Curso Online de GESTÃO AMBIENTAL - Módulo 01
4 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de GESTÃO AMBIENTAL - Módulo 01

*INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL; *DINÂMICA DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL; *CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA; *PRINCÍPIO POLUIDOR/PAGADOR; *PLANO ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

*INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL;
*DINÂMICA DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL;
*CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA;
*PRINCÍPIO POLUIDOR/PAGADOR;
*PLANO MACROECONÔMICO;
*SUSTENTABILIDADE;
*REDUÇÃO DE CUSTO COM ELIMINAÇÃO DO DESPERDÍCIO;
*RESPONSABILIDADE AMBIENTAL;
*SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA;
*NORMA CERTIFICADORA SÉRIE - ISO 14.001;
*PASSIVOS AMBIENTAIS - PRINCIPAIS CUSTOS DOS PASSIVOS AMBIENTAIS;
*AVALIAÇÃO DOS PASSIVOS AMBIENTAIS;
*CONTABILIDADE AMBIENTAL;
*VANTAGENS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA;
*MANUTENÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - CICLO PDCA;
*ESTAGIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL;
*AUDITORIAS E CERTIFICAÇÃO;

Especializações & Competências: 1-Graduado em Gestão Ambiental; 2-Graduando Bacharel em Engenharia de Produção; 3-Graduando Bacharel em Administração; 4-Técnico em Logística (IFSUL de Minas Gerais); 5-Técnico em Segurança do Trabalho; 6-Técnico em Meio Ambiente; 7-Bombeiro Profissional Civil - Nível 2 -ABNT/NBR 14.276; 8-Instrutor de Curso de Operador de Empilhadeiras; 9-Coordenador de Brigada de Emergência; 10-Auditor Interno da ISO 14001 e ISO 45001; E-mail: tecsegtrab.aguiar@hotmail.com.br ou tecsegtrab.aguiar@gmail.com - Siga no Blog: http://aguiarsst.blogspot.com/ https://www.linkedin.com/mynetwork/ Cursos Complementares: *Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PNGRS; *OHSAS 18000:2007 - Sistema de Gestão de saúde e Segurança Ocupacional; *ABNT/NBR 14276 - NR 23 - Brigadista de Incêndio; *TPM - Total Perfeição da Manufatura; *NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; *Curso de Operador de Empilhadeiras -SEST/SENAT; *MOPP - Movimentação e Operação de Produtos Perigosos; *Curso de Auto Controle (Qualidade) - SENAI; *Legislação Trabalhista - SENAI; *Educação Ambiental -SENAI; *Saúde e Segurança Rural - SENAR; *PPRA, PCMAT, PPP,CIPA, SIPAT, LTCAT, FMEA, PAE, PGR. *NR 12 - Segurança de Máquinas e Equipamentos; *NR 33 - Supervisor de Espaço Confinado; *Curso de Yellow Belt Lean Six Sigma; *Curso de White Belt Lean Six Sigma;


- Leidiane Zinger

- Juliana Carolina Da Paixão

- Vinicius Guiraldelli Barbosa

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • GESTÃO AMBIENTAL Módulo 01

    GESTÃO AMBIENTAL Módulo 01

    Izaias de Souza Aguiar

  • INTRODUÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram preocupações consideradas próprias de visionários e idealistas, que não faziam parte dos problemas concretos da sociedade.
    No inicio tínhamos apenas uma percepção dos efeitos ambientais localizados de determinadas atividades, mas hoje praticamente toda a humanidade reconhece a gravidade da crise ambiental, que alcançou uma escala planetária, decorrente não de ações irresponsáveis de alguns, mas reflexo do modelo de desenvolvimento.

    Izaias de Souza Aguiar

  • DINÂNICA DA DEGRADAÇÃO

    DINÂNICA DA DEGRADAÇÃO

    Diferentes causas foram apontadas para explicar essa dinâmica de degradação, tais como: o incremento populacional, a moderna indústria e o consumismo supérfluo, os sistemas de dominação hierárquicos próprios da sociedade industrial, o sistema capitalista, a distribuição de riquezas entre países e de populações.

    Izaias de Souza Aguiar

  • CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA

    CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA

    Praticamente todas as correntes da economia ecológica são consensuais em dois pontos: a contradição entre as limitações dos recursos naturais, em contraposição a uma sociedade de consumo de expectativas ilimitadas, e a compreensão de que os reflexos ambientais das atividades econômicas se caracterizam como externalidades negativas, no sentido econômico do termo.

    Izaias de Souza Aguiar

  • PRINCÍPIO PAGADOR/POLUIDOR

    PRINCÍPIO PAGADOR/POLUIDOR

    Nessa perspectiva os desequilíbrios seriam decorrentes de uma imperfeição do mercado, e conseqüentemente poderiam ser equacionados através de mecanismos econômicos, como o de imputar aos poluidores os custos ambientais indiretos decorrentes de suas atividades, o que se denomina de princípio pagador/ poluidor.
    Esse ponto de vista se concentra excessivamente nos efeitos de uma atividade inadequada, nos custos da despoluição, induzindo à falsa idéia de que a responsabilidade ambiental se traduz por um custo adicional.

    Izaias de Souza Aguiar

  • PLANO MACROECONÔMICO

    PLANO MACROECONÔMICO

    Nesse caso o grande desafio seria a implementação de mecanismos macroeconômicos que assegurem o mesmo grau de exigência às diferentes atividades econômicas, para evitar os desequilíbrios competitivos e, no plano macroeconômico, arbitrar um termo entre o crescimento selvagem e o equilíbrio ambiental.

    Izaias de Souza Aguiar

  • PLANO MACROECONÔMICO

    PLANO MACROECONÔMICO

    Justamente a responsabilidade ética de empresários e políticos mais arrojados foi capaz de comprovar na prática que há vantagens em ultrapassar essa visão unilateral do meio ambiente como um custo e considerá-lo uma oportunidade.
    A iniciativa de adotar os princípios da gestão ambiental, numa economia que se caracteriza pelo elevado desperdício de recursos, determina um importante diferencial competitivo.

    Izaias de Souza Aguiar

  • PLANO MACROECONÔMICO

    PLANO MACROECONÔMICO

    Há anos a comercialização superou a produção como fator limitante da atividade econômica; tornou-se mais difícil vender do que produzir.
    A colocação de produtos no mercado globalizado exige diferenciais de competitividade, definidos principalmente pelo preço e pela qualidade.
    Devemos observar cuidadosamente que os clássicos conceitos de qualidade do produto estão bastante ampliados, com um grande destaque à qualidade ambiental.

    Izaias de Souza Aguiar

  • SUSTENTABILIDADE

    SUSTENTABILIDADE

    Dentro dessa perspectiva os investimentos na sustentabilidade, além de essenciais à qualidade ambiental, podem representar um importante diferencial especialmente para exportações a mercados altamente promissores.

    Izaias de Souza Aguiar

  • REDUÇÃO DE CUSTOS COM ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS

    REDUÇÃO DE CUSTOS COM ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS

    O meio ambiente é um bom negócio, e não são os ecologistas visionários e idealistas que fazem esta afirmação. Reduzir os custos com a eliminação de desperdícios, desenvolver tecnologias limpas e baratas, reciclar insumos não são apenas princípios de gestão ambiental, mas condição de sobrevivência empresarial.

    Izaias de Souza Aguiar

  • PROCEDIMENTOS MAIS RESPONSÁVEIS AMBIENTALMENTE

    PROCEDIMENTOS MAIS RESPONSÁVEIS AMBIENTALMENTE

    Ocorre que a qualidade de vida e a própria sobrevivência da sociedade humana não podem ser estudadas simplesmente como variáveis do sistema econômico.
    O desafio é ultrapassar essa visão reducionista para alcançar soluções capazes de harmonizar o plano econômico, ambiental e social.
    A adoção de procedimentos mais responsáveis em relação aos efeitos ambientais das atividades econômicas é um jogo que não admite perdedores.
    No longo prazo, mais do que a economia e vantagens competitivas, a preservação ambiental é um desafio indispensável à manutenção das condições de sobrevivência da própria humanidade.

    Izaias de Souza Aguiar


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • *INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL;
  • *DINÂMICA DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL;
  • *CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA;
  • *PRINCÍPIO POLUIDOR/PAGADOR;
  • *PLANO MACROECONÔMICO;
  • *SUSTENTABILIDADE;
  • *REDUÇÃO DE CUSTO COM ELIMINAÇÃO DO DESPERDÍCIO;
  • *RESPONSABILIDADE AMBIENTAL;
  • *SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA;
  • *NORMA CERTIFICADORA SÉRIE - ISO 14.001;
  • *PASSIVOS AMBIENTAIS - PRINCIPAIS CUSTOS DOS PASSIVOS AMBIENTAIS;
  • *AVALIAÇÃO DOS PASSIVOS AMBIENTAIS;
  • *CONTABILIDADE AMBIENTAL;
  • *VANTAGENS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA;
  • *MANUTENÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - CICLO PDCA;
  • *ESTAGIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL;
  • Izaias de Souza Aguiar - Técnico em Segurança do Trabalho Reg.MTE nº 25.482/