Curso Online de INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO PENTATEUCO

Curso Online de INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO PENTATEUCO

Torá é a forma aportuguesada da palavra hebraica (???????? ) que dá nome aos cinco primeiros livros da Bíblia. Seu significado é instruçã...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Torá é a forma aportuguesada da palavra hebraica (???????? ) que dá nome aos cinco primeiros livros da Bíblia. Seu significado é instrução, orientação, ou norma. O costume de traduzir Torá por “lei” é bastante antigo e se origina na tradução grega da Bíblia Hebraica feita ainda antes de Cristo, a Septuaginta ou LXX. Na Septuaginta a palavra hebraica torá foi traduzida pelo termo grego nomos, que também significa instrução, orientação, norma, mas também se referia à lei. Daí o costume das traduções bíblicas atuais e da linguagem acadêmica em geral traduzirem Torá por lei. Não é uma tradução “errada”, mas é bom que tenhamos em mente que os livros do Pentateuco não apresentam leis no sentido atual do termo – como um código de leis a serem obedecidas por toda a sociedade.

MINI CURRÍCULO Sou Rosimeire Moreira Quintela, formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional e Pós-Graduada em Educação Especial, Mídias integradas na Educação pelo CIPEAD, e pós em Psicopedagogia em Educação a Distância pela FACINTER, já participei de dois GTR Grupo de Trabalho em Rede pela SEED organizado pelo PDE como cursista e de várias jornadas pedagógicas oferecidas pala UNIOESTE e SEED, trabalho há 28 anos como professora na Escola de Educação Especial Cristian Eduardo Hack Cardozo (ACDD) em Foz do Iguaçu, com alunos Deficientes Físicos Neuromotores, sou concursada 40 horas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná-SEED. Atualmente estou trabalhando na Tutoria Presencial do curso de Pedagogia - UEM/UAB Polo de Foz do Iguaçu e na equipe Pedagógica do Colégio Paganoto e realizando Especialização no Ensino de Ciências. Amo fazer vídeos educativos...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO

    INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO

  • APRESENTAÇÃO

    OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
    POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
    CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
    NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
    ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela

  • AULA 1 - A TORÁ, OU O PENTATEUCO.

    Objetivo:
    Esclarecer sobre o sentido do termo “Torá”, seu uso , organização e  panorâmica do seu conteúdo.

  •  INTRODUÇÃO

    Torá é a forma aportuguesada da palavra hebraica ( ) que dá nome aos cinco primeiros livros da Bíblia. Seu significado é instrução, orientação, ou norma. O costume de traduzir Torá por “lei” é bastante antigo e se origina na tradução grega da Bíblia Hebraica feita ainda antes de Cristo, a Septuaginta ou LXX.
    Na Septuaginta a palavra hebraica torá foi traduzida pelo termo grego nomos, que também significa instrução, orientação, norma, mas também se referia à lei. Daí o costume das traduções bíblicas atuais e da linguagem acadêmica em geral traduzirem Torá por lei. Não é uma tradução “errada”, mas é bom que tenhamos em mente que os livros do Pentateuco não apresentam leis no sentido atual do termo como um código de leis a serem obedecidas por toda a sociedade.

  • Os livros da Torá apresentam leis no sentido de instrução divina para a vida, como normas e princípios de ação.
                É importante também destacar este ponto logo de início, pois é comum se pensar que o Antigo Testamento é “lei” e o Novo Testamento é “graça”, de modo que o Novo suplanta o Antigo. Neste curso  de introdução oas estudos do Pentateuco veremos como as leis da Torá estão baseadas na graça de Deus, que, antes de qualquer obediência ou mérito de Israel, liberta o seu povo do Egito. Somente após a libertação é que as normas de vida são dadas para o povo, de modo que podemos entender no Pentateuco a sequência graça-lei que se pode ver em o Novo Testamento cristão.

    Septuaginta: Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica para o grego koiné, traduzida em etapas entre o terceiro e o primeiro século a.C. 
    em Alexandria.

  • Os livros da Torá

    A Torá (Pentateuco) é constituída de cinco “livros” (daí o nome, derivado do idioma grego, Pentateuco, palavra composta do numeral cinco e do substantivo rolo  ou livro): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, cujo conteúdo está dividido basicamente em dois tipos de textos: narrativos (contam estórias) e normativos (estabelecem normas, leis, diretrizes), sendo que a organização dos livros segue a sequência narrativa e não a normativa. Do ponto de vista temático, o Pentateuco é essencialmente uma grande narrativa sobre a identidade de Israel como povo de YHWH (estas são as consoantes do nome hebraico de Deus. Como não sabemos ao certo a pronúncia, usarei esta forma nestes textos). 

  • Do ponto de vista do estilo e estrutura, o Pentateuco é semelhante aos textos épicos da antiga Mesopotâmia e dos antigos cananeus. Tanto esses textos quanto o Pentateuco começam a narrativa com a criação do mundo, passam por um período em que havia grandes gigantes e grandes personagens que viviam centenas de anos e chegam, enfim, à narração das origens do povo mesopotâmico ou judeu.

  • 1. Gênesis
    No livro de Gênesis encontramos dois grandes blocos de textos narrativos que abordam dois grandes temas: a origem do mundo e da civilização (caps. 1-11 que são semelhantes em estilo e estrutura - ao épico babilônico Enuma Elish [as primeiras palavras do livro, que significam “Quando, no alto”] embora o conteúdo e a teologia sejam bem diferentes); e a origem de Israel (Gn 12-50) que conta a história de três gerações de pais e mães de Israel (12-25 Abraão e Sara; 26-36 Isaque e Rebeca; e Jacó e Raquel 37-50), até a ida da família de Jacó para o Egito, onde será oprimida pelo Faraó e libertada por Deus. Note que o Gênesis começa com o conjunto da criação, passa pela humanidade como um todo e se afunila na vida de uma única família a de Abrão, a partir da qual seriam abençoadas todas as famílias da terra (cf. Gn 12,1-4).

  • 2. Êxodo
    O livro do Êxodo (palavra que significa “fuga” ou “saída”) se divide em três grandes seções (ou blocos) narrativas: a opressão e libertação do Egito (1,115,21), a estadia no deserto antes da revelação no Sinai (15,2218:27), e a revelação e estada no Sinai (caps. 1940). Em Êxodo encontramos o primeiro bloco de textos normativos do Pentateuco: 21,123,19 que é chamado pelos estudiosos de Lei ou Código da Aliança, pois é um conjunto de normas sobre como viver na aliança com YHWH. A narrativa sobre a libertação do Egito (o êxodo propriamente dito) constitui o tema teológico mais importante da Bíblia Hebraica, pois mostra que YHWH é um deus diferente dos demais deuses do mundo antigo. YHWH não domina, nem oprime, YHWH liberta o seu povo e esse é o seu caráter e modo de agir.

  •  
    3. Levítico
    O livro de Levítico é constituído quase que totalmente por textos normativos, e sua colocação no centro dos cinco livros mostra que é, para o cânon hebraico, o livro mais importante do Pentateuco. Nele, afirma-se que as normas de Moisés são oferecidas ao povo de Deus para que este possa ser santo como o próprio YHWH é santo. Podemos analisar o livro como dividido em duas seções: caps. 1-16 que tratam da santidade de YHWH e de como o ritual cúltico ajuda o povo de Deus a se manter puro e santo, e os caps. 17-27 que formam um grande conjunto de normas sobre como viver em santidade os estudiosos costumam chamar Lv 17-27 de Lei ou Código da Santidade, de modo semelhante ao chamado Código da Aliança em Êxodo.

  •  Cúltico: Que está relacionado ao Culto; adoração.
    “...Do ponto de vista temático, o Pentateuco é essencialmente uma grande narrativa sobre a identidade de Israel como povo de YHWH (estas são as consoantes do nome hebraico de Deus...”


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • CURSO
  • APRESENTAÇÃO
  •   INTRODUÇÃO
  • Os livros da Torá
  • INTRODUÇÃO
  • Narrativas de Origens:
  • Vocação:
  •   Opressão e libertação do Egito (Êx 1-15)
  •   Travessia do deserto (Êx 15-18; Nm 10-36)
  • Retrospectiva histórica (Dt 1-3)
  • Uma nova hermenêutica dos textos normativos.
  • Dízimo: religião ou solidariedade? (Dt 14,22-29)
  • A teologia sacerdotal na Torá
  • A teologia deuteronômica na Torá
  •   A Elaboraçao da Torá            
  • Fazendo a Análise do Plano de Expressão
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • MUITO OBRIGADA!!!