Curso Online de  INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA

Curso Online de INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA

O curso INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA estuda a gestão de documentos para o efetivo controle, organização e recuperação de documentos de arqui...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 79,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA estuda a gestão de documentos para o efetivo controle, organização e recuperação de documentos de arquivo aborda o desenvolvimento do documento de arquivo, sua gênese,
função e finalidade, além de suas diferenças em relação aos documentos de museu e biblioteca Também apresenta o surgimento das instituições arquivísticas, em âmbito nacional e internacional.

CURRICULUM VITAE Raimundo Denizar Dos Santos Pires 28 Anos,Solteiro Rua Mestre Sabino,65 Travessa Mongubas,Acarau-Ce Telefone:8896624865 FORMAÇÃO Segundo Grau-Colégio Virgem Poderosa(concluído 2004) Terceiro Grau-Universidade Estadual Vale do Acaraú(conclusão 2013) CURSOS ENTIDADE Básico em: Informática JA CURSOS (2007) Atendente de Loja BRASIL SOLIDARIO(2008) Atendente de supermercado BRASIL SOLIDARIO(2008) Gestão de pequenas empresas BRASIL SOLIDARIO(2008) Contabilidade BRASIL SOLIDARIO(2008) Vendas BRASIL SOLIDARIO(2008) Filosofia FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS(2010) Empreendedor Individual SEBRAE(2010) Como empreender um pequeno negócio SEBRAE(2010) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL IBGE (2007)_Função de Recenseador CAGECE (2008/2009)_Função de Agente Administrativo II SECRETARIA AÇÃO SOCIAL DE ACARAU (2009) _Orientador do Pro Jovem PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAU (2009) _ Cadastrador do IPTU IBGE (2010)_Função de Recenseador SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ACARAU (2010) _Função de Professor SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ACARAU (2011) _Função de Professor SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CEARA (2011/2015) _Função de Professor



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso

  • Curso Básico
    INTRODUÇÃO
    À
    ARQUIVOLOGIA
    DENIZAR PIRES

  • INTRODUÇÃO
    À
    ARQUIVOLOGIA


    DENIZAR PIRES

  • sumário

    Introdução pág. 04
    Capítulo I O DOCUMENTO DE ARQUIVO pág. 14
    Capítulo II - GESTÃO DE DOCUMENTOS pág 38
    Capítulo III - INSTRUMENTOS TÉCNICOS pág. 80
    Conclusão pág. 95

  • INTRODUÇÃO

    O curso INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA estuda a gestão de documentos para o efetivo controle, organização e recuperação de documentos de arquivo aborda o desenvolvimento do documento de arquivo, sua gênese, função e finalidade, além de suas diferenças em relação aos documentos de museu e biblioteca. Também apresenta o surgimento das instituições arquivísticas, em âmbito nacional e internacional.

  • O curso busca compreender o conceito e o desenvolvimento da gestão de documentos, analisando suas fases, refletindo sobre a contribuição dos instrumentos técnicos, plano de classificação e tabela de temporalidade, no desenvolvimento da gestão.

  • Após o aparecimento da escrita, foi natural o surgimento dos arquivos. Inicialmente com intuito de fontes de registro, os arquivos surgem em resposta à preocupação quanto a escriturações administrativas, econômicas e políticas da época.
    Para o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística o instrumento importante para os serviços de arquivo é o “conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte”.

  • A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados , capítulo I, artigo 2º, apresenta o conceito de arquivo com aspectos semelhantes. Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • Nem toda informação registrada se constitui em um documento de arquivo. A diferença entre um documento e o documento de arquivo está na finalidade e especificidade de criação. Documentos de arquivo são produzidos e/ou acumulados organicamente, isto é, no decorrer das atividades de uma instituição, empresa, pessoa física ou jurídica.
    Fhttps://pixabay.com/pt/images/search/biblioteca/
    Como afirma Paes (2004), o documento de arquivo é produzido com intuito funcional, sendo limitado e orgânico, e possuindo caráter probatório e/ou testemunhal.
    Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text.

  • A produção documental em meados do século XX, a partir da Segunda Guerra Mundial, teve grandes ascensões devido ao avanço tecnológico e científico. A necessidade de controle e organização em relação à imensa massa documental produzida e recebida pela administração era notória.
    O crescimento documental desordenado foi elemento norteador para criação de um programa que promovesse a padronização nas atividades e racionalização na guarda documental, eficiência e eficácia nos serviços e excelência na recuperação dos documentos de arquivo.

  • No Brasil, pode-se observar na Constituição da Republica Federativa de 1988, incentivos perceptíveis à gestão, "compete à administração pública forma da lei, a gestão de sua documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem" (CF, art. 126, V, 2º).
    Segundo a Lei 8.159/91, artigo 3º, a gestão de documentos é um conjunto de “procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

  • Portanto, a gestão documental tem como objetivo gerenciar os documentos de arquivo com a aplicação de procedimentos e operações técnicas e a garantia do tratamento documental adequado em todo ciclo vital5 dos documentos até sua destinação final (eliminação ou recolhimento para o arquivo permanente), ou seja, na produção, tramitação, uso, arquivamento e destinação. Paes (2004, p. 54) destaca as três etapas da gestão de documentos como sendo produção documental, a utilização e a destinação dos documentos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 79,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Capítulo I ? O DOCUMENTO DE ARQUIVO
  • Capítulo II - GESTÃO DE DOCUMENTOS
  • Capítulo III - INSTRUMENTOS TÉCNICOS