Curso Online de Inspeção de Segurança do Trabalho - Relatórios

Curso Online de Inspeção de Segurança do Trabalho - Relatórios

O curso aborda a atividade que busca identificar condições de planta ou de procedimentos de operações que podem causar acidentes. Identi...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso aborda a atividade que busca identificar condições de planta ou de procedimentos de operações que podem causar acidentes.
Identifica situações de maior risco e confirma se os processos de operação e de manutenção são os propostos nos projetos e normas-padrão.
Indicado para estudantes e profissionais de segurança do trabalho e demais áreas de interesse no tema.

Estude aqui na MIP CURSOS, cursos on line de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Medicina do Trabalho, Ergonomia, Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios, Prevenção de Acidentes e vários outros temas atuais, baseados em Normas Regulamentadoras, legilações e procedimentos. Conheça os desafios enfrentados no dia-a-dia e perceba que a qualificação é essencial para o perfeito funcionamento de uma grande, media ou pequena empresa. Entenda como os profissionais atualizados, qualificados e capacitados são importantes para as operações dentro de diversos estabelecimentos Industriais e Comerciais. Estude a distância e aprenda conosco. Matricule-se e comece a aplicar coisas simples na sua empresa, evitando acidentes e garantindo o bem estar dos funcionários. CORPO DOCENTE: Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Ambiental, Engº Mecânico, Engº Produção, Fisioterapeuta do Trabalho, Gestor Ambiental, Técnico Segurança do Trabalho, técnico em Enfermagem do Trabalho, Bombeiro Civil.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CONTEUDO PROGRAMATICO

    Definição;
    Introdução;
    IPS - Inspeção Planejada de Segurança;
    ROI - Relatório de Ocorrência de Incidentes
    ROA - Relatório de Segurança

  • Inspeção de Segurança

    Definição

    Atividade que busca identificar condições de planta ou de procedimentos de operações que podem causar acidentes.
    Identifica situações de maior risco e confirma se os processos de operação e de manutenção são os propostos nos projetos e normas-padrão.

  • INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OU INSPEÇÃO DE RISCO

    INTRODUÇÃO

    A inspeção de segurança ou de risco é a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho,  com o objetivo de descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores. Como sabemos, o acidente é a consequência de diversos fatores que, combinados, favorecem a ocorrência do mesmo.
    Assim, a inspeção de risco ou de segurança é uma vistoria técnica feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, observando os riscos existentes no ambiente, exemplo: falta de protetores em máquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados, desordem, desarrumação, disposição de materiais de maneira perigosa, uso de equipamentos de forma insegura, falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI), falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção coletiva (EPC), etc.

  • Outro fator importante a ser observado numa inspeção é o estado de conservação de materiais como: máquinas, mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, EPI’s etc., que devido a seu uso frequente leva a desgastes naturais que deterioram gradualmente, e esta pode ser descoberta antes de causar danos pessoais, materiais e até ao meio ambiente.
    Quando detectamos estes problemas com antecedência, as informações são repassadas aos responsáveis para manutenção evitando assim acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Portanto, a inspeção é um instrumento fundamental para se obter um retrato qualitativo do ambiente laboral, onde a partir dai podemos elaborar medidas preventivas e corretivas.

    INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OU INSPEÇÃO DE RISCO

  • É muito importante localizar situações que possam provocar acidentes e tomar as medidas prevencionistas necessárias. Por isso, o Profissional da Segurança do Trabalho e / ou o membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) deve percorrer todo o ambiente para identificar fatores que poderão ser causa de acidentes. Feito isto, o responsável deve tomar as devidas providências.

    INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OU INSPEÇÃO DE RISCO

  • A maioria dos acidentes é uma combinação de condições inseguras do ambiente e atos inseguros dos trabalhadores, por exemplo: se os trabalhadores não fizerem absolutamente nada num local que ofereça risco, eles não serão feridos.
    Por outro lado, se um trabalhador fosse executar uma tarefa sem qualquer ferramenta ou material de segurança, a probabilidade de ocorrer um acidente seria grande.
    Logo, todo acidente envolve ações e condições físicas. Assim, o gerenciamento da segurança deverá enfocar as condições inseguras do ambiente e o comportamento do trabalhador que irá executar as ações.

    INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OU INSPEÇÃO DE RISCO

  • As ações dos trabalhadores são influenciadas pelos próprios trabalhadores, por seus supervisores imediatos, e por toda a alta gerência.
    Todos exercem um papel na manutenção da segurança. Para um empreendimento ser seguro, cada uma das partes deve estar comprometida para prover um ambiente de trabalho que conduza a um bom desempenho de segurança.
    Por este motivo todos devem participar das inspeções de risco, seja executando as inspeções, analisando seus resultados ou promovendo as ações corretivas e preventivas para sanar os problemas encontrados.

    INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OU INSPEÇÃO DE RISCO

  • As inspeções são uma grande fonte de informações que ajudam na determinação de medidas de segurança que previnem os acidentes do trabalho.
    Quando bem executadas e envolvendo a todos, as inspeções possibilitam a determinação de meios preventivos antes da ocorrência de acidentes; permite fixar nos trabalhadores a importância de se ter segurança no trabalho, encorajando-os a agirem como inspetores de segurança; permite consolidar a relação entre trabalhador e empresa, uma vez em que eles observam o interesse da empresa pela segurança do trabalho; despertam a confiança na administração e alcança a colaboração de todos para a prevenção de acidentes.
    A inspeção de risco tem como objetivo fazer um levantamento das irregularidades existentes nos postos de trabalho e propor ações para resolver os problemas que comprometem a segurança e saúde do trabalhador.

    INSPEÇÃO DE SEGURANÇA OU INSPEÇÃO DE RISCO

  • ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

    A Análise Preliminar de Riscos (APR) teve seu desenvolvimento inicial na área militar e é um recurso a ser utilizado pela segurança do trabalho visando de forma a facilitar a detectar a totalidade dos riscos que envolvem as várias operações na área fabril, detalhar as mesmas a um nível que possam ser identificados os menores problemas, encontrar a forma mais eficiente de fazer o trabalho, normatizar os métodos, materiais, ferramentas, instalações e máquinas.

  • A (APR) é um estudo, durante a fase de elaboração, desenvolvimento de um projeto ou sistema de produção. Uma avaliação de riscos é um exame sistemático de todos os aspectos de trabalho, com o objetivo de apurar ao que poderá causar danos, se é ou não possível eliminar os perigos, em caso negativo, que medidas preventivas poderiam ser tomadas para controle.
    Ela é usada portanto para uma análise inicial, tendo importância na conhecimento de sistemas novos de alta inovação tecnológica e/ou pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em riscos na sua operação é deficiente. Apesar das características de análise inicial, é útil utilizar a APR como uma ferramenta de revisão geral de segurança em sistemas já operacionais, revelando aspectos que às vezes passariam despercebidos.

  • APR tem uma maior importância no que se refere à determinação de medidas de controle e prevenção de riscos, permitindo revisões de projeto em tempo hábil, com maior segurança, além de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos.
    Para isso deve-se fazer:
    As exigências do Brasil de hoje são crescentes, tanto pela necessidade da obtenção de resultados, quanto pela redução dos custos de operação. Temos de fazer mais e melhor que os padrões anteriores, por um custo cada vez menor. Para esta equação, só há uma solução: o emprego do conhecimento e tecnologia.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Definição;
  • Introdução;
  • IPS - Inspeção Planejada de Segurança;
  • ROI - Relatório de Ocorrência de Incidentes;
  • ROA - Relatório de Segurança.