Curso Online de Neurociência
4 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Neurociência

Falarei do conceito da neurociência, neurociência cognitiva, memória, inteligencia, descobertas cientificas, mitos e verdades, descoberta...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 60,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Falarei do conceito da neurociência, neurociência cognitiva, memória, inteligencia, descobertas cientificas, mitos e verdades, descobertas recentes da neurociência, sugestões para leitura e as referencias bibliográficas.

Graduada em Psicologia, com cursos intensivos de; Marketing, Turismo e Hotelaria, Esteticista, Gastronomia, Saúde Natural, Qualificação em vendas e Memoria Humana. Meu novo e-mail é carmilenepatrizia_@hotmail.com o e-mail antigo foi excluído.


- Roberto Schwarz

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • NEUROCIÊNCIA

  • Neurociência...
    é o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como se modifica com o aprendizado, como gera a mente, os pensamentos e as emoções. Como os interesses da neurociência são vastos, muitas abordagens são utilizadas: biologia molecular, genética, biologia celular, biofísica, engenharia, matemática e filosofia são todas úteis, cada uma à sua maneira, para estudar o sistema nervoso. (http://www.cerebronosso.bio.br)

  • Se educar é promover a aquisição de novos comportamentos e os
    comportamentos resultam do funcionamento do cérebro, poder-se-ia concluir que o
    conhecimento das bases neurobiológicas do processo ensino-aprendizagem seria
    fundamental na formação do educador.
    (O cérebro vai à escola: a experiência do projeto NeuroEduca)

  • Pode-se afirmar ser possível conhecer uma pessoa, ou explicá-la, apenas em termos moleculares, ou fisiológicos, ou quânticos, sem incluir os seus aspectos sociais e interacionais? (Campos)

  • NEUROCIÊNCIA

    Cognitivo

    Estudo científico do cérebro e do sistema nervoso
    “Convergência” de muitas tecnologias

    Estrutural

  • Aspectos Biológicos

    O cérebro controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração. Aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos em pé ou sentarmos, nos deixa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções. Todas essas tarefas são coordenadas, controladas e reguladas por um órgão que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor

    O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, cada um com quatro lobos diferentes, todos funcionando juntos para criar, controlar e regular a fala, os movimentos, as emoções e um bilhão de outras subfunções. O lobo frontal é a seção responsável pelas habilidades motoras, como o movimento e a fala, e pelas funções cognitivas, como planejamento e organização. (Freudenrich)

  • O córtex cerebral, que é a parte mais externa no cérebro, é onde reside o pensamento e o raciocínio, que são as funções primordiais do cérebro. As funções secundárias, que estão relacionadas à sobrevivência básica, ocorrem em um local mais profundo do cérebro.

    O córtex cerebral é a maior parte do cérebro e ele é cheio de rugas e dobras, que permitem que ele caiba dentro do crânio. Ele se divide em vários lobos e as diferentes regiões dentro desses lobos lidam com tarefas específicas relacionadas a como se pensa.

    Frontal: fala, pensamento e memória
    Parietal: entrada sensorial do corpo
    Temporal: informações auditivas
    Occipital: informações visuais (Wilson)

  • Estrutura dos neurônios:

    Nosso cérebro é composto por aproximadamente 100 bilhões de células nervosas, chamadas de neurônios. Os neurônios têm a incrível habilidade de juntar e transmitir sinais eletroquímicos, como se fossem entradas, saídas e fios de um computador.

    Os neurônios compartilham as mesmas características e têm as mesmas partes que as outras células, mas o aspecto eletroquímico os deixa transmitir sinais por longas distâncias e passar mensagens de um para o outro. Os neurônios possuem três partes básicas: corpo celular, axônio e dendritos (Freudenrich)

  • Corpo celular - essa parte principal contém todos os componentes necessários da célula, como o núcleo (que contém DNA), retículo endoplasmático e ribossomos (para construir proteínas) e mitocôndria (para produzir energia). Se o corpo celular morrer, o neurônio morre.

    Axônio - essa projeção da célula, longa e semelhante a um cabo, transporta a mensagem eletroquímica (impulso nervoso ou potencial de ação) pela extensão da célula; dependendo do tipo do neurônio, os axônios podem ser cobertos por uma fina camada de mielina, como um fio elétrico com isolamento. A mielina é feita de gordura e ajuda a acelerar a transmissão de um impulso nervoso através de um axônio longo. Os neurônios com mielina costumam ser encontrados nos nervos periféricos (neurônios sensoriais e motores), ao passo que os neurônios sem mielina são encontrados no cérebro e na medula espinhal.

    Dendritos ou terminações nervosas - essas projeções pequenas e semelhantes a galhos realizam as conexões com outras células e permitem que o neurônio se comunique com outras células ou perceba o ambiente a seu redor. Os dendritos podem se localizar em uma ou nas duas terminações da célula. (Freudenrich)

  • Tipos de neurônios básicos

    Existem neurônios de vários tamanhos. Por exemplo, um único neurônio sensorial da ponta do nosso dedo tem um axônio que se estende por todo o comprimento do nosso braço, ao passo que os neurônios dentro do cérebro podem se estender por somente alguns poucos milímetros. Os neurônios possuem formatos diferentes, dependendo de sua função.

    Os neurônios motores, que controlam as contrações dos músculos, possuem um corpo celular em uma ponta, um axônio longo no meio e dendritos na outra ponta. Já os neurônios sensoriais têm dendritos nas duas pontas, conectados por um longo axônio com um corpo celular no meio. (Freudenrich)

  • Os neurônios também variam no que diz respeito a suas funções:

    os neurônios sensoriais transportam sinais das extremidades do nosso corpo (periferias) para o sistema nervoso central;

    os neurônios motores (motoneurônios) transportam sinais do sistema nervoso central para as extremidades (músculos, pele, glândulas) do nosso corpo;

    os receptores percebem o ambiente (químicos, luz, som, toque) e codificam essas informações em mensagens eletroquímicas, que são transmitidas pelos neurônios sensoriais;

    os interneurônios conectam vários neurônios dentro do cérebro e da medula espinhal.

    O tipo mais simples de via neural é um arco reflexo monossináptico (conexão simples), como o reflexo patelar. Quando o médico bate no ponto certo do nosso joelho com um martelo de borracha, os receptores enviam um sinal para a medula espinhal através de um neurônio sensorial. Esse neurônio passa a mensagem para um neurônio motor, que controla os músculos da nossa perna. Os impulsos nervosos viajam pelo neurônio motor e estimulam o músculo específico a se contrair. A resposta é um movimento muscular que acontece rapidamente e não envolve nosso cérebro. Os seres humanos possuem vários reflexos desse tipo, mas, conforme as tarefas vão ficando mais complexas, o "circuito" também fica mais complicado e o cérebro se integra nele. (Freudenrich)


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 60,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Mitos e Verdades
  • Sugestões para leitura