Curso Online de RECICLAGEM EM PROL DA LOGÍSTICA REVERSA, VISANDO A SUSTENTABILIDADE

Curso Online de RECICLAGEM EM PROL DA LOGÍSTICA REVERSA, VISANDO A SUSTENTABILIDADE

Trata-se de um artigo que aborda a necessidade cada vez maior de as empresas darem o destaque merecido ao descarte correto de seus produt...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 200,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Trata-se de um artigo que aborda a necessidade cada vez maior de as empresas darem o destaque merecido ao descarte correto de seus produtos. Visando não só atender as necessidades do mercado, mas também ao desenvolvimento sustentável, uma vez que o consumo ao longo dos anos vem crescendo assustadoramente e junto com ele aumenta a quantidade de resíduos descartados. Apesar de ser um pensamento relativamente recente é extremamente importante salientar essa visão que durante muito tempo foi equivocadamente considerada com baixa lucratividade ou de lucratividade duvidosa. É a manutenção do alto padrão de qualidade a baixo custo ponto desafiador que se apresenta para as maiorias das empresas quando tratam dos aspectos de desenvolvimento sustentável a fim de atender as reivindicações do mercado e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O estudo de caso foca na responsabilização dos fornecedores pelo recolhimento de suas embalagens, substituição de materiais, bem como um maior reaproveitamento desses resíduos, envolvendo todos os aspectos da gestão sustentável da cadeia de suprimentos.

Superior completo pela Universidade Federal de Pernambuco



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM EM PROL DA LOGÍSTICA REVERSA, VISANDO A SUSTENTABILIDADE

    IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM EM PROL DA LOGÍSTICA REVERSA, VISANDO A SUSTENTABILIDADE

    J. MARQUES

  • RESUMO

    O artigo aborda a necessidade cada vez maior de as empresas darem o destaque merecido ao descarte correto de seus produtos. Visando não só atender as necessidades do mercado, mas também ao desenvolvimento sustentável, uma vez que o consumo ao longo dos anos vem crescendo assustadoramente e junto com ele aumenta a quantidade de resíduos descartados. Apesar de ser um pensamento relativamente recente é extremamente importante salientar essa visão que durante muito tempo foi equivocadamente considerada com baixa lucratividade ou de lucratividade duvidosa. É a manutenção do alto padrão de qualidade a baixo custo ponto desafiador que se apresenta para as maiorias das empresas quando tratam dos aspectos de desenvolvimento sustentável a fim de atender as reivindicações do mercado e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O estudo de caso foca na responsabilização dos fornecedores pelo recolhimento de suas embalagens, substituição de materiais, bem como um maior reaproveitamento desses resíduos, envolvendo todos os aspectos da gestão sustentável da cadeia de suprimentos.

    RESUMO

    Palavras-chave: Logística reversa. Reciclagem. Gestão de resíduos. Logística reversa pós-venda. Logística reversa pós-consumo

  • INTRODUÇÃO

    Fatores externos exercem influencia cada vez maior em se tratando do papel das organizações junto à sociedade, a consequência disso é uma adaptação e capacitação contínuas tanto nas empresas quanto na sociedade. Meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social estão assumindo grande relevância no show business. De olho em tudo isso, pode-se facilmente encontrar grandes oportunidades, avaliar e medir os riscos. A grande dificuldade é encontrar um equilíbrio na forma de gerenciar esses negócios, não buscando apenas maior lucratividade, mas elevando o padrão de qualidade, desenvolvimento sustentável e atendendo as reivindicações da sociedade.

    INTRODUÇÃO

  • Há uma preocupação da alta administração das empresas em sustentabilidade, não só pelo custo, mas como um potencial de vantagem competitiva. Os consumidores passaram a exigir esse padrão de qualidade, o que é bastante louvável e rentável para qualquer organização. Qual empresa que não quer obter lucro sendo politicamente correta? Todos querem um desenvolvimento sustentável dentro das organizações e perante a sociedade, mas para isso é necessário redução no impacto ambiental em toda a cadeia produtiva.

  • Segundo Christopher (2001 apud FIGUERÓ, 2010) “a logística empresarial tem como objetivo planejar e coordenar as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis de serviços e qualidade ao custo mais baixo possível”. A logística reversa insere-se para fortalecer essas mesmas organizações para o trato dos aspectos ambientais pressionando-as a adotarem mecanismos logísticos que também envolvam a responsabilidade pelo recolhimento e destino adequado das embalagens pós-consumo dos seus produtos pós-venda.

  • A logística reversa considera não só administrar a entrega do produto, mas também o seu retorno, reduzindo resíduos e custos para as empresas. Inseridos neste contexto estão: o retorno de embalagens e demais resíduos para fornecedores para reaproveitamento; devolução de produtos com defeitos ao fabricante para conserto e posterior retorno ao cliente; e também o recolhimento de embalagens junto aos consumidores finais, com fins de reutilização ou reciclagem.

  • É necessário dar-se um destino adequado ao que está sendo descartado. Neste sentido podemos citar inúmeras vantagens como: fortalecimento da marca, redução de custos, aumento da competitividade, respeito às legislações, entre várias outras. O presente estudo foi desenvolvido através desse cenário.

  • A questão ambiental implantou, de certa maneira, uma nova filosofia nas empresas focada no gerenciamento responsável. Destaca-se que a logística empresarial também está recebendo atenção sob este mesmo aspecto (meio ambiente), através do processo da logística reversa, mencionado anteriormente. Diversas atividades fazem parte da logística empresarial: serviço ao cliente, processamento de pedidos, previsão da demanda, tráfego e transporte, controle de inventário, armazenagem e estocagem, movimentação de produtos, localização de fábrica e centros de distribuições CDs, reaproveitamento e remoção de resíduos e administração das devoluções. Em tais atividades é possível identificar a utilização da logística reversa por meio do processo de reutilização, retirada de resíduos e a administração das devoluções.

  • As empresas tornam-se fortemente atuantes no mercado quando há essa política de conscientização ambiental. Políticas essas que só trazem consequências positivas em se tratando do uso de produtos que retornam ao processo de produção. A indústria da reciclagem em todo o mundo é algo que movimenta milhões de toneladas de resíduos anualmente produzindo faturamentos altíssimos. No Brasil este número de empresas e órgãos públicos que lidam com a reciclagem ainda é tímido. Poucas cidades praticam a coleta seletiva, onde são recolhidos materiais com certo valor comercial, geralmente são cidades localizadas no Sul do país. Dentre os materiais mais descartados pela população e que contribuem consideravelmente para o aumento de resíduos estão os polímeros termoplásticos como o Poli Tereftalato de Etileno (PET) e o Policloreto de Vinila (PVC). Um nicho de oportunidade para a empresa reduzir custos, voltado à economia e ao meio ambiente.

  • Esta perspectiva está fazendo com que a sustentabilidade deixe de ser vista como fonte de custos para uma potencial fonte de vantagem competitiva. Além disso, outro motivador é o preço dos recursos não-renováveis que tende a aumentar conforme a sua escassez. Há também a pressão dos consumidores e o atendimento a requerimentos regulatórios, que podem representar lucratividade às empresas que se adequarem a estas ‘novas’ exigências (SRIVASTAVA, 2007). Corroborando com esta perspectiva, Porter e Van Der Linde (1995) sugerem que investir no ‘esverdeamento’ da cadeia produtiva pode economizar recursos, eliminar desperdícios e aumentar a produtividade. (FIGUERÓ, 2010)

  • Um dos materiais mais presentes no dia a dia da população e que ainda causa problemas ao meio ambiente, pois seu resíduo ainda não é totalmente absorvido pelas empresas produtoras é o PET. A revolução industrial fez crescer de maneira significativa o número de garrafas produzidas com PET. O PET são restos de petróleo que a indústria descartaria na natureza. A durabilidade é grande, aproxima-se de um século, contudo, muito menor que das latinhas de alumínio (cerca de 500 anos).


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 200,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM EM PROL DA LOGÍSTICA REVERSA, VISANDO A SUSTENTABILIDADE
  • RESUMO
  • INTRODUÇÃO
  • 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • REFERÊNCIAS