Curso Online de Informática Básica

Curso Online de Informática Básica

Atualmente ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. A informatização está presente em praticamente todos o...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Atualmente ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. A informatização está presente em praticamente todos os setores da vida moderna.Compreender a parte física do computador (peças e placas);
Ligar, desligar, entradas e saídas de conexões;Este curso é ideal para todos que desejam aprender corretamente como utilizar o computador e também para aqueles que desejam aprimorar ou testar seus conhecimentos de Informática Básica.

Conteúdo do Curso:

Módulo 1 ? Introdução ao Windows
Módulo 2 ? Gerenciamento do Computador
Módulo 3 ? Compactação de Arquivos + Antivírus
Módulo 4 ? Conhecendo os Serviços do Google
Módulo 5 ? Disco Virtual com Dropbox
Módulo 6 ? E-mails com Gmail
Módulo 7 ? Agenda com Google Agenda
Módulo 8 ? Disco Virtual com Google Drive
Módulo 9 ? Notas com Google Keep
Módulo 10 ? Manutenção do Windows: CCleaner, Defraggler e Recuva



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Informática Básica

  • Excel 2013
    1

    Módulo 1 Introdução ao Windows 8

    O Que É Hardware e Software?
    Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

    Software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas mais conhecido como os programas.

    Para o bom funcionamento do hardware, é também necessário o software, que é a parte lógica da informática. O software tem a função de fornecer instruções ao hardware, capacitando a realização das operações de um equipamento. Software é qualquer programa de computador que possa ser utilizado, copiado e etc. Apenas com a combinação de software e hardware o computador pode funcionar de forma mais correta e eficiente.
    Software Aplicativos: são programas utilizados pelos usuários para auxiliar nas tarefas realizadas no dia a dia. Ex.: editores de texto, navegadores, planilhas eletrônicas, programas gráficos, etc.

  • 2
    Excel 2013

    Softwares Utilitários: são programas que permitem ao usuário realizarem tarefas adicionais àquelas oferecidas pelo o sistema operacional. Ex.: Winrar, antivírus, desfragmentação de unidades de discos, vírus, etc.

    Os softwares são programas inseridos dentro hardware que realizam diversas tarefas. Ela é a parte lógica do computador e são compostos por comandos e declarações de dados. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções das quais foi projetado. Um processador de texto é um software, assim como um jogo de computador. Eles podem ser desenvolvidos para pessoas particulares personalizados ou para o mercado geral, genéricos ou comerciais.

    Considere a seguinte situação: um pianista é o hardware e sua partitura musical é o software. Se você remover uma nota e colocá-la em outro lugar na partitura, sairá uma música diferente.
    Componentes do Computador
    Gabinete (Sistema Central): É uma caixa de metal com elementos de plástico que pode ser vertical ou horizontal responsável por armazenar a CPU, o disco rígido, o driver de CD/DVD, saídas para a impressora, caixas de som, etc. O gabinete do computador pode ser em forma de: Desktop: é o gabinete que fica na horizontal (geralmente se coloca o monitor em cima dele); Torre: é o gabinete que fica na posição vertical, que pode ser Mini Tower, Mid Tower ou Full Tower, com 3, 4 e acima 4 baias (espaço que são inseridos os drivers) respectivamente; Exemplos de gabinetes:

  • Excel 2013
    3

    Processador: O processador é chamado de CPU (unidade central de processamento) e está acoplado à placa-mãe. Ele é um pequeno chip que faz todo o controle das operações que serão realizadas pelo computador. Quanto melhor o processador, maior agilidade as tarefas serão realizadas. Os fabricantes mais conhecidos deste componente são Intel e AMD. Exemplo de processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, AMD Athlon X2, AMD Phenom II, entre outros.
    Exemplo de Processador:
    Disco Rígido (HD Hard Disk): É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador. Ela é mais lenta para acesso, porém muito mais barata. Nela se rmazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado. Sua capacidade de armazenamento geralmente varia de 80Gb a 250Gb (gigabytes). Para seu correto funcionamento é necessário que haja interfaces de controle, como IDE (Integrated Drive Electronics), SATA (Serial ATA) e SCSI (Small Computer System Interface).

    Exemplo de HD:

  • 4
    Excel 2013

    Placa Mãe (Motherboard): Placa central que se destina a conexão com todas as outras placas e componentes do computador. Ela é chamada de 'espinha dorsal'. Assim, ela possui diferentes conectores e é nela que o processador é instalado, num suporte chamado de 'socket'. Já o HD é conectado por meio das portas IDE ou SATA e a placa de vídeo em slots chamados de PCI-Express 16x ou AGP 8x. Já as placas de rede, som, entre outras, podem ser encaixadas nos slots PCI ou em entradas PCI Express. Exemplo de placa mãe:
    Placa de Vídeo: É um dispositivo responsável por garantir o aparecimento das imagens em seu monitor de vídeo. As placas mais conhecidas são as da marca AMD e NVIDIA, que fabricam o chip gráfico (GPU - Graphics Processing Unit, um tipo de processador que gera gráficos principalmente imagens 3D). Existem placas de vídeo no mercado que já vem embutidas em placas-mães, são conhecidas como onboard, as placas offboard são as externas.

    Exemplo de placa de vídeo:

  • Excel 2013
    5

    O Que é um Sistema Operacional?
    Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema. Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware.

    O sistema operacional é uma coleção de programas que:

    Inicializa o hardware do computador

    Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos

    Mantém a integridade de sistema
    Windows 8 Metro
    O Windows 8 possuí a interface Metro, destinada a dispositivos com telas sensíveis ao toque, mas que funciona perfeitamente com mouse e teclado. Sua principal característica, além do visual minimalista inspirado na comunicação visual de estações de metrô daí o nome “Metro” é que todos os aplicativos funcionam em tela cheia, sem barras de ferramentas e outros controles visíveis. O objetivo disso é utilizar todo o espaço da tela exclusivamente para exibição do conteúdo, sem dividi-lo com menus e barras de ferramentas.

    Tecle a bandeira do Windows para acessar o Metro
    Para acessar um programa...

  • 6
    Excel 2013

    Digite “Word 2013” e clique sobre o ícone do programa
    Posicione o mouse na lateral direita da metro para exibir a barra de Charms
    Clique na opção Pesquisar

    Exiba a barra de Charms novamente
    Clique na opção “Iniciar”
    O Windows é direcionado para a área de trabalho
    A outra maneira de acesso mais rápido à barra de Charms é teclando a bandeira do Windows + C
    A barra é exibida na lateral direita, só que sem entrar no modo Metro

  • Excel 2013
    7

    Projetar Tela
    Ligar outro monitor ao seu laptop ou desktop é uma ótima maneira de obter o melhor proveito do seu computador. Você pode usar um monitor para o trabalho (programação, arquivos, e-mail de trabalho) e outro para jogar (bate-papo com amigos, atualizações sociais ou filmes).

    Caso possua um outro monitor conectado ao computador, para conectar um monitor ao seu PC desktop, use uma placa de vídeo que tem duas portas DVI ou VGA.

    Se você tiver um laptop ou tablet, conecte um monitor DVI do PC, VGA, ou a porta HDMI e o Windows 8 e o RT do Windows irão detectar automaticamente o monitor.
    Qual é a diferença entre VGA, HDMI e DVI?
    É quase certo que a conexão entre o monitor e seu PC é um dos três tipos de cabos: VGA, HDMI e DVI. Então, qual é a diferença?

    VGA é o padrão mais velho dos três, tendo sido introduzida em 1987. VGA lida apenas com o vídeo e não o som, é um sinal analógico, ou seja, a qualidade do cabo, a qualidade dos pinos, e a distância do PC ao monitor podem ter um efeito sobre qualidade de vídeo.

  • 8
    Excel 2013

    HDMI, que apareceu pela primeira vez em 2003, é frequentemente encontrada em televisores modernos, mas também na maioria dos monitores de PC mais recentes, e está rapidamente se tornando o hardware necessário na maioria dos laptops. HDMI é um padrão digital, ou seja, a conexão é tanto em (1) ou desligado (0). A qualidade do cabo, a distância entre a máquina para o monitor e o tipo de metal no conector estão todos praticamente irrelevantes, HDMI lida com som, bem como vídeo.
    DVI foi inventado em 1999, e é semelhante ao VGA e HDMI. Ele pode ser configurado para digital, analógico ou ambos e pode ser convertido para HDMI e VGA através de um cabo conversor.

  • Excel 2013
    9

    Tecle bandeira do Windows + P para ter acesso as opções de projeções de monitores

    As opções são exibidas:
    Essas opções alteram a projeção de monitores conectados ao computador

    Tecle ESC para fechar a janela Projetar
    Fixar Programas
    Digite para buscar pelo programa Word 2013

  • 10
    Excel 2013

    Clique com o botão direito sobre o programa e clique na opção

    O ícone do programa fica agora fixo na lista
    Clique sobre o ícone e veja que o programa é aberto
    Feche o Word 2013


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Conteúdo do Curso:
  • Módulo 1 ? Introdução ao Windows
  • Módulo 2 ? Gerenciamento do Computador
  • Módulo 3 ? Compactação de Arquivos + Antivírus
  • Módulo 4 ? Conhecendo os Serviços do Google
  • Módulo 5 ? Disco Virtual com Dropbox
  • Módulo 6 ? E-mails com Gmail
  • Módulo 7 ? Agenda com Google Agenda
  • Módulo 8 ? Disco Virtual com Google Drive
  • Módulo 9 ? Notas com Google Keep
  • Módulo 10 ? Manutenção do Windows: CCleaner, Defraggler e Recu