Curso Online de redaçao

Curso Online de redaçao

Descrever é representar um objeto (cena, animal, pessoa, lugar, coisa etc.) por meio de palavras. Para ser eficaz, a apresentação das car...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas


Por: R$ 25,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Descrever é representar um objeto (cena, animal, pessoa, lugar, coisa etc.) por
meio de palavras. Para ser eficaz, a apresentação das características do objeto
descrito deve explorar os cinco sentidos humanos – visão, audição, tato, paladar e olfato-, já
que é por meio deles que o ser humano toma contato com o ambiente.
A descrição resulta, portanto, da capacidade que o indivíduo tem de perceber o
mundo que o cerca. Toda técnica descritiva implica uma contemplação e uma
apreensão de algo objetivo ou subjetivo, assim ao descrever o redator precisa possuir um
certo grau de sensibilidade. Quanto maior for sua sensibilidade, mais rica será a descrição.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • TIPOLOGIA TEXTUAL

  • Ao redigir é importante atentar para a modalidade de texto exigida pela banca de redação. Geralmente os textos apresentam características mistas, tornando-se complexa a delimitação de seus traços específicos. Na realidade, o importante na redação é que haja uma idéia em torno da qual se possa considerar um núcleo, as idéias complementares que apóiam esse núcleo e a relação entre eles. Tradicionalmente, no que tange à tipologia, pode-se classificar os textos em descritivo, narrativo e dissertativo. As formas de expressão escrita podem ser classificadas em formas literárias, como as descrições e as narrações, e não literárias, como as dissertações e redações técnicas.

  • DESCRIÇÃO

  • Descrever é representar um objeto (cena, animal, pessoa, lugar, coisa etc.) por meio de palavras. Para ser eficaz, a apresentação das características do objeto descrito deve explorar os cinco sentidos humanos – visão, audição, tato, paladar e olfato-, já que é por meio deles que o ser humano toma contato com o ambiente. A descrição resulta, portanto, da capacidade que o indivíduo tem de perceber o mundo que o cerca. Toda técnica descritiva implica uma contemplação e uma apreensão de algo objetivo ou subjetivo, assim ao descrever o redator precisa possuir um certo grau de sensibilidade. Quanto maior for sua sensibilidade, mais rica será a descrição.

  • NARRAÇÃO

  • O relato de um fato, real ou imaginário, é denominado narração. Pode seguir o tempo cronológico, de acordo com a ordem de sucessão dos acontecimentos, ou o tempo psicológico, em que se privilegiam alguns eventos para atrair a atenção do leitor. A escolha do narrador, ou ponto de vista, pode recair sobre o protagonista da história, um observador neutro, alguém que participou do acontecimento de forma secundária ou ainda um espectador onisciente, que supostamente esteve presente em todos os lugares, conhece todos os personagens, suas idéias e sentimentos. As falas dos personagens podem ser apresentadas de três formas: discurso direto, em que o narrador transcreve de forma exata a fala do personagem; discurso indireto, no qual o narrador conta o que o personagem disse, e discurso indireto livre, em que se misturam os dois tipos anteriores. O conjunto dos acontecimentos em que os personagens se envolvem chama-se enredo. Pode ser linear, segundo a sucessão cronológica dos fatos, ou não-linear, quando há cortes na seqüência dos fatos. É comumente dividido em exposição, complicação, clímax e desfecho.

  • Os Elementos da Narrativa são os seguintes:

  • * Personagens - Quem? Protagonista/Antagonista *Acontecimento - O quê? Fato *Tempo - Quando? Época em que ocorreu o fato *Espaço - Onde? Lugar onde ocorreu o fato *Modo - Como? De que forma ocorreu o fato *Causa - Por quê? Motivo pelo qual ocorreu o fato

  • DISSERTAÇÃO / ARGUMENTAÇÃO

  • A exposição de idéias a respeito de um tema, com base em raciocínios e argumentações, é chamada dissertação. Nela, o objetivo do autor é discutir um tema e defender sua posição a respeito dele. Por essa razão, a coerência entre as idéias e a clareza na forma de expressão são elementos fundamentais. A organização lógica da dissertação determina sua divisão em introdução, parte em que se apresenta o tema a ser discutido; desenvolvimento, em que se expõem os argumentos e idéias sobre o assunto, fundamentando-se com fatos, exemplos, testemunhos e provas, o que se quer demonstrar; e conclusão, na qual se faz o desfecho da redação, com a finalidade de reforçar a idéia inicial. Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal (verbos na 3ª.pessoa) objetiva e denotativa (sentido real das palavras). Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.

  • Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.