Curso Online de NR 09 - ANEXO II - EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO

Curso Online de NR 09 - ANEXO II - EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO

O principal objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupa...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 35,00
(Pagamento único)

Mais de 30 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O principal objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis - PRC, cumprindo o disposto na Portaria nº 1109, Anexo II da NR 09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA do MTE.

Engenheiro de Segurança do Trabalho, com Pós Graduação em Ergonomia. Professor de Cursos Técnicos no SENAI e Professor de cursos de Pós Graduação com mais de 20 anos de experiência em indústrias de vários segmentos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • NR 09 - ANEXO II
    EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO

    Portaria 1109

  • Objetivo desta capacitação

    O principal objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis - PRC, cumprindo o disposto na Portaria nº 1109, Anexo II da NR 09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA  do MTE.

  • Da obrigação legal

    Com a publicação da Portaria nº 1.109 do Ministério do Trabalho, com o Anexo II da NR-9 Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, os estabelecimentos passaram a ter mais uma obrigação: Capacitar, com carga horária mínima de 4 horas, os funcionários que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno.

  • Da obrigação legal

    Devido ao risco que a exposição ocupacional ao Benzeno causa à segurança e saúde do trabalhador surgiu a necessidade de implantação de um anexo da NR-09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que estabelece requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis contendo estas substâncias, enfatizando a identificação das situações de risco de exposição ao benzeno e as medidas de prevenção nas atividades de maior risco.

  • a) Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;
    b) Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde;
    c) Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno;
    d) Medidas de prevenção;
    e) Procedimentos de emergência;
    f) Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de possíveis emissões de benzeno;
    g) Dispositivos legais sobre o benzeno

    Conteúdo Programático

  • a) Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;

  • O QUE É O BENZENO ?

    O Benzeno é um hidrocarboneto aromático, proveniente de produtos à base de Petróleo, de aroma doce e extremamente prejudicial à saúde e a segurança. Além de suas características favoráveis a combustão, o benzeno possui rápida vaporização no ar à temperaturas um pouco mais altas, e oferece riscos de incêndios e explosões por ser altamente inflamável.

  • É um produto tóxico e cancerígeno, por isso, em exposições agudas (altas concentrações) ou em exposições crônicas (baixas concentrações em um período longo de tempo) podem causar diversos problemas à saúde, levando até mesmo ao câncer e ao benzenismo.

  • Os principais expostos ocupacionalmente são os frentistas ou profissionais que se relacionam direta ou indiretamente com bombas de combustíveis (especialmente a Gasolina) em postos de revenda ao consumidor final.

  • COMO O BENZENO ENTRA EM NOSSO CORPO?
    O benzeno pode entrar em nosso corpo principalmente através da respiração, da pele e, em alguns casos, pela ingestão.

    EXISTEM TRÊS MEIOS DE PENETRAÇÃO NO ORGANISMO:
    Inalação = quando se está num ambiente contaminado, pode se absorver uma substância nociva por inalação, isto é, pela respiração.

    b) Ingestão = ao engolir acidentalmente a substância tóxica. Isso acontece quando é comido alimentos, contaminados por substâncias tóxicas invisíveis a olho nu, no posto de trabalho ou quando é feita refeições sem lavar previamente as mãos.

    c) Via Cutânea = a pele pode absorver certas substancias, mesmo que por poucos instantes. Dessa forma, a substância tóxica pode atingir o sangue e causar danos à saúde.

  • COMO O BENZENO PODE SER ABSORVIDO POR OUTRAS VIAS?

    O benzeno e os produtos que o contêm (gasolina, por exemplo), quando em contato com a pele, são absorvidos e passam para a corrente sanguínea podendo provocar os
    mesmos danos de quando é inalado. A absorção de vapor de benzeno pela pele, no entanto, é muito baixa e não excede 1% do que é absorvido pela respiração na mesma
    condição (HANKE, DUTKIEWICZ, PIOTROWSKI, 2000), mas, por se tratar de substância cancerígena, é significante do ponto de vista do risco à saúde.

    A absorção pode ser mais rápida no caso de pele com ferimento e o benzeno pode ser mais rapidamente absorvido se estiver presente em uma mistura (gasolina, por exemplo) ou como contaminante em solventes (OSHA).

    A absorção pela pele é diferente nas diferentes partes do corpo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 35,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • a) Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;
  • b) Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde;
  • c) Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno;
  • d) Medidas de prevenção;
  • e) Procedimentos de emergência;
  • f) Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de possíveis emissões de benzeno;
  • g) Dispositivos legais sobre o benzeno