Curso Online de SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
4 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

*SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL; *Introdução; *Gestão Ambiental na Atualidade; *Gestão Ambiental; *ISO 14.001; *Instrumentos da Gestã...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 39,90
(Pagamento único)

Mais de 100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

*SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL;
*Introdução;
*Gestão Ambiental na Atualidade;
*Gestão Ambiental;
*ISO 14.001;
*Instrumentos da Gestão Ambiental;
*Gestão Ambiental caracteriza;
*Contribuição da Gestão Ambiental para as Organizações;
*Licenciamento Ambiental;
*Elaboração de Estudos Ambientais;
*Metodologia e Desenvolvimento;
*Fatores que Influencia na Avaliação de Impactos Ambientais;
*Licença Ambiental Prévia - LP;
*Elaboração de Projetos Executivos;
*POLUIÇÃO AMBIENTAL;
*LEI 6.938 de 31/08/81;
*CAUSAS DA POLUIÇÃO;
*CLASSIFICAÇÃO DAS FONTES POLUIDORAS;
*TIPOS DE POLUIÇÃO;
*SUSTENTABILIDADE;
*MOMENTO DE REFLEXÃO;
*POLUIÇÃO - PILHAS E BATERIAS;
*RECICLAGEM DE RESÍDUOS;
*RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS;
*LIXO ELETRÔNICO;
*DICA DE RECICLAGEM;
*ELETRO ELETRÔNICO;
*SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS;
*O QUE FAZER COM ESTES PRODUTOS;
*POLUIÇÃO DE ISOPOR;
*BIO ESPUMA;
*Gases de Efeito Estufa;
*Poluição do Ar Atmosférico

Especializações & Competências: 1-Graduado em Gestão Ambiental; 2-Graduando Bacharel em Engenharia de Produção; 3-Graduando Bacharel em Administração; 4-Técnico em Logística (IFSUL de Minas Gerais); 5-Técnico em Segurança do Trabalho; 6-Técnico em Meio Ambiente; 7-Bombeiro Profissional Civil - Nível 2 -ABNT/NBR 14.276; 8-Instrutor de Curso de Operador de Empilhadeiras; 9-Coordenador de Brigada de Emergência; 10-Auditor Interno da ISO 14001 e ISO 45001; E-mail: tecsegtrab.aguiar@hotmail.com.br ou tecsegtrab.aguiar@gmail.com - Siga no Blog: http://aguiarsst.blogspot.com/ https://www.linkedin.com/mynetwork/ Cursos Complementares: *Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PNGRS; *OHSAS 18000:2007 - Sistema de Gestão de saúde e Segurança Ocupacional; *ABNT/NBR 14276 - NR 23 - Brigadista de Incêndio; *TPM - Total Perfeição da Manufatura; *NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; *Curso de Operador de Empilhadeiras -SEST/SENAT; *MOPP - Movimentação e Operação de Produtos Perigosos; *Curso de Auto Controle (Qualidade) - SENAI; *Legislação Trabalhista - SENAI; *Educação Ambiental -SENAI; *Saúde e Segurança Rural - SENAR; *PPRA, PCMAT, PPP,CIPA, SIPAT, LTCAT, FMEA, PAE, PGR. *NR 12 - Segurança de Máquinas e Equipamentos; *NR 33 - Supervisor de Espaço Confinado; *Curso de Yellow Belt Lean Six Sigma; *Curso de White Belt Lean Six Sigma;


- Amamdeu Fernandes

- Maria Fausta

- Wagner Brum Gonçalves

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • SGA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

    SGA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

    Izaias de Souza Aguiar

  • Introdução

    Introdução

    A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas dereflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

  • Gestão Ambiental na Atualidade

    Gestão Ambiental na Atualidade

    A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos aomeio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.

    Izaias de Souza Aguiar

  • Gestão Ambiental

    Gestão Ambiental

    A gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas não agridam o meio ambiente. Na foto, observa-se a melhoria das práticas agrícolas, tais como este espaço no noroeste do estado DeIowa, Estados Unidos, que, além da atividade econômica, serve para preservar o solo e melhorar a qualidade da água.

    Izaias de Souza Aguiar

  • ISO 14.001

    ISO 14.001

    À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar as empresas a buscarem formas alternativas de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. A partir do momento que a empresa coloca no mercado um produto que mostra a preocupação com a preservação do meio ambiente, esta empresa juntamente com seu produto, passa a se tornar uma referência. O próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias normas que definem os procedimentos relacionados à gestão ambiental, tais como as da família ISO14.001, que certificam que a empresa cumpre tais procedimentos em suas atividades produtivas e gerenciais.

    Izaias de Souza Aguiar

  • Instrumentos da Gestão Ambiental

    Instrumentos da Gestão Ambiental

    A família ISO 14000 aborda vários aspectos da gestão ambiental e fornece ferramentas práticas para que as empresas e organizações identifiquem e controlem o seu impacto ambiental, aprimorando constantemente o seu desempenho na preservação ambiental.
    Em paralelo, o aumento da procura pelas empresas de profissionais especializados em técnicas de gestão ambiental motivou o surgimento de cursos superiores voltados para a formação desses profissionais, tais como os de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental , de Tecnólogo em gestão ambiental, de Engenharia Ambiental, Bacharelado em Gestão Ambiental e Tecnologia do Meio Ambiente; além de Especializações em Gestão Ambiental.
    Devido aos grandes problemas que envolvem o saneamento básico e os recursos hídricos, muitas disciplinas dos cursos de gestão ambiental são comuns aos cursos de engenharia sanitária e de engenharia hidráulica.

    Izaias de Souza Aguiar

  • Instrumentos de Gestão Ambiental

    Instrumentos de Gestão Ambiental

    Instrumentos de Gestão Ambiental
    Os instrumentos de gestão ambiental são ferramentas que visam auxiliar no processo de planejamento, bem como na operacionalização da gestão ambiental, de modo que esta gestão possa ser integrada de maneira estratégica por todas as suas atividades.
    Pode-se entender como instrumentos de Gestão Ambiental o licenciamento ambiental  , o estudo de impacto ambiental , o geoprocessamento , a educação ambiental e a auditoria ambiental. 

    Izaias de Souza Aguiar

  • Gestão Ambiental caracteriza

    Gestão Ambiental caracteriza

    De maneira geral, verifica-se que a gestão ambiental caracteriza-se por um campo muito extenso. Essa extensão se explica porque o tema meio ambiente precisa ser entendido em sua complexidade como um conjunto de fatores que constituem o todo.
    O tratamento multidisciplinar é, dessa forma, um requisito básico para o enfrentamento de problemas ambientais, o que exige o trabalho de profissionais de diferentes formações atuando de forma articulada e envolvendo toda a sociedade.

    Izaias de Souza Aguiar

  • Contribuição da Gestão Ambiental para as Organizações

    Contribuição da Gestão Ambiental para as Organizações

    As contribuições da gestão ambiental para as diferentes atividades da organização são agrupadas, conforme destacam Groenewegen & Vergragt (1991 apud Corazza, 2003) em três esferas: produtiva, da inovação e estratégica.
    Na esfera produtiva, conforme afirmam os autores, a gestão ambiental intervém, por um lado, no controle do respeito às regulamentações públicas pelas diferentes divisões operacionais e, por outro, na elaboração e na implementação de ações ambientais. Estas ações dizem respeito à manutenção, à conformidade ambiental dos fornecedores, dos sítios de produção, etc.

    Izaias de Souza Aguiar

  • Licenciamento Ambiental

    Licenciamento Ambiental

    Assim, pode-se considerar o Licenciamento Ambiental como um dos mais eficazes instrumentos de planejamento e gestão da política ambiental, cujo objetivo é controlar os impactos ambientais provocados por atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como aqueles capazes sob qualquer forma de causar degradação ambiental e inconvenientes ao bem estar público

    Izaias de Souza Aguiar

  • Elaboração de Estudos Ambientais

    Elaboração de Estudos Ambientais

    Tal processo é realizado a partir da elaboração de estudos ambientais cuja meta é fazer uma avaliação e identificação sistemática dos efeitos possíveis das atividades ou empreendimentos ao meio ambiente, ou seja, uma abordagem integrada da prevenção e controle da poluição, provenientes das atividades, procurando reduzir as suas emissões para a água, o ar ou para o solo, bem como, prevenção de danos, na fase de implantação e operação da atividade.

    Izaias de Souza Aguiar


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 39,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • *SGA - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL;
  • *Introdução;
  • *Gestão Ambiental na Atualidade;
  • *Gestão Ambiental;
  • *ISO 14.001;
  • *Instrumentos da Gestão Ambiental;
  • *Gestão Ambiental caracteriza;
  • *Contribuição da Gestão Ambiental para as Organizações;
  • *Licenciamento Ambiental;
  • *Elaboração de Estudos Ambientais;
  • *Metodologia e Desenvolvimento;
  • *Fatores que Influencia na Avaliação de Impactos Ambientais;
  • *Licença Ambiental Prévia - LP;
  • *Elaboração de Projetos Executivos;
  • *POLUIÇÃO AMBIENTAL;
  • *LEI 6.938 de 31/08/81;
  • *CAUSAS DA POLUIÇÃO;
  • *CLASSIFICAÇÃO DAS FONTES POLUIDORAS;
  • *TIPOS DE POLUIÇÃO;
  • *SUSTENTABILIDADE;
  • *MOMENTO DE REFLEXÃO;
  • *POLUIÇÃO - PILHAS E BATERIAS;
  • *RECICLAGEM DE RESÍDUOS;
  • *RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS;
  • *LIXO ELETRÔNICO;
  • *DICA DE RECICLAGEM;
  • *ELETRO ELETRÔNICO;
  • *SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS;
  • *O QUE FAZER COM ESTES PRODUTOS;
  • *POLUIÇÃO DE ISOPOR;
  • *BIO ESPUMA;
  • *Gases de Efeito Estufa;
  • *Poluição do Ar Atmosférico;
  • Izaias de Souza Aguiar - Técnico em Segurança do Trabalho Reg.MTE n° 25.482/MG