Curso Online de Curso Livre de Teologia : CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
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Curso Online de Curso Livre de Teologia : CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

MATERIAL APRESENTA UM POUCO SOBRE A CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES. FORMAÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO, O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA E NAS RELIGIÕE...

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MATERIAL APRESENTA UM POUCO SOBRE A CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES. FORMAÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO, O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA E NAS RELIGIÕES DE DIVERSAS ETNIAS.

Bacharel em Teologia, Licenciatura em Filosofia. Professor de Teologia, Historia e Filosofia.


- Ivan Padilha SimÕes Dos Santos

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  • Disciplina: CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

    Disciplina: CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES

    Professor Tarcisio Correia Gonçalves
    Bacharel em Teologia – FBB
    Pós Graduação em Filosofia - FBB

    Curso Livre de Teologia

  • Sistema Social

    Qualidade
    de vida

    Ameaça
    à vida

    Progresso
    tecnológico

    Ecologia

    Sobrevivência

    Qualidade
    De vida

    2

  • 3

    Ciências da Religião:

    A religião está mais próxima de nosso cotidiano do que desejamos admitir.
    Entender a Religião é fundamental
    para entender a sociedade atual.

    Antes: Educados para ver e ouvir as coisas do mundo religioso, (relatos de milagres, aparições, visões, experiências místicas, divinas e demoníacas)
    Universo encantado.

    Modernidade: A ciência e a tecnologia construíram um mundo em que Deus não é necessário como hipótese de trabalho.

  • 4

    J. Sayad, economista brasileiro, sintetiza o drama de nossa sociedade e da nossa civilização ocidental:

    “Há trezentos anos que o capitalismo transforma todas as coisas à nossa volta em quantidade - dólares, francos ou reais. Não sabemos bem quem somos,mas sabemos quanto valemos: somos carro, a lancha, a casa ou os quadros que temos.

    Mas não temos tempo de nos perguntar sobre o sentido de tudo isso, por isso, o mundo nos parece embaraçado e fora do foco (SAYAD, 1998)

  • 5

    A dessacralização do mundo
    A erosão do sagrado se deu pelos seguintes fatos:

    1.um sistema econômico que privilegia valores matérias em detrimento dos espirituais;
    2. a ciência que tomou o lugar da religião como fonte de verdade e se assume como capaz de responder todas as questões.

  • 6

    O Estatuto Científico das Ciências das Religiões
    Origem
    Século XIX com o cientificismo (método de pesquisa, produção do saber)
    Época de transformações no ocidente (Revolução Industrial e conquistas coloniais);
    Avanços da Tecnologia;
    As transformações colocaram a cultura européia diante de nova leitura da sua própria cultura em contato com as outras culturas – Intercâmbio.
    Começo o declínio da hegemonia cristã no ocidente

  • 7

    Na segunda metade do século XIX – afirmação das Ciências Humanas;
    No início da CR -uma substituta atualizada da teologia; no final do séc. XIX a CR começou a ser questionada.
    Início do séc. XX coloca-se em discussão a possibilidade de estudar os fenômenos culturais. – Surgem duas categorias metodológicas:
    modelo EXPLICATIVO - A religião é uma manifestação antropológica e histórica que pode e deve, como qualquer outro fenômeno humano, se sujeitar aos métodos da pesquisa crítica.
    Modelo da COMPREENSÃO –Há uma experiência germinal, livre e criadora que está na base das produções espirituais e culturais.

  • 8

    São dois os elementos que fazem do fenômeno religioso aquilo que ele é:
    primeiro, ele revela a essência humana; (Feuerbach) e,
    segundo, a segurança que ele presta ao ser humano.

  • 9

    Religião é um fenômeno universal
    Não existem povos sem religião e magia. “Os povos lidam com duas esferas distintas, o sagrado e o profano; domínio da magia e religião como o da ciência" (Malinowski 1983).
    não há época nem espaços humanos sem religião; não existe vácuo religioso; sua difusão é universal.

  • 10

    Religião - fenômeno multiforme
    "Religião realmente só existe em religiões" (Frick).

    Religião - fenômeno humano
    “capta-se a experiência do sagrado através do ser humano; (Meslin 1978:13).
    Só captamos a experiência do/a outro/a dentro das nossas possibilidades e limites.
    somos condicionados pela visão que possuímos e pelos instrumentais que utilizamos para ver o outro.
    É preciso também observar quem nos fala de sua experiência e tomar uma distância metodológica
    conscientes de que não há neutralidade.

  • 11

    “a religião pertence desde sempre ao ser humano. A origem da religião coincide com a origem da humanidade. ser - ou, antes, tornar-se - homem significa ser religioso" (ELIADE, l983: l4).
    Quem é este ser humano? Como situá-lo no mundo? É ele que nos fala de uma realidade que ele considera superior a si mesmo.
    Que relações ele estabelece com esta realidade?


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