Curso Online de Desenho Tecnico
4 estrelas 2 alunos avaliaram

Curso Online de Desenho Tecnico

O principal objetivo esta em aprender a linguagem do desenho técnico para representação gráfica, desde a historia do Desenho Técnico a at...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O principal objetivo esta em aprender a linguagem do desenho técnico para representação gráfica, desde a historia do Desenho Técnico a até a elaboração de desenhos, utilizando adequadamente instrumentos e suportes necessários.

?O DESENHO TÉCNICO, é a ferramenta necessária para a interpretação e representação de um projeto, por ser o meio de comunicação entre a equipe de criação e a de fabricação (ou de construção); nesse contexto ele pode ser interpretado como a linguagem gráfica que representa as formas, dimensões e posicionamento de objetos e suas relações com o meio?

Empresário de Sucesso // Diretor Presidente do ICEPEX - INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO PARA EXCELÊNCIA NA CONFORMIDADE // Sócio Fundador da ABRAC Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade. Miembro de partes interesadas - Comité Ejecutivo de IAAC - IAAC Cooperación Inter Americana de Acreditación //ate 2012 Auditor Líder - SGQ / BPF (ANVISA) Gestão de Projetos /Elaboração e controle dos Documentos do Sistema da Qualidade Domínio na área de Atendimento a Clientes Pleno domínio no Atendimento e Soluções em reclamações de clientes Total domínio dos processos de certificação de Produtos e Sistema Apresentação de palestras sobre qualidade , certificação e empreendedorismo


- Rafael Brito Da Silva

- Deivid Rafael De Camargos Faria

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Treinamento DESENHO TÉCNICO

    Sergio Diogo – Diretor Presidente e Auditor Líder do Icepex

  • • Desenhos existem desde a pré-história
    • Desenho de ideogramas: a origem da escrita
    • Desenhos “técnicos” de Leonardo Da Vinci, Brunelleschi e outros inventores e arquitetos

    Desenho das cavernas de Skavberg (Noruega) do período mesolítico (6000 - 4500 a.C.).

    Representação egípcia do túmulo do escriba Nakht, século XIV a.C.

    Representação esquemática da figura humana.

    Nu, desenhado por Miguel Ângelo Buonarroti (1475-1564).

    História do Desenho Técnico

  • O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento. Apesar disso, ainda não havia conhecimentos sistematizados de geometria descritiva, o que tornava o processo mais livre e sem nenhuma normatização.

  • História do Desenho Técnico

    A representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais evoluiu gradualmente através dos tempos...

    • 1490 - Giuliano de Sangalo que fez uso de planta e elevação, está incluído no álbum de desenhos na Livraria do Vaticano.

  • Origem do Desenho Técnico - Século XVIII

    Gaspar Monge, matemático francês, para facilitar as construções de fortificações, criou, utilizando projeções ortogonais, um sistema com correspondência biunívoca entre os elementos do plano e do espaço.

    O sistema criado por Gaspar Monge, publicado em 1795 com o título “Geometrie Descriptive” é a base da linguagem usada pelo Desenho Técnico.

  • • Primeiras normas técnicas (século XIX):
    – Revolução industrial  necessidade de padronizar a forma de utilização da geometria descritiva como linguagem gráfica de engenharia e arquitetura  nasce o desenho técnico

    – cada país tinha seu próprio sistema de normas  falta de uniformidade

    • Normas ISO (após a II Guerra):
    – Uniformização das normas de desenho técnico

    Normas de desenho no Brasil:
    – Editadas pela ABNT
    – Adaptações das normas ISO

    História do Desenho Técnico

  • No século XIX, ocorreram iniciativas de normalização da forma de utilização da Geometria Descritiva para transformá-la numa linguagem gráfica normalizada. A Comissão Técnica TC 10 da International Organization for Standardization

    – ISO – realizou a primeira normalização internacional visando a utilização da Geometria Descritiva como linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, chamando-a de Desenho Técnico. HOELSCHER, SPRINGER E DOBROVOLNY (1978)

  • Desenho Técnico e sua Classificação

    O desenho técnico é subclassificado em:
    Desenho Arquitetônico:
    Representa projetos para construção civil;
    Desenho Mecânico:
    Representa projetos de máquinas e equipamentos;
    Desenho Topográfico:
    Representa levantamentos topográficos;
    Desenho Cartográfico:
    Representa cartas e mapas...

  • Desenho Projetivo
    É a representação de figuras sólidas, ou seja, de três dimensões, em um plano.
    Desenho Geométrico
    É a representação gráfica com precisão absoluta, de figuras planas, ou seja de até duas dimensões. Baseia-se portanto na geometria plana.

  • 2. Desenho Artístico - É a representação gráfica da livre expressão da criatividade, podendo ser classificado em Natural, abstrato, ornamental e publicitário.
    3. Desenho não-projetivo – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem aos desenhos de gráficos, diagramas, esquemas, fluxograma, organogramas, etc.
    4. Desenho Projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos, correspondem às vistas ortográficas e as perspectivas. É a representação de figuras sólidas, ou seja, de três dimensões, em um plano. Ex.: máquinas; edificações; refrigeração; climatização; tubulações; produtos industriais, etc.

  • Visão espacial é a capacidade de percepção mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto.
    A visão espacial permite a percepção (o entendimento) de formas espaciais, sem estar vendo os objetos.
    Apesar da visão espacial ser um dom que todos têm, algumas pessoas têm mais facilidade para entender as formas espaciais a partir das figuras planas.
    A habilidade de percepção das formas espaciais a partir das figuras planas pode ser desenvolvida a partir de exercícios progressivos e sistematizados.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • O QUE É O DESENHO TÉCNICO ? Algumas Definições
  • EQUIPAMENTOS de DESENHO:
  • PERSPECTIVAS