Curso Online de  NR 10 - BÁSICO

Curso Online de NR 10 - BÁSICO

O curso NR 10 básico é obrigatório para os profissionais que trabalham com eletricidade pois traz os requisitos básicos para a realização...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 20 horas


Por: R$ 34,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso NR 10 básico é obrigatório para os profissionais que trabalham com eletricidade pois traz os requisitos básicos para a realização dos procedimentos sem que haja incidentes. o curso traz as atualizações previstas para o bom exercício da profissão

GRADUADO PELA FACULDADE FAREC/IPESU DE RECIFE NO CURSO DE ENFERMAGEM. PÓS-GRADUADO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E DOCÊNCIA DA ENFERMAGEM PELA FACUMINAS. FORMAÇÃO TÉCNICA PELO SENAC / SEST/SENAT / CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS, APH - ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E TRAUMA - SOCORRISTA, SEGURANÇA DO TRABALHO, INGLÊS, ESPANHOL, INSTRUTOR EM COQUETELARIA, MOPP E RH.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO NR-10

  • INTRODUÇÃO

    A eletricidade é vital para a vida moderna e é desnecessário ressaltar sua importância, quer atuando nos insumos nos diversos segmentos da economia, quer proporcionando conforto aos nossos lares. Por outro lado, o uso da eletricidade exige do consumidor a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que a eletricidade representa.
    Os acidentes ocorridos com eletricidade no lar ou no trabalho são os que ocorrem com maior frequência e comprovadamente os que trazem as mais graves consequências.
    As normas de segurança estabelecem que as pessoas devam ser informadas sobre os riscos a que se expõem assim como conhecer seus efeitos e as medidas de segurança aplicáveis.

  • O Curso NR 10 Básico é obrigatório para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Baixa Tensão (BT). Baixa Tensão (BT): tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Curso NR10 Complementar SEP O Curso NR 10 Complementar SEP (Sistema Elétrico de Potência) é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Alta Tensão (AT). Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

  • O principal objetivo da Norma Regulamentadora 10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas de segurança que devem ser implementadas no ambiente de trabalho dos profissionais que laboram em instalações elétricas e prestam serviços que os expõem a riscos envolvendo a eletricidade.
    Dessa forma, a NR 10 é responsável por garantir a saúde e a integridade física desses trabalhadores.
    Em sua última versão, um dos maiores destaques da NR 10 foi utilizar o estabelecido em normas internacionais ou regulamentações técnicas oficiais como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

  • Além disso, todos os  profissionais precisam participar de novos treinamentos periodicamente - no mínimo a cada dois anos -, com o objetivo de mantê-los conscientes e atualizados em relação a todo o conteúdo do treinamento da NR 10.
    Essa obrigatoriedade estabelecida pela norma é de grande importância para a saúde e segurança no trabalho pois, desde o início de sua vigência, foi possível observar uma queda acentuada nos índices de acidentes e óbitos envolvendo os profissionais que trabalham com eletricidade.
    Essa efetividade da NR 10 também pode ser comprovada através do crescente esforço que as empresas privadas do meio elétrico estão adotando para tornar seus ambientes de trabalho mais seguros e melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus funcionários.

  • O curso básico NR-10 deve ter a carga horária mínima de 40 horas, com uma programação mínima de assuntos de natureza multiprofissional, especificação dos EPIs de proteção coletiva e individual, proteção e combate a incêndios, Primeiros socorros, Análise e antecipação de riscos, Norma técnicas, Medidas de proteção disponíveis, entre outros), que deverão ser abordados com o objetivo de preparar os trabalhadores a realizarem corretamente as atividades que envolvam o risco elétrico.

  • Este curso é destinado a todas as pessoas que tem ou pretende ter contato com trabalhos que envolvam eletricidade, ou estejam em perímetro de risco. Por exemplo: quem trabalha com cabeamentos, instalação de telefonia, testes em equipamentos elétricos, manutenção em redes elétricas, inspeção de rede, etc.

  • COMO FUNCIONA NOSSO CURSO

    Primeiramente, é importante saber quais são os tipos de profissionais do ramo elétrico, de acordo com o que é expresso pela Norma Regulamentadora 10.
    Profissional Qualificado:
    Segundo a NR 10, em seu item 10.8.1, são considerados funcionários qualificados aqueles capazes de comprovar a conclusão de um curso específico no ramo elétrico, que seja reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.
    Por exemplo, o profissional com formação em elétrica industrial reconhecida pelo MEC;

  • Profissional Habilitado:
    O item 10.8.2 da NR 10 estabelece que os trabalhadores legalmente habilitados são aqueles previamente qualificados e que possuem um registro de competência no conselho de classe. Seguindo o exemplo anterior, um engenheiro que tenha formação em engenharia industrial elétrica, deverá ter o registro desta formação junto ao CREA para ser considerado habilitado;
    Profissional Capacitado:
    De acordo com a NR 10.8.3, são profissionais capacitados, os trabalhadores que receberam capacitação sob a orientação de um profissional habilitado e autorizado, e que trabalhem sob a responsabilidade de profissional igualmente habilitado e autorizado.

  • O QUE É NR 10?

    A sigla NR-10 significa Norma regulamentadora nº 10, e recebe o título de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A norma regulamentadora nº 10 tem sua existência jurídica assegurada pelos artigos 179 a 181 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT e estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

  • Nosso compromisso é capacitar profissionais que atuam em tempo integral ou parcial na área de instalação e manutenção elétrica, para os riscos e procedimentos de segurança exigidos pelo Ministério do Tra-
    balho e Emprego,
    através desta Nor-
    ma Regulamenta-
    dora.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 34,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Introdução a segurança em eletricidade;
  • organização do Sistema Elétrico de Potência - SEP;
  • Organização do trabalho;
  • Riscos em instalações e serviços com eletricidade;
  • Normas técnicas brasileiras - NBR 5410 / NBR 14039 e ABNT;
  • Diferenças entre NR e NBR;
  • Riscos adicionais em eletricidade;
  • Acidentes de origem elétrica;
  • Equipamentos de Proteção Individual;
  • Equipamentos de Proteção Coletiva;
  • Primeiros socorros;
  • Proteção e combate a incêndios;
  • Segurança com veículos e transportes de pessoas, materiais e equipamentos;
  • Sinalização e isolamento de áreas de trabalho;
  • Liberação de instalação para serviço e para operação e uso;
  • Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados;
  • Acidentes típicos - Análise, discussão, medidas de proteção;
  • Responsabilidades.