Curso Online de SOLDA INSPETOR DE DUTOS
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de SOLDA INSPETOR DE DUTOS

Este curso tem como finalidade qualificar o profissional em aplicar conceitos teóricos e práticos sobre os Tipos de Solda, métodos de tra...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 80,00
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso tem como finalidade qualificar o profissional em aplicar conceitos teóricos e práticos sobre os Tipos de Solda, métodos de trabalhos com solda, inspeção de equipamento de solda e inspeção de solda em tubulações de dutos.

Paulo Roberto Rodrigues de Assis E-mail: paulogestorambiental@gmail.com. Técnico em Segurança do Trabalho, Formação em Meio ambiente, QSMS, formação em Teologia e ciências da Religião, Psicanálise clinica, Escritor de livros sobre Teologia,filosofia e Psicologia e Segurança do trabalho, Atuando a mais de 10 anos na área de Segurança de Saúde no trabalho no setor de construção Civil e Naval.


- João Batista Pinheiro Ribeiro

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO DE INSPETOR DE DUTOS
    SOLDAGEM
    1.0 INTRODUÇÃO
    1.1 Finalidade da Inspeção de Soldagem A finalidade da inspeção de soldagem é verificar se os procedimentos estão sendo aplicados adequadamente, de forma a garantir a resistência mecânica da junta soldada no mínimo equivalente à resistência mecânica do duto.
    As normas relativas à soldagem e inspeção de soldagem de dutos são: • API STD 1104 -" Welding of Pipelines and Related Facilities";
    • PETROBRAS N-133 - Soldagem;
    • PETROBRAS N-0464 - Construção, Montagem e Condicionamento de Duto Terrestre.
    • ASME B 31.4 - "Pipeline Transportation Systems for Liquid Hydrocarbon and Others Liquids"
    • ASME B 31.8 - Gas Transmition and Distribution Piping Systems".

  • 1.1.1 Inspeção antes da soldagem A preparação e detalhamento de chanfros e ajustagem das peças devem ser verificados por meio de gabaritos apropriados aferidos e estar de acordo com as normas ASME B 31.8 para gasodutos e ASME B 31.4 para oleodutos.
    Todas as extremidades biseladas para soldagem devem ser esmerilhadas e as bordas dos tubos devem ser escovadas numa faixa de 50mm em cada lado da região do bisel, externa e internamente, ao tubo. Se houver umidade, a junta deve ser seca por uso de maçarico, com chama não concentrada (chuveiro).
    Antes do acoplamento dos tubos, deve ser feita inspeção e limpeza interna, para verificação de presença de detritos ou impurezas, que possam prejudicar a soldagem ou passagem dos "pigs" de limpeza e detecção de amassamento. Deve-se na oportunidade identificar, nas extremidades, a posição da solda longitudinal.

  • Todos os biséis de campo dos tubos devem ser feitos de acordo com os critérios de acabamento previstos na norma API Spec.5L.
    Devem ser utilizados, preferencialmente, acopladores de alinhamento interno.
    Os acopladores de alinhamento interno não devem ser removidos antes da conclusão do primeiro passe.
    Quando for usado acoplador de alinhamento externo, o comprimento do primeiro passe de solda deve ser simetricamente distribuído em pelo menos 50% da circunferência antes da sua remoção.
    O tubo não deve ser movimentado antes da conclusão do primeiro passe ou após o seu lixamento. Neste caso, deve-se concluir a execução do segundo passe para permitir sua movimentação. No caso de tubos concretados ou colunas que possam ser submetidas à

  • CURSO DE INSPETOR DE DUTOS

    Soldagem tensão durante a soldagem, a movimentação só deve ser feita após a conclusão do segundo passe.
    No acoplamento de tubos de mesma espessura nominal, o desalinhamento máximo permitido é de 20 % da espessura nominal, limitando-se a 1,6mm. Para tubos de espessuras diferentes devem ser usados os padrões das normas ASME B.31.4 e ASME B 31.8, sendo preferível o uso de "niple" de transição.
    O preaquecimento, quando aplicável, deve-se estender por pelo menos 100mm de ambos os lados do eixo da solda.

  • A temperatura de preaquecimento, estipulada no procedimento de soldagem qualificado, deve ser mantida durante toda a soldagem e em toda a extensão da junta e verificada através de lápis de fusão ou pirômetro de contato, na superfície diametralmente oposta a incidência da chama do aquecimento.
    No aquecimento de tubos, é permitido o uso de maçarico, com chama não concentrada (chuveiro).
    O intervalo de tempo entre passes de solda, deve atender ao especificado no procedimento de soldagem qualificado, conforme norma API STD 1104.

  • 1.1.2 Inspeção após a soldagem Os critérios de aceitação de descontinuidades de soldagem e reparo de dutos e seus complementos, quando da inspeção de soldas por ensaios não-destrutivos, devem seguir os requisitos do API Std 1104.
    Quando for iniciada a soldagem de um duto ou quando houver mudança no procedimento de soldagem (EPS), devem ser inspecionadas as 50 (cinqüenta) primeiras juntas em toda a circunferência, conforme abaixo: a) Soldagem manual por eletrodo revestido: RX ou US b) Soldagem por outro processo: RX e US .

  • b) Para gasodutos com tensão circunferencial, produzida pela máxima pressão de operação, maior ou igual a 20% da tensão mínima de escoamento especificada: - 100% das juntas, em toda a circunferência, devem ser submetidas a inspeção visual; - 100% das juntas, em toda a circunferência, devem ser submetidas a RX ou US, para juntas de cruzamento, travessias estações de compressão, tie-ins e trechos especiais indicados no projeto; - 100% das juntas, em toda a circunferência, devem ser submetidas a RX ou US, para juntas de tubulações de lançadores, recebedores de "pigs" e complementos - 10% RX ou US, em toda a circunferência, para as demais juntas.

  • 1.2 Limitações da Inspeção de Soldagem Em virtude da maioria dos fechamentos de colunas (tie-ins) ocorrerem no campo (faixa de domínio) do duto, em locais de difícil acesso e invariavelmente no interior de uma vala, os ensaios não destrutivos ficam restritos aos exames locais feitos em soldas, dependendo assim de observações visuais, por líquido penetrante, radiografia ou ultra som de profissionais qualificados.
    1.3 Campo de Aplicação A soldagem aplicada aos dutos deve ser precedida de EPS qualificado e de soldadores qualificados conforme API 1104 ou ASME IX. Estas qualificações, bem como o acompanhamento específico da soldagem, deve ser feito por Inspetor de Solda –
    Nível 1.

  • Há soldadores específicos para o ponteamento e soldagem de passe de raiz, e outros para os passes subsequentes: passes de enchimento e acabamento.
    Os tubos a serem soldados não devem apresentar umidade, devendo ser levemente aquecidos para evaporação, quando isto ocorrer.
    Caso ocorra necessidade de pré–aquecimento (conforme EPS) este deve abranger faixa de 100mm de ambos os lados do chanfro, e o controle de temperatura deve ser feito por lápis de fusão. (exigido quando Carbono Equivalente (CE) ≥ 0,65%;CE = %C + % Mn/6)
    As soldas são executadas com eletrodos celulósicos (solda manual com eletrodos AWS E 6010 ou AWS E7010). Em algumas situações emprega-se eletrodos básicos (AWS E 7018), passes de enchimento e acabamento, em juntas cujo passe de raiz foi soldado com um dos eletrodos celulósicos anteriormente mencionados.
    Podem ainda ser utilizados os eletrodos AWS E 6010G ou AWS E 7010G, com a vantagem de adição de elementos de liga e alto poder de penetração.

  • CURSO DE INSPETOR DE DUTOS – SOLDAGEM
    As alternativas ao processo de soldagem com eletrodos revestidos são os processos de soldagem semi-automáticos: arame tubular (auto-protegido ou com dupla proteção) ou MIG/MAG. Atentar que quando da utilização de gases de proteção é necessário prevenir contra correntes excessivas de ar.
    2.0 Terminologia e Definições de Soldagem Os termos relacionados a seguir são os mais usuais, sendo comum nos canteiros de obras e ao longo das fases de construção do duto, a saber:
    Solda – União localizada de metais ou não-metais, produzida pelo aquecimento dos materiais a temperatura adequada, com ou sem aplicação de pressão, ou pela aplicação de pressão apenas, e com ou sem a participação de metal de adição.
    Metal de base – metal ou liga a ser soldado, brasado ou cortado. Junta – região onde duas ou mais peças serão unidas por soldagem.
    Junta de topo - junta entre dois membros alinhados aproximadamente no mesmo plano (Figura 2.1)

  • REFORÇO DA RAIZ - reforço da solda localizado no oposto por onde a solda foi feita (Figura 2.8 A).
    Corte com eletrodo de carvão (goivamento) - processo de corte a arco elétrico, no qual os metais são separados por fusão devido ao calor gerado pelo arco formado entre um eletrodo de grafite e o metal de base. Para retirada de metal líquido localizado na região do corte, utiliza-se ar comprimido.
    QUALIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTO – demonstração pela qual soldas executadas por um procedimento específico podem atingir os requisitos pré estabelecidos.
    Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS)- Documento emitido pela executante dos serviços, que fornece as variáveis reais de soldagem usadas para produzir uma chapa ou tubo de teste aceitável, onde também estão incluídos os resultados dos testes realizados na junta soldada para qualificar uma especificação de procedimento de soldagem.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 80,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Introdução
  • Terminologia e Definições de Soldagem
  • Consumíveis
  • Processos de soldagem
  • Documentos Técnicos