Curso Online de Orçamento Público

Curso Online de Orçamento Público

Neste módulo você aprenderá sobre: receitas e despesas; princípios orçamentários, processo de elaboração do orçamento Público, ciclo orça...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas


Por: R$ 35,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste módulo você aprenderá sobre: receitas e despesas; princípios orçamentários, processo de elaboração do orçamento Público, ciclo orçamentário; classificações orçamentárias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Orçamento Público

    Orçamento Público

  • Introdução
    Orçamento público ou Orçamento Geral da União (OGU), é o documento que  prevê todas as receitas e fixa todas as despesas do Governo Federal, referentes aos três poderes que compõem o Estado, este documento é elaborado pelo Poder Executivo e enviado ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e posterior conversão em lei.

  • O OGU é composto pelo Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social e Orçamento de Investimento das Empresas Estatais Federais, elaborados e definidos com a observância dos princípios orçamentários previstos na legislação.

  •  finalidade do Orçamento Público é prever qual será a receita auferida na forma de impostos e qual será a destinação desses recursos, possibilitando a todos os cidadãos  conhecimento acerca da utilização do dinheiro proveniente dos seus pagamentos a titulo de impostos.

  • Assim, as despesas públicas podem ser realizadas somente se constarem no orçamento, pois trata-se de planejamento para investimento do dinheiro público, que deve ser utilizado para prioridades em interesse à coletividade.

  • A receita é apenas uma estimativa, pode ser maior ou menor que a previsão do governo, conforme variações da economia e arrecadação de impostos,

  • uma vez que a receita é o que se arrecada com os impostos federais, dessa forma, os gastos públicos poderão ser aumentados ou deverão ser diminuídos.

  • Os impostos e contribuições federais que geram receita e cobrem as despesas são:
    Cide Combustíveis
    Cofins
    Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira – CPMF
    Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL

  • Contribuições Previdenciárias
    Imposto de Importação – II
    Imposto sobre a Renda – IR
    Imposto sobre operações Financeiras – IOF
    Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI
    Imposto Territorial Rural – ITR
    PIS/Pasep

  • Receitas e Despesas Receita pública é total das rendas previsto no orçamento público, arrecadadas pelo Estado durante o exercício financeiro e com o objetivo de cobrir as despesas públicas. Já a despesa pública é a utilização da receita para execução de objetivos públicos que satisfaçam necessidades coletivas.

  • Mesmo que não haja receita disponível o Governo Federal pode criar despesas, que serão financiadas por operações de crédito, o que significa que os gastos serão arcados pelo mercado financeiro interno ou externo e que o Estado ficará em débito, ou seja, com dívida pública.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 35,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Orçamento Público