Curso Online de Direção Defensiva
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Direção Defensiva

O trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Os acidentes de trânsito resul...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 35 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Os acidentes de trânsito resultam em danos aos veículos e suas cargas e geram lesões em pessoas.
Direção Defensiva é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito.
Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.


- Heliab Heber Costa De Lima

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Direção Defensiva

  • Direção defensiva
    Em 23 de setembro de 1997 é promulgada pelo Congresso Nacional a Lei no 9.503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, entrando em vigor em 22 de janeiro de 1998.
    Estabelece em seu artigo primeiro, aquela que seria a maior de suas diretrizes, qual seja, a de que o trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.
    O trânsito é feito pelas pessoas.
    Como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito.
    Os acidentes de trânsito resultam em danos aos veículos e suas cargas e geram lesões em pessoas.

  • Direção Defensiva é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito; ou seja: é uma atitude de segurança e prevenção dos acidentes.
    O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e atitudes fundamentais para o convívio social democrático, como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.
    O segundo princípio é a igualdade de direitos.
    Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, isto é, a necessidade de considerar as diferenças das pessoas para garantir a igualdade o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.

  • Um outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências.
    Finalmente, o princípio da corresponsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e ao aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos e a exigir dos governantes ações de melhoria dos espaços públicos.
    É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo.
    Em tudo o que fazemos há uma dose de risco: seja no trabalho, quando consertamos alguma coisa em casa, brincando, dançando, praticando um esporte ou mesmo transitando pelas ruas da cidade.

  • Quando uma situação de risco não é percebida, ou quando uma pessoa não consegue visualizar o perigo, aumentam as chances de acontecer um acidente.
    Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto na convivência no trânsito.
    Você pode ajudar a evitá-los e colaborar para diminuir:
    O sofrimento de muitas pessoas, causados por mortes e ferimentos, inclusive com sequelas físicas e/ou mentais, muitas vezes irreparáveis;
    Prejuízos financeiros, por perda de renda e afastamento do trabalho;
    Constrangimentos legais, por inquéritos policiais e processos judiciais, que podem exigir o pagamento de indenizações e até mesmo prisão dos responsáveis.
    Custa caro para a sociedade brasileira pagar os prejuízos dos acidentes.

  • Estima-se em 10 bilhões de reais, todos os anos, que poderiam ser aproveitados, por exemplo, na construção de milhares de casas populares para melhorar a vida de muitos brasileiros.
    Por isso, é fundamental a capacitação dos motoristas para o comportamento seguro no trânsito.
    Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.
    Direção defensiva é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.

  • Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito.
    Para isso, você precisa aprender os conceitos da direção defensiva e usar este conhecimento com eficiência.
    Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes.
    A primeira coisa a aprender é que acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar.
    Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade.
    Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável.

  • Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:
    Os Veículos;
    Os Condutores;
    As Vias de Trânsito;
    O Ambiente;
    O Comportamento das pessoas
    A Direção Defensiva pode ser dividida em:
    Preventiva
    Deve ser a atitude permanente do motorista para evitar acidentes.
    Corretiva
    É a atitude que o motorista deverá adotar ao se defrontar com a possibilidade de acidente, corrigindo situações não previstas.

  • Condutor defensivo
    É aquele que preserva a sua vida e a de todos que estão à sua volta através do emprego racional e sensato dos conhecimentos teóricos e de uma postura na condução do veículo procurando evitar acidentes.
    O desenvolvimento de alguns requisitos na condução do veículo possibilitará ao motorista a prevenção de acidentes.
    Decisão
    Dependerá da situação que se apresenta e do seu conhecimento das possibilidades do veículo, das leis e normas relacionadas ao trânsito, do tempo e do espaço que você dispõe para tomar uma atitude correta.
    É ser ágil nas suas ações, mas não esquecendo o bom senso e sua experiência.

  • Habilidade
    Ser um condutor hábil significa que você é capaz de manusear os controles de um veículo e executar com perícia e sucesso qualquer manobra necessária no trânsito.
    Atenção
    Deve ser direcionada a todos os elementos da via e às condições físicas e mentais do condutor, aos cuidados e à manutenção do veículo, tempo de deslocamento e conhecimento prévio do percurso, entre outros.
    Conhecimento
    É preciso conhecer as leis e normas que regem o trânsito.
    Este conhecimento é repassado através do Código de Trânsito Brasileiro e do aprendizado na prática.

  • É necessário conhecer seus direitos e deveres em qualquer situação de trânsito, como condutor ou pedestre, para evitar tomar atitudes que possam causar acidentes ou danos aos usuários da via.
    Seu veículo dispõe de equipamentos e sistemas importantes para evitar situações de perigo que possam levar a acidentes, como freios, suspensão, sistema de direção, iluminação, pneus e outros.
    Outros equipamentos são destinados a diminuir os impactos causados em casos de acidentes, como os cintos de segurança, o “air-bag” e a carroçaria.
    Manter esses equipamentos em boas condições é importante para que eles cumpram suas funções.
    Todos os sistemas e componentes do seu veículo se desgastam com o uso.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Direção Defensiva
  • Segurança dos Veículos
  • Sinalização de Trânsito
  • Placas de Advertência
  • Placas de Regulamentação
  • Transporte Coletivo de Passageiros
  • Motorista de Transporte Coletivo
  • Prevenção de Acidentes
  • Veículos
  • Motoristas Profissionais
  • Condução de Escolares
  • Código de Trânsito Brasileiro
  • Identificação do Veículo
  • Registro de Veículos
  • Habilitação
  • Ergonomia
  • Noções de Primeiros Socorros