Curso Online de Introdução ao Novo Testamento
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Introdução ao Novo Testamento

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Introdução ao Novo Testamento

Pastor da Igreja Metodista Wesleyana 2ªRegião Eclesiástica; Bacharel Teologia (FAETESP, FAK, Universidade da Bíblia); Bacharel Psicanálise Clinica (CAEC); Mestre Teologia (FAETESP); Doutorado Ciências da Religião (ASSESB ); Doutorado Teologia com habilitação em Teologia Sistemática (Titulo Oferecido por ser o Fundador da FATEMIG); Titulo Honorífico - Doutor em Divindade (FACIB); 51 Participações em cursos, Coordenação de Seminário, Palestras e Seminários; Vice-diretor do CEFORTE no núcleo Muriaé /MG no ano 2005; Fundador da FATEMIG ? Faculdade de Teologia de Minas Gerais / Uberlândia/MG.


- Cicero Jose De Morais

- Rodrigo Gomes Da Silva

- André César Barbosa

- ElibÉria Soares Freire De AraÚjo

- Samuel De Souza Lima Junior

- Rafael Fernandes

- Regiane Pereira Dos Santos

- Rafael Ferreira

- Ivani Bispo De Jesus

- Vanessa Silva Bragança

- Elenilza Da Silva Melo

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  • INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

    INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

  • O Novo Testamento, em valor de conteúdo, é o maior livro do mundo. O seu valor intrínseco é incalculável e de mais alta estima para a humanidade cristã. De modo geral, trata-se de um preciso legado aos povos, tribos, raças e nações. Muito embora as adversidades já estudadas prossigam adentrando o seu conteúdo, o Livro por si, permanece de posse da mais absoluta verdade, representa a viva Palavra de Deus, portanto, jamais se desintegrará de sua perfeita unidade.

  • Usando uma linguagem simples, o Novo Testamento representa a segunda parte da Bíblia, porem nele está contido a plenitude da glória de Deus. O apóstolo Paulo dirigindo-se aos Gálatas, disse: “...que Deus, na plenitude dos tempos mandou seu Filho ao mundo”. Porque o Senhor permitiu ao apóstolo escrever “...plenitude dos tempos”? Está pois demonstrado que o CÂNON SAGRADO solidifica a harmonia dos Evangelhos.

  • Que Deus possa iluminar a mente e o coração dos seus servos ao tomarem parte na interpretação das Escrituras e os capacite para a proclamação desta tão sublime experiência, ao saboreá-los a meditação do Novo Testamento.

  • Síntese Histórica de Israel (de Abraão a Moisés)

    Síntese Histórica de Israel (de Abraão a Moisés)

  • A Bíblia não informa, mas a arqueologia tem registro de que Abraão viveu de 2.275 a 2.100 a.C., sucedeu-lhe Isaque, o pai de Esaú e Jacó, e este, o pai de doze patriarcas. Os filhos de Jacó estão centralizados na pessoa de José – o primogênito de Raquel – ramificando-se a genealogia do povo até encontrar a opressão egípcia sob o poder do Faraó Toutmes III.

  • Moisés foi escolhido e designado por Deus, para tornar-se o Libertador de Israel. Nasceu em 1.520 e morreu em 1.400 a.C.. O período das conquistas, teve inicio com a queda das muralhas de Jericó e perdurou ate o ano de 1.360 a.C.. Otniel aparece em 1.045, terminando o período dos juízes com Samuel em 1.025 a.C.

  • O jovem Saul foi o primeiro rei a ocupar o trono, dando inicio ao “reino unido” com o apogeu no ano 1.010 a.C.. O próximo rei foi Davi, num prolongado reino de 40 anos, sucede-lhe Salomão, seu filho, reinando aproximadamente um período idêntico ao do pai.

  • Com a morte do rei Salomão, o reino foi rasgado ao meio (por questões administrativas), formando de um lado o reino do Sul – Capital de Judá – e do outro o Reino do Norte – Capital Samaria.

  • Por volta o ano de 936 a.C., houve sucessões de reinos e reis. A monarquia real distanciava-se da teocracia divina, caindo puramente no domínio humano, maculado pela imperiosa violência e idolatria. O castigo aplicado no “cativeiro” foi o resultado do desrespeito para com Deus. A Assiria tomou o Reino do Norte como cativo em 722 a.C., o qual retorna em 525 a.C., sob diversos lideres.

  • Na sequencia, discorrem-se 400 anos do silencio absoluto de Deus. Cala-se o Senhor, não mais fala ao seu povo. A voz profética emudeceu. Deus, o Pai, prepara o berço da humanidade para receber o nascimento do Messias.


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  • INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO
  • Síntese Histórica de Israel (de Abraão a Moisés)
  • Parte I Situação Politico-Religiosa
  • Parte II Seitas Principais
  • 2.1) Escribas
  • 2.2) Fariseus
  • 2.3) Saduceus
  • 2.4) Êssenios
  • 2.5) Herodianos
  • 2.6) Zelotes
  • 2.7) Publicanos
  • 2.8) Samaritanos
  • Parte III Instituições Judaicas
  • 3.1) O Templo
  • 3.2) Sinagoga
  • 3.3) Sinédrio
  • 3.4) Contribuição dos Judeus
  • Parte IV Desenvolvimento Doutrinário
  • Filosofia Judaico-Alexandrina
  • 4.1) Teologia rabínica
  • 4.2) Idéias Nacionalistas
  • Parte V Esperança Messiânica
  • Um Quadro dos Esforços de Deus:
  • 5.1) O mundo assírio:
  • 5.2) O mundo babilônico
  • 5.3) O mundo Persa:
  • 5.4) O mundo romano:
  • 5.5) O mundo grego:
  • O Novo Testamento (Significado)
  • Parte VI Conteúdo do Novo Testamento
  • 1.1) Classificação do Livro: (Caráter literário, autores, períodos)
  • Parte VII O Cânon do Novo Testamento
  • 2.1) Significado do Cânon:
  • 2.2) Demonstração da inspiração canônica:
  • 2.3) Testemunhos externos da canonicidade dos livros:
  • 2.4) Conteúdo intrínseco do livro:
  • 2.5) Testemunhos internos da canonicidade do livro:
  • 2.6) Provas dos Testemunhos informais:
  • 2.7) Listas formais ou cânones:
  • 2.8) Concílios:
  • Parte VIII Harmonia dos Evangelhos
  • 3.1) Divisão por partes:
  • 3.2) Resumo dos livros:
  • 3.3) O nascimento e infância de Jesus:
  • Conclusão