Curso Online de A Importância da Matemática no Ensino e Estudo da Física

Curso Online de A Importância da Matemática no Ensino e Estudo da Física

Este curso começa através de um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução sofrida ao longo dos tempos para atender as ne...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso começa através de um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução sofrida ao longo dos tempos para atender as necessidades cotidianas, bem como apresenta a Matemática como uma ferramenta para entender as outras Ciências.
O tema do curso abrange o seguinte aspecto: A Importância da Matemática no Ensino e Estudo da Física.

Tem os seguintes objetivos específicos:
Apresentar um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução sofrida ao longo dos tempos para atender as necessidades cotidianas;
Destacar as diversas aplicações da Matemática no ensino da Física;
Destacar os reflexos da Matemática no ensino e no estudo da Física;
Apresentar algumas sugestões de melhorias no ensino e estudo da Matemática e da Física.

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2003). É especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009). É Técnico em Informática na Formação de Instrutores pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves (2013). É especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES Campus Espírito Santo (2021). Ver currículo completo na Plataforma Lattes em http://lattes.cnpq.br/9042427482150723 Todos os cursos do autor estão no endereço a seguir. Copie o endereço e cole-o em seu navegador. http://www.buzzero.com/autores/rubie-giordani?a=rubie-giordani Contato com o autor: rubiegiordani@gmail.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Objetivos do curso

    Apresentar um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução sofrida ao longo dos tempos para atender as necessidades cotidianas;
    Destacar as diversas aplicações da Matemática no ensino da Física;
    Destacar os reflexos da Matemática no ensino e no estudo da Física;
    Apresentar algumas sugestões de melhorias no ensino e estudo da Matemática e Física.

  • Olá, sou o professor Rubie e transformei meu TCC apresentado à banca do curso de especialização em Matemática realizado por mim no curso que você adquiriu.
    Como o curso é online, você deve concentrar-se ao máximo para obter um aprendizado virtual de sucesso com 100% de aproveitamento.
    Nesse curso, você terá acesso à algumas imagens e informações que são de domínio público, sendo que todas as fontes consultadas estão nas referências bibliográficas.
    Bons estudos!

  • Este curso começa através de um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução sofrida ao longo dos tempos para atender as necessidades cotidianas, bem como apresenta a Matemática como uma ferramenta para entender as outras Ciências.
    O tema do curso abrange o seguinte aspecto: A Importância da Matemática no Ensino e Estudo da Física.

  • A partir da pesquisa bibliográfica acerca do assunto buscou-se alcançar os seguintes objetivos:
    Validar a importância da Matemática para o ensino da Física através de exemplos de sua aplicação, de modo que seja percebida a necessidade de um conhecimento básico de Matemática para o estudo da Física;

  • Apontar, através do resultado da aplicação de um questionário, os problemas matemáticos que dificultam o ensino-aprendizado da Física, pois a falta de conhecimento matemático por parte do aluno torna a Física uma disciplina mais difícil de ser compreendida;

  • Apresentar os reflexos da importância da Matemática, através de alguns “erros” cometidos pelos alunos no estudo da Física, pois esses equívocos matemáticos dificultam a resolução de problemas de Física.

  • Transcrever três depoimentos de professores de Física que discorrem sobre os problemas enfrentados no ensino da Física e a relação entre a Física e a Matemática, bem como as mudanças de comportamentos dos alunos e algumas sugestões.

  • UM PEQUENO HISTÓRICO DA MATEMÁTICA

    A ideia de que o homem é um ser intelectualmente evolutivo é irrefutável. Porém, por mais avançada que seja uma geração, seja em termos científico ou empírico, teve de partir de ideias simples ou da necessidade de resolver um problema prático do cotidiano.
    Com a Matemática não foi diferente, porém fica um tanto difícil determinar com exatidão quando e onde realmente as primeiras tentativas de seu uso ocorreram.

  • Segundo Howard Eves, ao retroceder-se no tempo, há evidências do uso da Matemática nas deduções geométricas de tales de Mileto, por volta do ano 600 a.C. Na obtenção de fórmulas de mensuração feitas pelas civilizações pré-helênicas da Mesopotâmia e do Egito, entre outras.
    Porém, pode-se considerar que a mais antiga forma de Matemática, foram os primeiros esforços que o homem primitivo realizou na tentativa de sistematizar os conceitos de grandeza, forma e número.

  • O que possibilitou o surgimento do processo de contar. Nessa necessidade, não foi muito difícil para o homem primitivo reconhecer quantidades maiores e menores, o que deu origem à ideia de mais e menos em certa quantidade de objetos.
    Junto com a evolução intelectual do homem, veio a redução dos grupos nômades e a criação das comunidades, o que permitiu, além da caça e coleta de frutos, a domesticação de animais. A necessidade de controlar o rebanho se tornou evidente e como uma correspondência verbal entre as quantidades ainda não havia sido definida, houve a necessidade de fazer uma correspondência material entre as quantidades, como diz Howard Eves:

  • “Para a contagem de carneiros, por exemplo, podia-se dobrar um dedo para cada animal. Podia-se também contar fazendo-se ranhuras no barro ou numa pedra, produzindo-se entalhes num pedaço de madeira ou fazendo-se nós numa corda.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Objetivos do curso
  • UM PEQUENO HISTÓRICO DA MATEMÁTICA
  • AS DIVERSAS APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA FÍSICA
  • OS REFLEXOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NO ESTUDO DA FÍSICA
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • Questionário aplicado aos alunos
  • Entrevista com os professores