Curso Online de Introdução á Teoria Cognitiva Comportamental (TCC)

Curso Online de Introdução á Teoria Cognitiva Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.

José Elisberto Gonçalves Lobo Junior – Psicólogo, regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia - Ce, graduado na Faculdade Santa Maria, 28 anos, residente na cidade de Aurora – CE. Integrante do Projeto de Extensão “Treinamento em Habilidades Sociais com Estudantes do Sertão da Paraíba”. Autor do trabalho: INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM VULNERABILIDADES PSICOSSOCIAIS UM CONSTANTE DESAFIO SOCIAL, que foi Apresentado em forma de comunicação oral (CO) no congresso internacional de educação e inclusão ( CINTEDI). Co-autor do trabalho: REDE DE PROTEÇÃO E A INCLUSÃO SÓCIO/EDUCACIONAL DE UMA CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA; um relato de experiência. Apresentado em forma de comunicação oral (CO) no congresso internacional de educação e inclusão ( CINTEDI). Co-autor do trabalho: Educação Inclusiva: Do discurso integrador á inclusão escolar, apresentado na modalidade comunicação oral no II Congresso Nacional de Educação.(CONEDU). Participante do curso de Extensão e Tradução em Interpretação em LIBRAS. Atualmente trabalhando como coordenador de proteção social básica e especial.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Introdução ao TCC
    Teoria Cognitivo Comportamental

  • História
    A terapia cognitivo-comportamental, ou TCC, é uma modalidade de psicoterapia clínica desenvolvida pelo médico psiquiatra e professor Aaron Beck, nos Estados Unidos, na década de 1960.

  • História
    Na década de 1950 a intenção de Beck era demonstrar na prática a teoria psicanalítica segundo a qual a depressão é raiva que se volta para dentro. Contudo, ao longo de suas pesquisas, sua crença na teoria psicanalítica da depressão diminuiu aos poucos e ele então passou a desenvolver uma nova e derivada teoria empírica da depressão.

  • História
    Através de seu contato com pacientes com sintomas de depressão, Beck começou a considerar a depressão por outro ângulo e desenvolveu um novo instrumento para medi-la: o Inventário de Depressão de Beck teste que se tornou um dos mais utilizados no mundo para mensuração da depressão.

  • História
    Beck percebeu “distorções cognitivas” típicas que ocorrem em pessoas deprimidas. Essas observações práticas levaram Beck a ver esse transtorno de “humor” como primeiramente um transtorno de pensamento. Beck cunhou o termo “pensamentos automáticos” para descrever os pensamentos que ocorrem espontaneamente ao longo do dia. Ele demonstrou como, na depressão, esses pensamentos são predominantemente negativos e incluem muitas distorções cognitivas.

  • História
    Continuando sua pesquisa, demonstrou também como a “tríade cognitiva negativa” (crenças negativas que as pessoas deprimidas têm sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre o futuro) poderia levar aos sintomas emocionais e motivacionais da depressão.
    O livro “Terapia Cognitiva da Depressão”, publicado em 1978, foi uma das primeiras tentativas de detalhar a nova teoria e os procedimentos terapêuticos a ela associados.

  • História
    Na época da criação de sua teoria, diversos estudos avaliaram o protocolo de tratamento da TCC e constataram tratar-se de uma terapia eficaz para depressão. Um desses estudos apontou a TCC como “o primeiro tratamento psicoterápico a obter resultados tão bons quanto os tratamentos farmacológicos da depressão, ou melhores do que eles”.

  • História
    A combinação de um manual detalhado de tratamento com resultado de pesquisa era uma inovação na prática psicoterápica. Beck foi o pioneiro de um modelo que os psicólogos passaram a utilizar no mundo inteiro, à medida que seu trabalho era traduzido para diversos idiomas.

  • História
    Desse modo, o que inicialmente tratava-se de uma tentativa de comprovar uma hipótese psicanalítica da depressão se transformou em uma nova e eficiente forma de tratamento psicológico utilizada até hoje em todo o mundo, para diferentes problemas e transtornos psicológicos.

  • Introdução
    A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de pressupostos da psicologia cognitiva e da psicologia comportamental. Ela considera que a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos afeta suas emoções e comportamentos.

  • Criada no início dos anos 1960 pelo psiquiatra norte-americano Aaron Beck, a TCC abrange intervenções psicoterapêuticas que têm como objetivo produzir mudanças nos pensamentos disfuncionais ou distorcidos e nos sistemas de significados.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • 1-História
  • 2-Introdução
  • 3-Teoria cognitivocomportamental
  • 4-Conceitos
  • 5-Distorções Cognitivas -Tipos de distorções
  • 6-Aplicações Clínicas eTécnicas
  • 7-Questõ