Curso Online de O ARTESANATO DAS CUIAS DECORADAS DO PARÁ
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de O ARTESANATO DAS CUIAS DECORADAS DO PARÁ

O curso "O artesanato das cuias do Pará" propõe uma reflexão acerca do valor artístico e cultural das cuias decoradas do estado do Pará, ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Mais de 250 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso "O artesanato das cuias do Pará" propõe uma reflexão acerca do valor artístico e cultural das cuias decoradas do estado do Pará, buscando sinalizar a influência de uma cultura indígena e a importância do ensino do artesanato regional na escola

Arte-educadora Começou com a Fotografia aos 15 anos, participando de várias exposições coletivas e uma individual, realizando trabalho de monitoria de laboratório fotográfico e fotografando pela Cruz Vermelha em três procissões do Círio de Nazaré. Desenvolve vários trabalhos no campo das Artes, que envolve: a produção artística, em um amplo e constante trabalho de criação e experimentação em diversas linguagens (pintura, escultura e gravura); a arte-educação: formal e informal (visuais, teatro e música) e a pesquisa científica em Artes Visuais. Recentemente desenvolveu atividade de Mediadora Cultural no Salão Arte Pará 2014 e na 6ª edição do Premio Diário Contemporâneo de Fotografia Belém do Pará.


- Antonio Rafael Pfeil Vargas

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso on line O ARTESANATO Das cuias decoradas do Pará Instrutora: Erica Oliveira

    Curso on line O ARTESANATO Das cuias decoradas do Pará Instrutora: Erica Oliveira

  • Olá!
    Seja muito bem vindo ao curso!

    É um prazer tê-lo (a) aqui, aluno (a) on line!
    Sou a arte-educadora Erica Oliveira e estarei à sua disposição para eventuais esclarecimentos ou dúvidas sobre o conteúdo do curso.

    Bons estudos!

  • Proposta

    O curso “O artesanato das cuias do Pará” propõe uma reflexão acerca do valor artístico e cultural das cuias decoradas do estado do Pará, buscando sinalizar a influência de uma cultura indígena e a importância do ensino do artesanato regional na escola.

  • Conteúdo Programático:

    Objeto de Arte
    Artesanato e Arte
    Arte Popular
    Arte Indígena
    Decoração
    Arte-educação

  • Objeto de arte

    Tópico 1

    Objeto de arte

  • TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    As cuias decoradas do Pará são um artesanato tipicamente paraense que representam um ícone dessa cultura. Possuem grande valor artístico e cultural, enquanto signo representa a herança de uma arte indígena, um aspecto do modo de vida do ribeirinho e uma arte popular.

  • TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    A cuia é o recipiente no qual é tipicamente servido o Tacacá, alimento também de origem indígena, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como prato tipicamente paraense. Mas as cuias, não são somente conhecidas dentro e fora do país, por isso, como também, por seu valor estético e cultural e, são conhecidas de tempos atrás, pois existem relatos, descrições de viajantes naturalistas sobre elas que datam do século XVII, quando ainda eram ornadas e decoradas somente por mãos indígenas. Nesses relatos, percebe-se também a admiração dos autores pela beleza das peças e da habilidade das índias no ornato.

  • TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    Alguns exemplares de cuias decoradas paraenses estão presentes no Museu do Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro e também integram coleções etnográficas no Museu da Universidade de Coimbra e da Academia de Ciências de Lisboa. Além de coleções no Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém.

  • TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    TÓPICO 1: OBJETO DE ARTE

    Na decoração das cuias encontramos elementos do universo amazônico, como, a fauna, paisagens, motivos étnicos como os traçados indígenas e até desenhos rupestres e de animais representados ao estilo da cerâmica tapajônica. Essa decoração é feita com a pintura a óleo (paisagens ou animais da fauna amazônica) ou ao modo mais tradicional com desenhos incisos na superfície externa.

  • CUIAS DECORADAS COM PINTURAS

  • Cuias decoradas com desenhos incisos

    Cuias decoradas com desenhos incisos


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • 1- OBJETO DE ARTE
  • 2- Artesanato e ARTE
  • 3- Arte popular
  • 4- Arte indígena
  • 5- Decoração
  • 6- Arte - educação