Curso Online de A Teologia da Parábola do Filho Pródigo

Curso Online de A Teologia da Parábola do Filho Pródigo

Esse curso descreverei através da Bíblia e de alguns textos teológicos a importância espiritual e física de cada personagem dessa Parábol...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Esse curso descreverei através da Bíblia e de alguns textos teológicos a importância espiritual e física de cada personagem dessa Parábola na nossa vida cristã.

Meu nome é Carlos Augusto Marques Monteiro,nasci no dia 02/06/1983 na Cidade de São João de Meriti, Rio de Janeiro,morei por anos no Bairro Monsuaba,Angra dos Reis, nesta cidade e neste bairro , estudei no CELAMM,fui professor da Escola Bíblica Dominical para crianças,na Primeira Igreja Batista em Monsuaba. Na cidade de Conceição da Barra E.S ,fui professor da Escola Bíblica para crianças na Igreja Batista Renovada Vida e paz. Na cidade de São Mateus,E.S, fui estudante de Pedagogia na Faculdade Vale do Cricaré.Nessa faculdade fiz vários cursos extra - curriculares. No bairro de Vila Isabel,na cidade do Rio de Janeiro,me tornei membro da Igreja Internacional da Graça de Deus,nesta igreja sou evangelista. Sou estudante de Informática na Faetec, Vila Isabel, Rio de Janeiro. Escrevi vários textos religiosos e acadêmicos para Internet no site Recanto das letras e tenho sites de religião e literatura no comunidades.net. Faço muitos cursos livres na área pedagógica e afins na internet.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PEDAGOGO CARLOS AUGUSTO CURSO ONLINE ‘’ A TEOLOGIA DA PARABOLA DO FILHO PRÓDIGO’’ ‘’Como compreender a importância bíblica e teológica da Parábola do Filho Pródigo’’. RIO DE JANEIRO 2013

    PEDAGOGO CARLOS AUGUSTO CURSO ONLINE ‘’ A TEOLOGIA DA PARABOLA DO FILHO PRÓDIGO’’ ‘’Como compreender a importância bíblica e teológica da Parábola do Filho Pródigo’’. RIO DE JANEIRO 2013

  • AGRADECIMENTO

    AGRADECIMENTO

    Agradeço á Deus por ter me dado sabedoria para resolver todos os meus problemas, por me formar em Pedagogia e por me ter abençoado no ministério de educador dentro de algumas igrejas evangélicas .

  • EPÍGRAFE

    EPÍGRAFE

    A Parábola é uma narrativa, imaginada ou verdadeira, que se apresenta com o fim de ensinar uma verdade bíblica
    (BUCKLAND,p.325,2006)

  • INTRODUÇÃO:

    INTRODUÇÃO:

    A Parábola é um texto literário que possui uma mensagem religiosa que defende a moralidade e condena imoralidade humana, sobre os critérios doutrinários de Deus. Os personagens nunca existiram de fato, mas representam toda a criação da hierarquia do universo.

    A Parábola relata as diferenças entre criador e criatura, pai e filhos, reis e servos etc.

    A parábola nada mas é do que uma representação simbólica de uma realidade religiosa que acontece ou que virá á acontecer, de acordo com as profecias e os fatos que as comprovam biblicamente .

  • 2. O QUE É PARÁBOLA  

    2. O QUE É PARÁBOLA  

    A Parábola do grego parabolé, que vem de pará (= ao longo de, ao lado de, passando perto, junto de) e bolé (= o que foi jogado). Bolé vem do verbo grego bállo, que significa jogar, lançar. Para expressar o ato de lançar uma pedra, que passa de raspão, os gregos usam o verbo paraboleúomai.

    A Parábola é um tipo de texto que busca ensinar verdades religiosas, históricas etc, através de mitologias ou fatos.

    A Parábola era utilizada por Jesus Cristo pelo fato de sua estrutura linguística ser simples e não ser culta, pois a maioria ouvintes e seguidores de Cristo eram pessoas pobres e incultos.

    A Parábola para Jesus Cristo era o melhor recurso literário oral da época, pois usava de elementos hierárquicos de uma família.

  • 2.1. ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:

    2.1. ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:

    O Novilho Cevado ou Bezerro Cevado.
    ( Símbolo do Sacrifício de Jesus Cristo).
    João 3.16.

    O bezerro cevado fala da disposição do pai em perdoar o seu filho – Ele queria tanto que o filho voltasse que nem lhe passava pela mente os seus atos de desobediência. O profeta Jeremias nos revela a intenção de Deus em nos perdoar, quando diz: “ Eu sei os pensamentos que tenho a respeito de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal.., perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” (29:11; 31:34). A Palavra de Deus nos diz que Ele “não levou em conta os tempos da ignorância, mas notifica a todos os homens, em toda parte, que se arrependam”,- e voltem para Deus - At.17:30.

  • O novilho cevado. Simboliza o resultado do processo criativo. Macro- cosmicamente, comer o novilho cevado indica a absorção na Fonte divina de todas experiências e poderes resultantes do processo de manifestação em seus ciclos involutivo e evolutivo.

    No homem, o microcosmo, o novilho é o símbolo da sabedoria intuitiva, que nasce da descida da vontade espiritual ao veículo da inteligência abstrata, onde reside a alma imortal. No sentido espiritual, o processo de comer o novilho cevado, assim como todo banquete, simboliza o estado de ‘plenitude’ que foi alcançado ao fim de um ciclo (como a última ceia do Senhor).

    Na parábola, Jesus Cristo é simbolizado como o bezerro cevado que é utilizado no banquete na casa do pai (Deus) para demonstrar a salvação do filho perdido, que foi achado e continua sendo amado por ele, mesmo com a implicância do seu filho primogênito.

  • O Anel

    O Anel

    ( Símbolo da União harmônica e eterna de Deus com o homem e da união do homem com Deus).
    Efésios 5:25-26.

    Na Parábola, o anel colocado na mão do filho pródigo simboliza, uma aliança simbólica do pai com o filho caçula, que na verdade significa a aliança de Deus com o homem pecador que se arrepende de suas iniquidades, Deus oferece o bezerro cevado , jesus Cristo para o salvar e o filho demonstra seu amor, devoção e adoração eterna a Deus, é um pacto que ambos devem cumprir, um perdoa que é Deus e outro se arrepende , que é o homem.

  • O círculo (anel), é o símbolo da eternidade e do poder e sabedoria eternos. Um ciclo foi terminado, e o anel indica que outro deverá ser começado, pois a progressão cíclica não tem começo concebível nem fim imaginável.

    O anel simboliza também os poderes adquiridos com o término do ciclo anterior. A colocação de sandálias nos pés complementa o simbolismo do anel no fim de um ciclo.

    O anel significa o casamento eterno de Deus com sua igreja e de um homem com uma mulher, isso coaduna com Efésios 5:25-26.

  • Sandália.

    Sandália.

    ( Símbolo da humildade do homem em relação á Deus , é o ato de homem se arrepender de seus pecados diante de Deus )
    Mt 3.11 , Mc 1.7 ,Lc 3.16 e Jo 1.27.

    Sinal de humildade de um escravo para seu dono, de uma criatura ou filho de Deus diante de sua superioridade divina em Mt 3.11 , Mc 1.7 ,Lc 3.16 e Jo 1.27,usada para ser respeitar cultos religiosos judeus e cristãos, tanto a importância de não sacudiras sandálias em Mt 10.14 e lugares paralelos em Lc 10.11 , At 13.51, Êx 3.5 , Js 5.15 , Lc 7.38 ,Êx 12.11 e Js 9.5 – 13, usar sandália para fazer comercialização diversas ,Dt 25.10 e Rt 4.7,8 , sandália como símbolo de preparação para pregar o evangelho da paz em Ef 6.15, sandália como sinônimo de pureza e riqueza material e espiritual perdida e encontrada pelo filho pródigo quando perde perdão ao pai Lc 15.22.

  • Vestimentas Novas.

    Vestimentas Novas.

    Vestimentas Novas.

    Vestimentas Novas é o símbolo da unção do Espírito Santo que comanda e modifica os pensamentos e ações humanas . Vestimenta nova é o símbolo de um estado de consciência espiritual e física renovados e expandidos .

    A vestimenta existente expressa as limitações usuais da personalidade como egoísmo, preconceito, intolerância, cegueira espiritual e outros grilhões da mente, que devem ser descartados para que uma nova fase evolutiva possa ser adentrada.

    Geralmente, uma veste nova ou lavada significa um novo corpo para a consciência, uma vez terminada uma etapa de experiência de vida no mundo. Agora a Veste do Filho é do melhor tecido, o mais sutil, a veste de Luz, ou Manto de Glória.

    Referências Bíblicas:

    Romanos 3.24-26, João 16:7, 13, 14, Mateus 28:19, Gênesis 1:1, 2 ,João 3:5 e Efésios 4:8, 11, 12.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • PEDAGOGO CARLOS AUGUSTO CURSO ONLINE ?? A TEOLOGIA DA PARABOLA DO FILHO PRÓDIGO?? ??Como compreender a importância bíblica e teológica da Parábola do Filho Pródigo??. RIO DE JANEIRO 2013
  • AGRADECIMENTO
  • EPÍGRAFE
  • INTRODUÇÃO:
  • SUMÁRIO:
  • 2. O QUE É PARÁBOLA  
  • 2.1. ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
  • 2.2.PRIMEIRO PRINCIPIO DE INTERPRETAÇÃO DE PARÁBOLAS :
  • 2.3 .SEGUNDO PRINCÍPIO DE INTERPRETAÇÃO DE PARÁBOLAS :
  • 2.3.QUESTIONÁRIO
  • 3.O PAI NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
  • 3.1.CARACTERÍSTICAS DO PAI NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO.
  • 3.1.QUESTIONÁRIO
  • 4. O FILHO CAÇULA NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
  • 4.1. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO FILHO PRÓDIGO :
  • 4.2. QUESTIONÁRIO
  • 5. O CRIADOR DE PORCOS NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
  • 5.1. AS CARACTERÍSTICAS PECULIARES DO DIABO
  • 5.2. QUESTIONÁRIO
  • 6. O FILHO PRIMOGÊNITO NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
  • 6.1 QUESTIONÁRIO
  • CONCLUSÃO:
  • BIBLIOGRAFIA