Curso Online de Depressão Infantil

Curso Online de Depressão Infantil

Este curso tem o objetivo de ensinar sobre a Depressão Infantil, aspectos gerais da depressão e especificando, origens e sintomas, confo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Mais de 5 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso tem o objetivo de ensinar sobre a Depressão Infantil, aspectos gerais da depressão e especificando, origens e sintomas, conforme idade da criança e adolescente.
Mostra também, alguns sinais de alerta de quando se deve procurar ajuda para filhos e tambem alunos, pois muitas vezes a escola percebe esse problema na criança, ensinando o professor a lidar com esse aluno na sala de aula e como melhor auxilia-lo na busca da saúde psíquica.

Psicologa, formada em diversos cursos de terapias alternativas como: Florais de Bach e Florais de Minas, Reiki, Auriculoterapia, Cromoterapia, Radiestesia, Cristaloterapia, Cones Hindus e Aromaterapia.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • DEPRESSÃO INFANTIL

  • Todas as crianças se sentem tristes de vez em quando, e passam por períodos de alguma depressão, é necessário contextualiza-las e perceber se  se devem a desilusões normais e inevitáveis da infância, se fazem parte de situações de perda, divorcio dos pais, morte de entes-queridos ou animais, consequência de nascimento de um irmão, perda de um amigo, etc.

  • Antes de mais é importante dizer-se que o choro é uma resposta ativa e saudável à necessidade do luto de algo que ela perdeu e é importante que o faça quando está triste.


  • O que é Depressão Infantil?

    A depressão pode ter início em qualquer fase ou idade, cerca de 10% da população mundial já teve depressão em algum momento da vida. Alguns autores estimam que 2% a 5% das crianças apresentam depressão. Este alto e preocupante índice nos alerta que quando não propriamente diagnosticada e tratada, a depressão pode desencadear  prejuízos no desenvolvimento emocional, familiar, social, além de dificuldades escolares.
    Em casos mais graves, pode levar ao isolamento, fator extremamente nocivo para o desenvolvimento da criança.

  • O que é depressão?

    A depressão se caracteriza pela diminuição ou perda do interesse nas atividades, tristeza, redução da energia, além de vários sintomas físicos como insônia e perda de peso; e cognitivos como diminuição da atenção e memória. No caso de crianças e adolescentes a tristeza pode não ser tão evidente, e a sintomamatologia ser marcarada pela irritabilidade e impulsividade, de acordo com o período de desenvolvimento.
     

  • Os sintomas da depressão são diferentes na criança e no adulto?

    Os conceitos são comparáveis, no entanto dependendo da idade, as crianças podem apresentar sintomas diferentes apesar de persistirem os mesmos sinais básicos como: sofrimento emocional, inibição psíquica global e estreitamento do campo vivencial. As crianças menores quando ainda não possuem habilidade de expressar suas verdadeiras emoções, podem apresentar mudanças de comportamento tanto no sentido da hiperatividade, como da apatia. Quanto maiores são as crianças, mais parecidos os sintomas com os dos adultos.

  • DEPRESSÃO INFANTIL

    Em meados do século XVIII a depressão tem sido encontrada tanto na criança como no adolescente. Até a década de 1960, a depressão infantil não era contemplada como alteração psiquiátrica, a depressão foi vista apenas como um problema que atingia os adultos; pensou-se que em crianças e adolescentes não existia ou então seria muito rara.

  • Ao longo dos últimos anos, a depressão na infância e adolescência despertou o interesse da Psiquiatria Infantil, situando-se assim, de maneira definitiva, no campo da Psicopatologia Infantil.
    Foi a partir de 1975 que o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, reconheceu a existência da depressão em crianças e adolescentes. Apesar desses avanços, por volta de 1977 que a depressão infanto-juvenil passa a ser considerada de fato uma síndrome independente da observada na fase adulta.

  • A partir daí, estabeleceu os critérios de diagnóstico clínico, biológico e psicossocial. Tanto o DSM como a CID-10 não admitem a depressão infantil como uma entidade nosográfica própria da infância, mas sim comum a todas as pessoas.

  • DEFINIÇÃO

    DEFINIÇÃO

    O Transtorno Depressivo Infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir com seu processo de maturidade psicológica e social. São diferentes as manifestações da depressão infantil e dos adultos, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância e adolescência.

  • Alguns podem apresentar sintomas clássicos de Depressão, tais como tristeza, ansiedade, expectativa pessimista, mudanças no hábito alimentar e no sono ou, por outro lado, problemas físicos, como dores inespecíficas, fraqueza, tonturas, mal estar geral que não respondem ao tratamento médico habitual.
          


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • DEFINIÇÃO
  • ETIOLOGIA
  • SINTOMAS
  • DIAGNÓSTICO
  • Segundo o DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais/ 5.ª edição/ DSM-5)
  • TRATAMENTO
  • TRATAMENTO psicoterápico   Auxiia a criança seus pais e cuidadores quando algo dificulta o desenvolvimento intelectual, psicomotor, emocional e social da criança. durante a psicoterapia a criança é incentivada a se expressar mais sobre seus sentimentos, dúvidas e medos para que possa ser auxiliada. Como muitas vezes ela não é capaz de expressar  verbalmente as questões que lhe aflige, o “brincar” se torna uma via facilitadora para tratamento. O psicólogo atua junto aos envolvidos (pais, criança, cuidadores, etc.) abrindo espaço  para reflexão sobre os conflitos, dúvidas, angústias, dores, entre outros conteúdos.  
  • Duração do Tratamento
  • REFERÊNCIAS
  • GRATIDÃO