Curso Online de NR12 - SEGURANÇA NA OPERAÇÃO COM MOTOSSERRA

Curso Online de NR12 - SEGURANÇA NA OPERAÇÃO COM MOTOSSERRA

O objetivo deste curso é capacitar profissionais na operação com motosserras,de forma correta e segura, de acordo com a Norma Regulamenta...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 35,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O objetivo deste curso é capacitar profissionais na operação com motosserras,de forma correta e segura, de acordo com a Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12).

Engenheiro de Segurança do Trabalho, com Pós Graduação em Ergonomia. Professor de Cursos Técnicos no SENAI e Professor de cursos de Pós Graduação com mais de 20 anos de experiência em indústrias de vários segmentos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • SEGURANÇA NA OPERAÇÃO COM MOTOSSERRA

    NR
    12

  • Assuntos a serem abordados:

    Principais precauções de segurança
    Recomendações sobre sabres e correntes
    Conceitos básicos
    Planejamento sobre poda
    Equipamentos de proteção e segurança
    Técnicas de poda
    Procedimentos

  • PRINCIPAIS PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
    PARA USO DE MOTOSERRAS

    Com um conhecimento básico de sua motoserra e como a mesma deve ser usada, você poderá reduzir ou eliminar ações surpresas de rebote, ou outras reações inesperadas. Você também poderá aumentar a vida útil de sua motoserra bem como dos acessórios de corte.
    Antes de usar qualquer motoserra, leia todo o manual de operação e segurança fornecido pelo fabricante do equipamento.
    Não utilize uma motoserra quando estiver cansado, se tiver ingerido qualquer bebida alcoólica, ou se estiver tomando qualquer medicamento com ou sem prescrição médica.
    Usar botas de segurança, roupas confortáveis, luvas de proteção, protetor visual, auricular e capacete.

  • Quando fazendo a operação de corte, segure a motoserra firmemente com as duas mãos, com os dedos ao redor das alças da motoserra. Segure a motoserra com a mão direita na laça de trás (afogador) e com a mão esquerda na alça da frente, mesmo que você seja canhoto. Segurar a motoserra com firmeza irá ajuda-lo a manter o controle da mesma em caso de rebote ou outras ações inesperadas. Mantenha as alças da motoserra secas, limpas e sem óleo para evitar que a mesma escorregue e até mesmo para garantir maior controle.
    Motoserras foram feitas para funcionar em alta velocidade. Para um trabalho mais seguro e também para aumentar a produção e reduzir a fadiga, mantenha o equipamento em potência máxima durante a operação de corte.

  • Faça o corte sempre na posição lateral da arvore, fora do plano da corrente e da barra para reduzir o risco de ferimento no caso de perda de controle da motoserra.
    Carregar a motoserra com o motor desligado, com a barra da corrente posicionadas para trás e com o amortecedor distante do corpo. Quando carregando sua motoserra, sempre usar protetor de barra.
    Não fazer cortes acima da altura do ombro. É difícil controlar a máquina em posições inadequadas.
    Não operar uma motoserra em cima de uma arvore ou escada a menos que tenha sido especialmente treinado e estiver equipado para faze-lo. Existe o risco de você perder sua estabilidade devido a força empregada à motoserra ou ao movimento do material que está sendo cortado.

  • Algumas operações de corte exigem treinamento e habilidades especiais. Lembre-se, não há nada melhor que uma boa ponderação. Caso você estiver com alguma dúvida, entre em contato com um profissional.
    Para evitar riscos de rebote, certifique-se de que não haja nenhuma obstrução a área em que você estiver trabalhando. Não deixe a ponta da barra bater numa tora, galho ou qualquer outro obstáculo enquanto você estiver com a motoserra em operação. Não Cortar próximo de cercas de arame ou em áreas onde haja sucata de arame.
    Não comece cortar arvores até que você tenha uma área de trabalho limpa, solo firme e um espaço previamente planejado para queda da arvore.

  • Tenha cuidado no caso da madeira emperrar e prender a motoserra. A força de impulso que é aplicada no momento em que a corrente é presa pode resultar em uma força de tração inesperada de sua parte quando tentando soltar a motoserra. Com esse movimento você poderá levar a motoserra em sua direção.
    Tenha muita cautela quando cortando pequenos arbustos ou arvores novas porque pequenos materiais podem bater na corrente a ser arremessados contra você ou tirar sua estabilidade.
    Quando cortando um galho ou arvores novas que estejam abaixo de fios de alta tensão (poste), cuidado com choques, assim você não será afetado pelo galho ou pela motoserra quando a alta tensão for liberada.
    Não permita que a presença de pessoas perto da motoserra quando dando a partida na mesma ou quando em funcionamento. Mantenha pessoas e animais longe da área de operação de corte.

  • Mantenha todas as partes de seu corpo longe da motoserra quando o motor estiver em funcionamento
    Não manuseie uma motoserra que esteja danificada, ajustada incorretamente ou não esteja completamente montada. Certifique-se de que a corrente para de movimentar quando a alavanca de controle de acionamento for acionado. Se você estiver com dúvidas quanto às condições mecânicas de sua motoserra, consulte seu revendedor.
    Siga corretamente as instruções de manutenção e afiação fornecidas pelo fabricante do equipamento. A afiação das correntes requer dois passos: a afiação do canto de corte e o ajuste do calibre de profundidade. Se tiver dúvida fale com seu revendedor para maiores informações ou manutenção.

  • Usar somente barras e correntes especificadas pelo fabricante ou equivalentes. As barras e correntes influenciam não somente a performance como também o efeito de rebote.
    Manter a tensão apropriada da corrente. Uma corrente frouxa pode sair fora da barra e vir a machucar o operador.
    Todos serviços de motoserra além dos itens mencionados no manual de manutenção do proprietário devem ser executadas por pessoas experientes. A manutenção inadequada poderá danificar o equipamento e resultar em danos ao operador.
    Tomar cuidado quando manuseando combustível. Colocar a máquina distante do ponto de lubrificação e não fumar enquanto estiver abastecendo a motoserra. Usar motoserra a gasolina somente em locais muito bem ventilados.

  • Evite o rebote

    O rebote é mais violento na região entre 12 e 3 horas quando se compara a ponta do sabre a um relógio.
    Ponta do Sabre
    Nesta área o rebote é mais forte

    Nesta área o rebote é mais fraco
    Para reduzir o rebote use corrente de segurança do tipo 58ALG que vem com duas guias.

  • ALGUMAS RECOMENDAÇÕES SOBRE SABRES E CORRENTES


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 35,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Principais precauções de segurança
  • Recomendações sobre sabres e correntes
  • Conceitos básicos
  • Planejamento sobre poda
  • Equipamentos de proteção e segurança
  • Técnicas de poda
  • Procedimentos