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Harmatiologia (estudo sobre o pecado)

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Harmatiologia (estudo sobre o pecado)

LUCIANO RODRIGUES 34 ANOS - BRASILEIRO - DOUTOR EM TEOLOGIA PELA FACULDADE NACIONAL DE TEOLOGIA,CIENCIA DA COMPUTAÇÃO, ENFERMAGEM E PSICOLOGIA para solicitação das apostilas lucianords27@gmail.com


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- Luiz Cláudio Santos

- Alexandre José De Paula

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- Eva Sena De Lima

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  • HAMARTIOLOGIA
    Doutrina do Pecado

  • I. A DOUTRINA DO PECADO

    O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas perdeu parte destas com o ato de desobediência do primeiro casal, o que atraiu sobre si e seus descendentes a morte física e espiritual (rompimento da comunhão com Deus).
    Gn 1:26-27; Rm 5:12, 6:23; 1 Co 15:21-22; Rm 3:23.

    A partir do Éden todos os seres humanos são nascidos com uma natureza pecaminosa (pensamentos, atos e palavras) que se evidencia quando estes atingem sua responsabilidade moral, fazendo deles seres racionais e moralmente responsáveis.

    Rm 3:10-23, 5:12, 7:15-23; Sl 51:5; Mt 5:21-22; Gl 5:17; Gn 4:7; 1Jo 1:5-10, 3:15; Tg 1:13.

  • Hamartiologia

    O que é pecado?

    É desviar-se da vontade de Deus, afastar-se ou abandonar qualquer um dos padrões divinos - 1 Jo 3:4.
    É a transgressão da lei de Deus.

    O pecado original

    O mais próximo que a bíblia chega de uma indicação da origem do pecado é a afirmação de João que diz:
    “Satanás tem pecado desde que o mundo começou, e tem continuado resolutamente nisto” – 1 Jo 3:8; Ez 28:13-15.

  • Hamartiologia

    O conceito de pecado abrange toda a gama de fracassos humanos, desde a transgressão de um único mandamento até a ruína da totalidade da existência de uma pessoa.

    Hamartia = designa transgressões contra a moralidade, as leis, os homens ou Deus.

    Significa originalmente “errar”,
    “errar o alvo”, “perder”,
    “não participar de alguma coisa”,
    “enganar-se”.

    “falta de alcançar um alvo”
    (principalmente espiritual).

  • A) Em relação a anjos Alguns deles seguiram a Satanás em seu pecado. B) Em relação ao homem O pecado originou-se no Éden.

    O pecado é cósmico em sua natureza. Nenhum ser humano
    peca sozinho. Sempre fará parte de uma rebelião contra
    Deus e contra a retidão.

    O pecado também é pessoal. O indivíduo é responsável
    pelas suas ações, portanto, convocado a arrepender-se.

    O homem não pode alterar o quadro cósmico, mas pode
    ser pessoalmente redimido.

    Hamartiologia

  • Cósmico ou pessoal, o fato é que o pecado é,
    definidamente, uma questão de rebeldia. Destroi a alma
    humana.

    Foi preciso a missão de Cristo para dar solução ao problema do pecado. Rom 5:1; Col 1:20.

    O homem nasce com o pecado original. Ele pecou em Adão. Mas cada indivíduo tem seu próprio pecado.
    Ambas as modalidades o condenam.

    De acordo com Rm 2:4-6.

    - Cada um será finalmente julgado de acordo com suas próprias obras.

    Hamartiologia

  • O pecado de Adão é a raiz;
    os pecados da humanidade são os ramos;
    os pecados individuais são os frutos.

    O juízo foi pronunciando contra a raiz, mas o pecado também desenvolveu seu tronco.

    A sentença de julgamento recai
    sobre a árvore inteira,
    e não apenas sobre
    uma parte da mesma.

    Hamartiologia

  • Hamartiologia

    Alguns conceitos sobre pecado A) O pecado é uma ilusão Esta ideia (errônea) assume vária formas de expressão;
    nossa falta de conhecimento é a razão pela qual temos a ilusão do pecado, ou, quando a evolução tiver tido tempo suficiente para nos ajudar a progredir, a ilusão do pecado desaparecerá.

    B) O pecado é o egoísmo Esta é a definição ouvida com maior frequência. É bíblica mas incompleta e insuficiente.

  • Alguns conceitos sobre pecado C) O pecado é a violação da Lei Esta definição também é bíblica mas insuficiente, a não ser que o conceito de lei seja estendido de modo a compreender todo o caráter de Deus.
    D) O Pecado é qualquer coisa contrária ao caráter de Deus

    Hamartiologia

  • Hamartiologia

    A queda da humanidade

    Deus havia dado ao ser humano o poder de governar todas as coisas – tudo mesmo. Mas logo no começo do mundo, Adão perdeu a capacidade de governar o mundo.

    Tudo estava indo muito bem (Gn 1:31), até que, com a desobediência o homem abdicou da sua capacidade de governar a Terra e entregou tudo nas mãos do diabo (Lc 4:6).

    Então, tudo se tornou estragado e impregnado pelo mal
    (Gn 3; Rm 5:12, 8:18-23; Rm 7:19).

  • Antigo Testamento

    1. O AT não tem uma palavra geral principal para “pecado”, conforme existe no NT.
    Sua reflexão teológica sobre o pecado não se desenvolve tão plenamente como, por exemplo, em Paulo. Mesmo assim, o pecado, ainda por cima da culpa do indivíduo, era claramente reconhecido como realidade que fazia separação entre o homem e a nação de um lado e Deus do outro.

    Is 59:2
    “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

    Hamartiologia


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