Curso Online de Transporte Manual Regular de Cargas - NR17 - Ergonomia

Curso Online de Transporte Manual Regular de Cargas - NR17 - Ergonomia

Este curso destina-se a trabalhadores que realizam atividades de transporte manual regular de cargas, alunos e profissionais da área da s...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso destina-se a trabalhadores que realizam atividades de transporte manual regular de cargas, alunos e profissionais da área da saúde e segurança do trabalho.
Objetivo do Curso
Instruir o trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

Cursos na área de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Administração, etc. Professor especializado em Ergonomia, Sistemas de Gestão, Auditorias, NR - Normas Regulamentadoras; Gestão de Resíduos, Treinamentos. Atuo como Coordenador de SSMA em SP. Formação Acadêmica: Pós Graduado em Gestão Ambiental de Empresas pela Facuminas; Pós Graduado em Engenharia de Produção pela Descomplica; Pós Graduado em Ergonomia pela Unisa; Pós graduado em Gestão Ambiental pela UBC; Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho pela UBC; Graduado em Teologia pela Unifil; Técnico de Segurança do Trabalho pela ETM; Bombeiro Profissional Civil pela Vigili Del Fuoco; Professor de Teologia em Mogi das Cruzes. Cursando Engenharia Ambiental pela Unicsul; Pós graduando em Gestão de Pessoas e Liderança pela Univale; Pós graduando em Saneamento Ambiental pela Univale.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CURSO DE

    ERGONOMIA

    Transporte Manual
    Regular de Cargas

    NR17 - ERGONOMIA

  • Público-alvo
    Este curso destina-se a trabalhadores que realizam atividades de transporte manual regular de cargas, alunos e profissionais da área da saúde e segurança do trabalho.
    Pré-requisitos: não há pré-requisitos para esse curso, sugere-se ter Ensino Médio completo (não obrigatório).
    Vantagens do Certificado:
    Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego;
    Aumentar suas chances de promoção no emprego (atual);
    Completar horas em atividades Extracurriculares (geralmente exigidas em Faculdades).

  • Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!
    Leia cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominar pela pressa.
    Explore profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois saiba que elas têm uma função bem mais importante que embelezar o texto, são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
    Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada aluno faz do seu momento de aprendizagem diferencia os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
    Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz o curso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessário procurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitas durante o curso.

    Dicas importantes

    Entenda que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
    Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia.

    O aprendizado só tem sentido quando pode efetivamente ser colocado em prática.

  • Objetivo do Curso

    Instruir o trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

    Conteúdo
    Definições de Ergonomia
    NR 17 Ergonomia
    Aspectos Ergonômicos
    Riscos Ambientais
    Doenças causadas pelos fatores ergonômicos
    Recomendações Ergonômicas
    Movimentações de Materiais
    Soluções Ergonômicas
    Referências

  • Definições de Ergonomia
    Ergonomia vem do grego: "ergos" que significa trabalho, "nomos", que significa estudo das normas e regras.
    Virtualmente todos os fatores de um ambiente de trabalho são considerados na ciência da ergonomia, incluindo:
    ambiente físico (temperatura, luminosidade, ruído, equipamentos e móveis)
    organização do trabalho e tarefas
    ambiente psico-social (demandas de trabalho, relações interpessoais, relações do trabalho)

    Algumas definições de Ergonomia de alguns autores:
    "É o estudo das relações entre o trabalhador e o seu ambiente de trabalho, adaptando este ambiente às condições do trabalhador." [BORGES, Roberto C.M. 1988].
    "Campo de conhecimento que ajusta o lugar de trabalho à pessoa" [KAPLAN, Robert 1982].
    Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamentos e ambiente, e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. (IIDA, 2005, p. 54).

  • De forma ideal, o ambiente de trabalho deve ser flexível o bastante para se adaptar às necessidades de cada indivíduo particularmente. Se o ambiente não é convenientemente projetado, o trabalhador acaba se adaptando ao ambiente, o que muitas vezes além de causar fadiga e desconforto, ainda reduz a produtividade.

    Os estudos sobre Ergonomia compreendem diversas áreas de conhecimento que associadas, auxiliam no projeto de ergonomia de um equipamento ou ambiente. Entre elas as mais importantes são:
    antropometria
    biomecânica
    fisiologia
    psicologia
    "bom senso e criatividade".

  • A origem e evolução da ergonomia

    A origem e a evolução da ergonomia estão relacionadas às transformações sociais, econômicas e, sobretudo, tecnológicas, que vêm ocorrendo no mundo do trabalho. A ergonomia surge de modo mais sistematizado por volta de 1940, sua origem prática está, em parte, associada às necessidades de guerra, basicamente ligadas à construção de aviões e armas mais adaptados às características dos seres humanos e, portanto, mais facilmente manejáveis por uma quantidade maior de pessoas.

    Nesta fase inicial da ergonomia, o foco estava em desenvolver projetos e pesquisas voltados para os aspectos microergonômicos definidos como: Antropometria que é o processo ou técnica de mensuração do corpo humano ou de suas várias partes; análise e definição de controle, de painéis, do arranjo de espaço físico e dos ambientes de trabalho; questões fisiológicas de esforço físico, higiene nos postos de trabalho e interface com a máquina, equipamentos, ferramentas, mobiliário e instalações.

  • A origem e evolução da ergonomia

    No início da década de 1960, a ergonomia estava voltada para a área de softwares, envolvendo-se em pesquisas sobre questões do conhecimento relacionadas a aspectos específicos da interface com o usuário. E na década de 1980, a ergonomia passa a se preocupar com o grau de repetitividade, monotonia, desempenho, turnos de trabalho, segurança, higiene, layout e biorritmo. Nesse contexto, o caráter participativo do funcionário/cliente/usuário serve como base para as avaliações ergonômicas.
    Devemos entender que a ergonomia como ciência não é um estudo independente, mas sim comum a diversas outras disciplinas, como a Medicina do Trabalho: estudo da biomecânica, antropometria e fisiologia; Engenharia da produção: EPI’s e CIPA; Ciências Humanas e Sociais: psicologia, sociologia, antropologia; e, com a Economia: administração, relações sindicais. Todas estas áreas do conhecimento buscam criar a ergonomia com uma diretriz ética e técnica fundamental: Adaptar o trabalho ao ser humano e nunca o contrário! Entretanto, na prática, nem sempre isto é possível em função das dificuldades operacionais, que vão desde a insuficiência técnica até as questões financeiras e de interesses políticos da empresa.

  • Características humanas
    O ser humano tende a escolher o “modo operante” em função da estratégia que exigir menor gasto energético, seja no campo físico ou mental.
    Prefere escolher livremente sua postura dependendo das exigências da tarefa e do estado de seu meio interno, assim como variações das condições externas “ambiência”.
    Tolera mal tarefas fragmentadas com tempo exíguo para execução e, pior ainda, quando este tempo é imposto por uma máquina, pela gerência, pelos clientes ou colegas de trabalho, ou seja, o trabalhador prefere impor sua própria cadência ao trabalho, qual poderá variar durante a jornada.
    É compelido a acelerar sua cadência quando estimulado pecuniariamente ou por outros meios, não levando em conta os limites de resistência psicofísica.
    Sente-se bem quando solicitado a resolver problemas ligados à execução das tarefas, logo, não pode ser encarado como uma mera máquina, mas sim como um ser que pensa e age.
    Tem capacidades sensitivas e motoras que funcionam dentro de certos limites, que variam de um indivíduo a outro, e ao longo do tempo para um mesmo indivíduo.
    Organiza-se coletivamente para gerenciar a cara de trabalho, ou seja, nas atividades humanas a cooperação tem um papel importante, muito mais que a competitividade.
    Suas capacidades sensório-motoras modificam-se com o processo de envelhecimento, mas perdas eventuais são amplamente compensadas por melhores estratégias de percepção e resolução de problemas desde que possa acumular e trocar experiência.
    O sucesso da raça humana no processo evolutivo deve-se, em grande parte, a sua capacidade de agir em conjunto, conduta observada em várias outras espécies.
    A extrema divisão do trabalho e a imposição de uma carga de trabalho individual impedem os mecanismos de regulação dos grupamentos humanos, levando ao adoecimento.

  • Norma Regulamentadora Nº17 NR17
    A leitura da NR 17 é muito importante para os profissionais de segurança, pois se trata da Lei 6.514 de 1977, uma das primeiras iniciativas no Brasil para a regulamentação de medidas que visem segurança dentro das empresas.
    É fundamental que você faça ao longo do curso a leitura na íntegra da NR 17 para conhecer e compreender a sua abrangência e aplicabilidade para os diferentes postos de trabalho.

    Normas Regulamentadoras NRs
    As Normas Regulamentadoras, ou simplesmente, NR, são normas determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego regulamentados desde 1978, através da Portaria nº 3.214. Atualmente elas perfazem 36 Normas Regulamentadoras todas disponíveis e atualizadas no site do Ministério do Trabalho. Neste curso daremos ênfase somente à NR 17 Ergonomia. Sua primeira redação é de 23 de novembro de 1990, mediante Portaria MTPS nº 3.751. Esta mesma norma passou por uma revisão em 2007 da qual foi acrescida de dois anexos ampliando assim a sua atuação junto ao trabalhador e às empresas.

    A NR 17 na íntegra pode ser encontrada no site do Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br) onde sempre está atualizada evitando assim qualquer contratempo ou dúvida sobre que medida deve ser tomada em termos de segurança do trabalho.

  • Norma Regulamentadora Nº17 NR17

    A NR 17 contempla parâmetros que visam melhorias referentes ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliário dos postos de trabalho; uso correto dos equipamentos dos postos de trabalho; condições físicas ambientais de trabalho envolvendo ruído, temperatura, iluminação e ventilação; a organização do trabalho no que tange ao ritmo, exigência de tempo, conteúdo das tarefas e modo operatório do trabalho.

    Neste curso iremos estudar o estabelecido no item 17.2 da NR17:
    17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.
    17.2.1. Para efeito desta Norma Regulamentadora:
    17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
    17.2.1.2. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
    17.2.1.3. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezoito anos e maior de quatorze anos.
    17.2.2. Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Definições de Ergonomia
  • NR 17 – Ergonomia
  • Aspectos Ergonômicos
  • Riscos Ambientais
  • Doenças causadas pelos fatores ergonômicos
  • Recomendações Ergonômicas
  • Movimentações de Materiais
  • Soluções Ergonômicas
  • Referênci