Curso Online de NR 10 BÁSICO - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
5 estrelas 4 alunos avaliaram

Curso Online de NR 10 BÁSICO - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Neste curso básico NR 10 você aprenderá os principais temas que a norma NR 10 abrange, desde os cuidados e riscos que a eletricidade poss...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas

De: R$ 80,00 Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Mais de 70 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso básico NR 10 você aprenderá os principais temas que a norma NR 10 abrange, desde os cuidados e riscos que a eletricidade possui (como os arcos elétricos), como também os tipos de choques e inclusive todas as medidas de controle de risco elétricos existentes.
Curso especialmente indicado para o público em geral ou quem busca atualização no tema eletricidade, segurança do trabalho, também para quem está iniciando a busca na especialização em eletricidade e instalações elétricas. Indicado para quem busca um diferencial no mercado de trabalho.

Experiência de 16 anos como Técnico de Segurança do Trabalho em indústria do ramo metalúrgico, gráfico, têxtil e de prestação de serviços, além de pequenas atuações em muitos outros segmentos industriais. Atuei em empresas de grau de risco 3, com mais de 500 funcionários, e grau de risco 2, com mais de 800 funcionários. Responsável pelas atividades do departamento de segurança do trabalho na matriz e filiais das empresas onde atuei. Lecionei por quatro anos em escola de cursos técnicos (segurança do trabalho e meio ambiente). Conhecimentos gerais e específicos de todas as normas regulamentadoras; Auditoria; sistemas de gestão da qualidade, segurança e meio ambiente; treinamentos. Experiência na formação da CIPA,Brigada de Emergência, Licenciamento Ambiental, E-Social, AVCB, cursos, etc. Formação Acadêmica: Pós Graduado em Ergonomia; Bacharel em Teologia; Pós graduado em Gestão Ambiental; Bombeiro Profissional Civil; Tecnólogo em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho.


- Igor Noronha Lima

- Iridionis Deivid Costa Santos

- Fernando Jorge Dos Santos Pedrosa

- Anderson Pereira Aguiar

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E
    SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

    NR 10

    CURSO DE

    Básico

  • OBJETIVO DO CURSO

    Capacitar os participantes para prevenção de acidentes de trabalho com eletricidade, em atendimento ao novo texto da portaria nº 598 de 07/12/2004 do Ministério do Trabalho e Emprego, viabilizando a autorização para trabalhos em Instalações Elétricas.

    Equivale ao curso presencial
    Módulo Básico - Baixa Tensão – 40 horas.

  • PÚBLICO ALVO

    Todos os funcionários que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade.

    Esta Norma Regulamentadora fixa as condições mínimas exigíveis para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos destinados a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

  • Introdução à segurança com eletricidade
    Riscos em instalações e serviços com eletricidade
    Técnicas de análise de risco
    Medidas de controle do risco elétrico
    Normas técnicas brasileira
    Regulamentações do MTb
    Equipamentos de proteção coletiva
    Equipamentos de proteção individual
    Rotinas de trabalho – procedimentos
    Documentação de instalações elétricas
    Riscos adicionais
    Proteção e combate a incêndios
    Acidentes de origem elétrica
    Primeiros socorros
    Responsabilidades

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • A Norma Regulamentadora n° 10 é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece as medidas de controle, os sistemas preventivos, as técnicas e práticas de serviços relacionadas a serviços realizados em instalações elétricas e nos serviços com eletricidade. O objetivo dessa norma é garantir a segurança e a saúde daqueles que realizam esses serviços e mesmo dos consumidores finais.

    Introdução à segurança com eletricidade

  • Acidentes no setor elétrico podem ocasionar desde leves ferimentos, até mesmo a morte das pessoas envolvidas.

    ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO

    A energia elétrica que alimenta as indústrias, comércio e nossos lares é gerada principalmente em usinas hidrelétricas, onde a passagem da água por turbinas geradoras transformam a energia mecânica, originada pela queda d’agua, em energia elétrica.

    No Brasil a GERAÇÃO de energia elétrica é 80% produzida a partir de hidrelétricas, 11% por termoelétricas e o restante por outros processos. A partir da usina a energia é transformada, em subestações elétricas, e elevada a níveis de tensão (69/88/138/240/440 kV) e transportada em corrente alternada (60 Hertz) através de cabos elétricos, até as subestações rebaixadoras, delimitando a fase de TRANSMISSÃO.

    Já na fase de DISTRIBUIÇÃO (11,9 / 13,8 / 23 kV), nas proximidades dos centros de consumo, a energia elétrica é tratada nas subestações, com seu nível de tensão rebaixado e sua qualidade controlada, sendo transportada por redes elétricas aéreas ou subterrâneas, constituídas por estruturas (postes, torres, dutos subterrâneos e seus acessórios), cabos elétricos e transformadores para novos rebaixamentos (110 / 127 / 220 / 380 V), e finalmente entregue aos clientes industriais, comerciais, de serviços e residenciais em níveis de tensão variáveis, de acordo com a capacidade de consumo instalada de cada cliente.

    Introdução à segurança com eletricidade

  • Quando falamos em setor elétrico, referimo-nos normalmente ao Sistema Elétrico de Potência (SEP), definido como o conjunto de todas as instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição inclusive.

    Com o objetivo de uniformizar o entendimento é importante informar que o SEP trabalha com vários níveis de tensão, classificadas em alta e baixa tensão e normalmente com corrente elétrica alternada (60 Hz).

    Conforme definição dada pela ABNT através das NBR (Normas Brasileiras Regulamentadoras), considera-se “baixa tensão”, a tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. Da mesma forma considera-se “alta tensão”, a tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

    Introdução à segurança com eletricidade

  • Geração de Energia Elétrica
    Manutenção: São atividades de intervenção realizadas nas unidades geradoras, para restabelecer ou manter suas condições adequadas de funcionamento.
    Essas atividades são realizadas nas salas de máquinas, salas de comando, junto a painéis elétricos energizados ou não, junto a barramentos elétricos, instalações de serviço auxiliar, tais como: transformadores de potencial, de corrente, de aterramento, banco de baterias, retificadores, geradores de emergência, etc.
    Os riscos na fase de geração (turbinas/geradores) de energia elétrica são similares e comuns a todos os sistemas de produção de energia e estão presentes em diversas atividades, destacando:
    • Instalação e manutenção de equipamentos e maquinários (turbinas, geradores, transformadores, disjuntores, capacitores, chaves, sistemas de medição, etc.);
    • Manutenção das instalações industriais após a geração;
    • Operação de painéis de controle elétrico;
    • Acompanhamento e supervisão dos processos;
    • Transformação e elevação da energia elétrica;
    • Processos de medição da energia elétrica.
    As atividades características da geração se encerram nos sistemas de medição da energia usualmente em tensões de 138 a 500 kV, interface com a transmissão de energia elétrica.

    Introdução à segurança com eletricidade

  • Transmissão de Energia Elétrica
    Basicamente está constituída por linhas de condutores destinados a transportar a energia elétrica desde a fase de geração até a fase de distribuição, abrangendo processos de elevação e rebaixamento de tensão elétrica, realizados em subestações próximas aos centros de consumo.

    Essa energia é transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tensões (138 a 500 kV). Os elevados potenciais de transmissão se justificam para evitar as perdas por aquecimento e redução no custo de condutores e métodos de transmissão da energia, com o emprego de cabos com menor bitola ao longo das imensas extensões a serem transpostas, que ligam os geradores aos centros consumidores.

    Atividades características do setor de transmissão:

    Inspeção de Linhas de Transmissão
    Neste processo são verificados: o estado da estrutura e seus elementos, a altura dos cabos elétricos, condições da faixa de servidão e a área ao longo da extensão da linha de domínio. As inspeções são realizadas periodicamente por terra ou por helicóptero.

    Introdução à segurança com eletricidade

  • Manutenção de Linhas de Transmissão
    • Substituição e manutenção de isoladores (dispositivo constituído de uma série de “discos”, cujo objetivo é isolar a energia elétrica da estrutura);
    • Limpeza de isoladores;
    • Substituição de elementos pára-raios;
    • Substituição e manutenção de elementos das torres e estruturas;
    • Manutenção dos elementos sinalizadores dos cabos;
    • Desmatamento e limpeza de faixa de servidão, etc.

    Construção de Linhas de Transmissão
    • Desenvolvimento em campo de estudos de viabilidade, relatórios de impacto do meio ambiente e projetos;
    • Desmatamentos e desflorestamentos;
    • Escavações e fundações civis;
    • Montagem das estruturas metálicas;
    • Distribuição e posicionamento de bobinas em campo;
    • Lançamento de cabos (condutores elétricos);
    • Instalação de acessórios (isoladores, pára-raios);
    • Tensionamento e fixação de cabos;
    • Ensaios e testes elétricos.

    Introdução à segurança com eletricidade

  • Salientamos que essas atividades de construção são sempre realizadas com os circuitos desenergizados, via de regra, destinadas à ampliação ou em substituição a linhas já existentes, que normalmente estão energizadas. Dessa forma é muito importante a adoção de procedimentos e medidas adequadas de segurança, tais como: seccionamento, aterramento elétrico, equipotencialização de todos os equipamentos e cabos, dentre outros que assegurem a execução do serviço com a linha desenergizada (energizada).

    Distribuição de Energia Elétrica
    É o segmento do setor elétrico que compreende os potenciais após a transmissão, indo das subestações de distribuição entregando energia elétrica aos clientes. A distribuição de energia elétrica aos clientes é realizada nos potenciais:
    • Médios clientes abastecidos por tensão de 11,9 kV / 13,8 kV / 23 kV;
    • Clientes residenciais, comerciais e industriais até a potência de 75 kVA (o abastecimento de energia é realizado no potencial de 110, 127, 220 e 380 Volts);
    • Distribuição subterrânea no potencial de 24 kV.

    Introdução à segurança com eletricidade


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Apresentação da Norma NR 10
  • Introdução à Eletricidade
  • Energia Elétrica - Geração, Transmissão e Distribuição
  • Atividades de Manutenção e Inspeção na Geração, Transmissão e Distribuição
  • Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade - Choque Elétrico
  • Tipos de Choques Elétricos
  • Efeitos do Choque Elétrico
  • Causas Determinantes de Choques Elétricos
  • Os Perigos do Arco Elétrico
  • Campos Eletromagnéticos
  • Outros Perigos e Riscos de Ambiente
  • Causas Diretas de Acidentes com Eletricidade
  • Causas Indiretas de Acidentes com Eletricidade
  • Medidas de Controle do Risco Elétrico
  • Desenergização
  • Aterramento Funcional, de Proteção e Temporário (TN / TT / IT)
  • Equipotencialização
  • Seccionamento Automático da Alimentação
  • Dispositivo de proteção a corrente diferencial-residual?DR
  • Proteção por Extrabaixa Tensão: SELV E PELV
  • Barreiras e Invólucros
  • Bloqueios e Impedimentos
  • Isolamento
  • Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual (EPC/EPI)
  • Normas ABNT sobre Instalações Elétricas
  • Documentação de Instalações Elétricas
  • Prevenção e Combate à Incêndio
  • Primeiros Socorros