Curso Online de História da Relação do Homem com o Paranormal
5 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de História da Relação do Homem com o Paranormal

A humanidade sempre se relacionou com o paranormal, com o chamado oculto. O curso fala sobre a relação do ser humano com o sobrenatural ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A humanidade sempre se relacionou com o paranormal, com o chamado oculto. O curso fala sobre a relação do ser humano com o sobrenatural através dos tempos
e-mail para contato: alli.c@bol.com.br

Formada em História pela Faculdades Integradas Espirita. Formada pela Faculdades Integradas Espirita em parapsicologia. Estuda o paranormal, inicialmente tarot e quiromancia, desde 2002.


- Rafael Peixoto Nolasco

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • História da relação do Homem com o Paranormal.

    História da relação do Homem com o Paranormal.

  • Apresentação da autora

    Apresentação da autora

    Sou formada tanto em História (graduação) como em parapsicologia (extensão)pelas Faculdades Espírita em Curitiba. Para os interessados em saber mais entre a história da relação do ser humano com o dito paranormal que resolvi fazer esse curso.

  • Antes de iniciar o curso saiba que você estudante, principalmente num curso on-line, é o principal responsável pelo próprio aprendizado dependendo somente de você ir mais além do que está no curso. Após o fim de cada assunto proposto terá alguns links e livros para aprofundamento do conhecimento que lhe foi passado. Ainda, no final do curso terá a bibliografia, com livros que foram utilizados para a montagem do curso. E haverá disponibilidade de um e-mail para eventuais dúvidas e para passar mais indicações de livros para os interessados. Optei por indicar sites no curso por serem mais fáceis de achar, contudo estão somente ligados ao conhecimento histórico. Muitos dos meus livros (acervo pessoal) relacionados a parapsicologia e ao paranormal são antigos e difíceis de achar, sendo que eu mesma só os consegui em sebos dada a ausência dos mesmos em livrarias. Contudo diversos livros de parapsicologia estão facilmente disponíveis Livros de história são mais fáceis de achar tanto físicos como virtuais, contudo dependendo da informação desejada não a terão, dado ao fato de a visão do historiador ser diferente da do estudioso do paranormal, requerendo livros diferentes dependendo da informação desejada.

  • Pré-história

    Pré-história

    Desde sempre o ser humano é um indivíduo curioso. A humanidade sempre está procurando por respostas daquilo que lhe é desconhecido, misterioso. Durante o período conhecido popularmente como pré-história (Simplesmente é a definição de um período anterior a invenção da escrita) o mundo era um lugar grande e misterioso, além de perigoso para os frágeis seres humanos. Havia muitas dúvidas sobre tudo, o ser humano é cheio de dúvidas. Começaram assim as perguntas: O que era a tempestade? O que era o raio? O que era o trovão? O fogo? E posteriormente: Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Sendo estas últimas perguntas ainda presentes na humanidade.

  • Foi toda essa curiosidade que deu inicio ao estudo do oculto. Foi a partir das dúvidas naturais do Homem (no sentido de ser humano por isso o H maísculo) a partir de fatos aparentemente inexplicáveis que as primeiras religiões e rituais mágicos surgiram. Há registros em algumas cavernas de pinturas e outros artefatos que sugerem a utilização de rituais mágicos para ajudar na caçada. Também de rituais para garantir a fertilidade. Diversos povos criaram seus próprios rituais e explicaram a seu próprio modo eventos paranormais.

  • Para saber mais: http://tempodoshomens.blogspot.com/2011/04/arte-rupestre.html
    https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/arte-na-pre-histo

  • Mesopotâmia

    Mesopotâmia

    A Mesopotâmia foi o primórdio do que seria a nossa atual civilização. Mesopotâmia significa terra entre rios, dado ao fato de ficar entre os rios Tigre e Eufrates. Vários povos habitaram este lugar: Os sumérios, os caldeus e os babilônios. Esses povos tinham seu sistema de crenças baseado na sobrevivência d'alma a morte do corpo e da vida no além morte.
    A alma (edimmu) habitava Kigallu (região inferior da terra). As almas felizes- edimmu- eram propicias aos seres humanos enquanto as almas que seja por falta de um sepultamento, seja por algum outro motivo estavam insatisfeitas, infelizes eram a causa de todo o malefício ocorrido aos seres humanos.

  • Foi na Mesopotâmia, segundo os antigos, que nasceu as artes adivinhatórias. Segundo Heródoto os Caldeus eram a “raça de magos- adivinhos”, havendo nessa região uma casta de sacerdotes oficiais (com reconhecimento estatal) cuja função era dar presságios e eram contrapondo aos magos e bruxas (não reconhecidos pelo estado) e que se utilizavam de vários rituais adivinhatórias. O objetivo desses magos e bruxas era a consagração das almas ou impedir que fizessem algum malefício. Havia também a crença em demônios cuja a nomenclatura é diversa. Entre os vários nomes: lamastu, lilù, lilitù ou ardar litù. E haviam os espectros- uruku. Os caldeus utilizavam-se de:

  • oniromancia (previsão do futuro através de sonhos);
    exame dos intestinos de animais sacrificados, exame de fígado, (epatoscopia) e exame do coração
    exame de comportamento animal (serpentes e aves- ofiomancia e ortomancia respectivamente), touros, cães, escorpiões, peixes também eram utilizados.
    Exame das gotas de azeite na água.
    Exame da água em bacia- hidromancia
    exame de pedras preciosas
    filomancia
    estudo de nascimento das crianças, do nascimento dos pitaínhos, dos cavalos e outros animais.

  • Os caldeus eram também excelentes astrólogos. Faziam exorcismo, utilizavam de talismãs, amuletos e formulas de esconjuro para a defesa de espíritos malignos- apotropaica. Uruq era o rei dos espíritos malignos ou também dos loucos ou de doenças incuráveis/ desfigurantes.
    Para saber mais:
    https://www.suapesquisa.com/mesopotamia/religiao_mesopotamia.htm
    https://www.infoescola.com/historia/religiao-na-mesopotamia/
    https://brasilescola.uol.com.br/historiag/mesopotamia-religiao-literatura.htm

  • Egito

    Egito

    O Egito assim como a mesopotâmica fazia parte do fértil meia lua. Os egípcios sempre foram o que muitos hoje de supersticiosos. A religião era muito importante para os egípcios, sendo um povo místico e muitos que foram até lá atrás de seus conhecimentos ocultos. No Livro dos Mortos contem a base da religião egípcia. Os sumo-sarcedotes tinham um poder altíssimo no antigo Egito rivalizando até mesmo com o Faraó. O único Faraó que tentou ir contra o poder dos sumo-sarcedotes foi Akhenaton, o que foi um grande erro (mas aí já é outra história).Os sacerdotes viviam regiamente, fazendo parte da elite egípcia. Estudavam muito na chamada 'casa da vida' onde aprendiam 'a ciência secreta mágica'.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • História da relação do Homem com o Paranormal.
  • Apresentação da autora
  • Pré-história
  • Mesopotâmia
  • Egito
  • Hebreus
  • Grécia
  • Roma
  • Idade Média
  • Para saber mais:
  • Idade Moderna
  • Período pré-cientifico
  • Espiritismo
  • Período Científico
  • Society for Psychichal Research (S.P.R.)
  • Instituto Metapsíquico Internacional (I.M.I)- Gustave Geley e Eugene Osty
  • Fontes bibliográficas
  • Citações