintz, etc.), mas teve papel importante na fixação do mito da democracia racial no brasil


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