Curso Online de Metodologia do ensino da Arte:aprenda a desenhar.

Curso Online de Metodologia do ensino da Arte:aprenda a desenhar.

HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL APRENDA A DESENHAR E A PINTAR EM TELA APRENDA A DESENHAR PASSO A PASSO ARTES PLÁSTICAS ARTES VISUAIS ARTE BARR...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL
APRENDA A DESENHAR E A PINTAR EM TELA
APRENDA A DESENHAR PASSO A PASSO
ARTES PLÁSTICAS
ARTES VISUAIS
ARTE BARROCA NO BRASIL
ARTES CENICAS NO BRASIL

Graduada em Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira, e Pedagogia Conhecimentos em idiomas na área de ;Inglês e Espanhol. Conhecimentos em cursos profissionalizantes na área de : Atendente de Farmácia e consultórios , Sabonetes artesanais , Redes de computadores e Hardware , Corte e costura.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.000 anos. Pesquisas confirmam vários registros de formas de arte na pré-história brasileira.

  • A arte brasileira teve início nas pinturas rupestres registradas nas cavernas, geralmente abordando fenômenos da natureza e animais da região. Os desenhos eram feitos com pigmentos minerais e vegetais, além de sangue de animais abatidos.
    Com o passar dos anos, as artes ganharam novas roupagens, como as peças de cerâmica feitas pelos povos indígenas veremos um pouco mais sobre esse assunto em seguida. No entanto, o fortalecimento das pinturas, esculturas e demais formas de expressão vieram por meio da influência europeia.
    Após a vinda da corte portuguesa, em 1808, houve o surgimento das primeiras escolas de belas artes, formando os primeiros artistas brasileiros.

  • A arte brasileira é bem anterior aos quadros e esculturas. Antes da chegada dos europeus ao território, já havia exemplos de produções artísticas, como as peças de cerâmica elaboradas pelos vários povos indígenas.
    Nessa época havia cerca de cinco milhões de nativos no Brasil. Infelizmente, grande parte desse contingente foi morta pelos invasores europeus, que também destruíram seus objetos artísticos e apagaram sua cultura.
    No entanto, houve intensa produção da arte indígena brasileira na região amazônica, indo de objetos de enfeite a cerâmicas. Podemos destacar ainda os vasos antropomorfos e zoomorfos, além das estatuetas de terracota. Veja mais alguns exemplos:
    pintura corporal;
    arte plumária;
    trançados;
    mantos;
    máscaras;
    cocares.

  • A arte rupestre brasileira é uma herança da pré-história que até hoje mantém resquícios em diversas cavernas, principalmente no Pará, na Serra da Capivara no Piauí e na região Nordeste. São desenhos de animais, fenômenos da natureza e visões dos primeiros habitantes.
    Eles expressavam a arte por meio do sangue de animais, pigmentos vegetais e minerais. As pinturas são datadas de 13.000 a.C. As obras são preservadas por estudiosos e institutos arqueológicos que realizam pesquisas nos locais e também evitam depredações.
    Dentro da arte brasileira, essa é a primeira manifestação propriamente artística do homem, principalmente em grandes áreas geográficas, com desenhos em pedras e ossos.
    Dessa maneira, os registros são fontes inesgotáveis de estudos e análises tanto do aspecto etnológico quanto estatístico e cronológico. Inclusive, as gravuras surgiram em regiões onde a natureza é hostil à ocupação humana, com figuras ricas e expressivas.
    Um fato curioso: o Brasil detém os maiores sítios arqueológicos do mundo, sendo amplamente visitado por pesquisadores que estudam as figuras conhecidas como geométricas, astronômicas, simbolistas etc.

  • Tendo como influência as mudanças ocorridas na sociedade no final do século XIX e começo do XX, surgiu um movimento intitulado Modernismo, que traduzia os anseios da humanidade na época.
    No Brasil, o marco foi a Semana de Arte Moderna de 1922, que trouxe novos olhares tanto para a literatura quanto para as artes plásticas. Ela aconteceu em São Paulo, reunindo artistas e intelectuais brasileiros que iniciaram uma revolução no setor.
    Houve exposições, apresentações de livros, poesias e de música, como de Heitor Villa Lobos e Guiomar Novaes. Entre as propostas do movimento, podemos destacar:
    combate ao tradicionalismo;
    antiacademicismo;
    humor, irreverência;
    liberdade de criação e expressão;
    incorporação do coloquialismo;
    absorção das vanguardas europeias;
    uso do verso livre etc.

  • O Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX e foi um movimento artístico e cultural com forte influência na pintura.
    As obras expressavam os sentimentos humanos e tinham grande apelo à subjetividade, sendo considerado um movimento de vanguarda, uma reação ao Positivismo.
    As obras tinham como características cores fortes e vibrantes, com olhares que revelavam uma deformação da realidade.
    Na arte brasileira, destacaram-se Lasar Segall, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL
  • APRENDA A DESENHAR E A PINTAR EM TELA
  • APRENDA A DESENHAR PASSO A PASSO
  • ARTES PLÁSTICAS
  • ARTES VISUAIS
  • ARTE BARROCA NO BRASIL
  • ARTES CENICAS NO BRASILHISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL
  • APRENDA A DESENHAR E A PINTAR EM TELA
  • APRENDA A DESENHAR PASSO A PASSO
  • ARTES PLÁSTICAS
  • ARTES VISUAIS
  • ARTE BARROCA NO BRASIL
  • ARTES CENICAS NO BRAS