Curso Online de NR-11 Segurança na Operação de Ponte Rolante

Curso Online de NR-11 Segurança na Operação de Ponte Rolante

O Curso de Operador de Ponte Rolante tem o objetivo de preparar profissionais para operação de Ponte Rolante no padrão de segurança que l...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 11 horas


Por: R$ 209,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O Curso de Operador de Ponte Rolante tem o objetivo de preparar profissionais para operação de Ponte Rolante no padrão de segurança que lhes permitam a realização de suas atividades evitando acidentes, danos materiais e preservando o equipamento.

Perfil profissional ? Técnico em segurança do Trabalho; ? 05 anos de experiência na área técnica, desenvolvendo diversas rotinas na área de segurança do trabalho e Meio Ambiente atuando na prevenção de acidentes, perdas humanas e materiais dentro da empresa; ? Criação e execução, desenvolvimento e monitoramento de informações da estrutura de, PPRR, PCMAT, PCMSO, Planos de ação; ? Boa comunicação e postura profissional; ? Organização e coordenação de cipas; ? Encaminhamento e providencias legal para abertura da cat junto ao MTB e Funda centro; ? Conhecimentos básicos em informática; ? Aplicação de treinamentos ( admissionais, periódicos, específicos, DDS, integração e outros); ? Curso de cipa; ? Curso para membro de cipa; ? Atendimento e procedimentos de primeiros socorros; ? Conhecimento sobre NR-10 e aplicabilidade; ? Conhecimentos e experiência em espaço confinado NR-33; ? Curso da NR-33 ? Ministrando treinamentos de equipamentos de movimentação de cargas, (segurança na operação de empilhadeira, segurança na operação de ponte rolante, segurança na operação de pá carregadeira, segurança na operação de retroescavadeira, segurança na operação de guindauto, segurança na operação de Hyster K-110, segurança na operação de Krane Kar, Segurança na operação de guindaste, direção defensiva, montagem e desmontagem de andaimes, cipa, trabalho em altura, brigada de incêndio e lecionando as matérias de introdução em segurança do trabalho e higiene ocupacional para o curso técnico em segurança do trabalho e introdução em segurança do trabalho para os cursos técnicos de eletrotécnica e mecânica industrial,.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Segurança na Operação de Ponte Rolante

  • INTRODUÇÃO
    Para Proprietários, Usuários e Operadores
     
    Para manobrar uma ponte rolante de maneira segura e eficiente, requer-se do operador habilidade e precaução.
    Para desenvolver habilidade necessária, o operador deve:

    ser instruído no uso correto da ponte rolante;
    entender as possibilidades e limitações da ponte rolante a;
    familiarizar-se com a construção da ponte rolante e mantê-la em boas condições;
    ler e entender os avisos e procedimentos de operação no manual do equipamento.

  • INTRODUÇÃO

  • ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO Portaria 3214/78 (Ministério do Trabalho)
    NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
     
     11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-cargas, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos,serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança, e conservados em perfeitas condições de trabalho.
     11.1.3.2 Em todo equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
     11.1.5 Nos equipamentos de transporte com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.
     11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.

  • ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO Portaria 3214/78 (Ministério do Trabalho)
    NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
     
    11.1.6.1 O cartão terá validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.

     11.1.7 Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).

     11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
     
    11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados

  • Qualificação do Operador
    O fator humano é um aspecto de grande importância na operação de maquinas e equipamentos na área portuária. Além de ser responsável pelos comandos, ooperador deve estar plenamente capacitado para avaliar as condições gerais do equipamento, antes de iniciar o serviço ou de paralisar as atividades quando a máquina apresentar uma falha qualquer.
    Assim, os operadores devem ser qualificados por instituição de ensino contratada, para poderem ser autorizados a operarem máquinas ou equipamentos motorizados). Essa capacitação será comprovada através da emissão de um certificado (NR 11).
    Anualmente, as empresas deverão realizar cursos de reciclagem destinados aos operadores sobre os procedimentos e padrões operacionais de cada equipamento.
    Os postos de trabalho devem ser adaptáveis às características antropométricas do operador (NR- 17). Conforme a situação ambiental (presença de gases, poeiras e calor), a máquina deve dispor de cabine fechada e climatizada.

  • Qualificação do Operador
    Todos os operadores de equipamentos móveis de transporte (guinchos, empilhadeiras, pontes-rolantes) serão identificados por um crachá específico, que deverá constar nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitente

     Qualificações necessárias ao Operador

    Conhecimento: São os procedimentos corretos adquiridos através de manuais dos fabricantes, treinamentos específicos, etc.

    Habilidade: È a execução de diversas manobras em tempo hábil, utilizando os conhecimentos e reflexos.

    Atitude: Adquirindo conhecimento e habilidade, espera-se que o operador saiba agir adequadamente em cada situação de serviço que se apresenta. Para isto, pressupõe-se que ele teve um treinamento adequado com acompanhamento do seu aprendizado, de forma a reciclar os seus conhecimentos.

  • Características Básicas do Operador

    Atenção: O operador deve possuir um aguçado espírito de observação, estando sempre alerta para o que se passa na sua área de trabalho e para as condições de funcionamento do equipamento que opera.

    Previsão: É a capacidade de prever situações adversas, valendo-se, sobretudo, da sua posição de visualização das áreas de movimentação da carga (dependendo da tarefa) e da experiência do operador.

    Decisão: É a capacidade de ação do operador no momento exato da ocorrência de uma situação adversa.

  • Responsabilidade do Operador
    Advertência:
    O comando de uma ponte rolante para ser seguro e eficiente requer perícia, extremo cuidado, vigilância, concentração bem como observância das normas e instruções comprovadas de segurança.

    De forma geral não deverão operar Ponte Rolante

    Quem não souber ler e escrever; Quem for menor de 18 (dezoito anos);

    Quem tiver visão e / ou audição deficientes, “sem a devida correção indicada” por médico credenciado pela empresa;

    Quem possuir doença cardíaca;

    Quem estiver fazendo uso de medicamentos controlados (Temporariamente ou não);

    O operador que estiver fisicamente ou mentalmente indisposto; Quem não for adequadamente instruído para operar a ponte;

    Quem não estiver habituado com equipamentos de elevação e transporte de carga;

  • Equipamentos de Elevação Movimentação de Materiais
    Na indústria moderna o uso de equipamentos para ERGUER, BAIXAR, TRANSPORTAR pesadas cargas a distâncias limitadas vem sendo cada vez mais difundido.

    Embora esses equipamentos estejam-se sofisticando dia-a-dia, a sua operação está baseada nos princípios clássicos da Física, de onde se tira toda aplicação prática para atender às necessidades de transporte industrial de nossos dias.

    Juntamente com a sofisticação técnica, surgem novos riscos que precisam ser bem conhecidos com o objetivo de se prevenirem possíveis acidentes.

  • Equipamentos
    Uma das grandes necessidades da indústria, é o manuseio e a movimentação de peças de grande porte em grandes áreas, sem prejudicar o trânsito de veículos, estocagem de materiais e posicionamento de máquinas e equipamentos.

    Isto coloca em destaque a Ponte Rolante, pois ela permite o aproveitamento de toda área útil para transporte, com rapidez, segurança e versatilidade.

    Trata-se de um equipamento de elevação e transporte de cargas que se move sobre trilhos elevados, sendo que sua movimentação se faz através de redutores de velocidades acionados por motores elétricos.

    Os redutores transmitem o torque para as rodas motrizes localizadas nos truques da ponte. A ponte permite movimentos tipos de equipamentos


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 209,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • INTRODUÇÃO
  • ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO Portaria 3214/78 (Ministério do Trabalho)
  • Qualificação do Operador
  • Características Básicas do Operador
  • Responsabilidade do Operador
  • Equipamentos de Elevação Movimentação de Materiais
  • Equipamentos
  • Componentes Básicos
  • Princípios de funcionamentos e limitações
  • Operação - Içamento e Manuseio de Carga
  • Operação da Ponte Rolante
  • Cronograma Ideal para uma Movimentação
  • Modos de movimentação
  • Modos de movimentação e quanto a carga pode pesar em cada modo de operação
  • Balanço da Carga
  • Movimentação com Travessões
  • Estocagem da Carga
  • Finalização da movimentação
  • Lingamento e Deslingamento de Cargas
  • Capacidade, Peso e Centro de Cargas
  • Dispositivos de Içamento
  • Especificação dos Dispositivos
  • Fixação de Cabos de Aço, Correntes e Cordas
  • Corrente
  • Barra de Carga / Movimentação com Travessões
  • Cintas
  • Ganchos
  • Marcação de Carga Máximas
  • Manilhas
  • Olhais
  • Cabos de Aço
  • Chek List