Curso Online de EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA
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Curso Online de EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA

No livro Sociologia e Educação , o pensador e sociólogo Èmile Durkheim, argumenta que; a palavra educação, tem sido muitas vezes empregad...

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No livro Sociologia e Educação , o pensador e sociólogo Èmile Durkheim, argumenta que; a palavra educação, tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo para designar o conjunto de influências que são exercidas sobre nossa inteligência ao longo da vida. Durkheim entende a educação como um fator cultural e social. A educação assim definida, - como um conjunto de influências exercida sobre os indivíduos - é responsável pelas atitudes e ações destes na sociedade. Portanto, dada essa a forma da educação, cada sociedade forma o tipo de homem de que deseja e necessita. A educação, do ponto de vista sociológico, é a atividade das gerações adultas exercida sobre as gerações que ainda não alcançou o estado de amadurecimento físico, intelectual, moral e social adequado. Durkheim define a educação como a ?socialização da criança?. A educação em sua natureza e função, pode ser assim definida por vários pensadores. É a preparação do indivíduo para a vida social, cultural e moral.


VAGNER FERREIRA SILVA É FORMADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL(ULBRA)E PÓS GRADUADO(ESPECIALIZAÇÃO) EM SEGURANÇA PUBLICA E INTELIGENCIA ESTRATÉGICA E CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO USO INDEVIDO DE DROGAS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E CURSO DE EXTENSÃO DE DIREITOS HUMANOS.


"bom demais"

- Ana Luiza Ferreira Pinheiro Soares

- Kelly Cristina Pinhal Schunck Nimoi

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  • Educação e sociologia

    Educação e sociologia

    Émile Durkheim

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    Convido você a iniciar, a partir de agora, os estudos em torno da disciplina Sociologia da Educação.
    Nesta primeira unidade, de caráter mais introdutório, você terá contextualizado o momento histórico em que a Sociologia surgiu como ciência no mundo e no Brasil. Também verá enumerados os seus principais pensadores e detalhadas as correntes teóricas de que são titulares.

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    Verá como ocorreram os primeiros estudos de caráter social no
    Brasil, antes mesmo de se falar em Sociologia; e, também, quem
    foram os primeiros sociólogos brasileiros envolvidos diretamente
    com as questões educacionais. Relacionará a inserção desta disciplina nos currículos escolares
    e os movimentos populares que marcaram todo um período, os
    quais tiveram como principal característica viver intensamente
    a democracia que se instalara no país. Sobretudo, conhecerá,
    em alguns aspectos, a vida de um dos grandes expoentes da
    educação popular brasileira, Paulo Freire, o qual se tornou um
    nome reconhecido e respeitado em praticamente todos os países
    de língua portuguesa, pelo caráter inovador e social de seu pensamento.

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    Por último, conhecerá diferentes correntes teóricas da Sociologia que influenciaram o pensamento sociológico brasileiro e o modo de pensar a educação no Brasil.
    Estes estudos poderão levá-lo(a) a perceber e entender, de uma nova forma, a educação atual. Vamos lá?

  • Raízes do pensamento social

    Raízes do pensamento social

    Ao iniciarmos a discussão em torno do pensamento sociológico no Brasil, faz-se necessário trazer à luz alguns aspectos já vistos por você na disciplina Sociologia. É que, a partir deles, se configurará, com bastante clareza, o contexto de surgimento desta ciência no mundo e, muito especialmente, no Brasil.

  • Você lembra como e quando surgiu a Sociologia enquanto ciência?

    Você lembra como e quando surgiu a Sociologia enquanto ciência?

    Bem, a Sociologia enquanto ciência surgiu e se desenvolve com o advento da modernidade, mas, principalmente, a partir do fortalecimento do capitalismo. Dois grandes fatos políticos e sociais marcaram signifi cativamente um processo que já vinha delineando-se desde o Renascimento comercial e urbano na Europa e foram decisivos para iniciar o que se convencionou chamar de mundo contemporâneo: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

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    Em 1750, temos o surgimento da máquina a vapor nas fábricas
    da Europa, o que marcou o início da Revolução Industrial e
    alterou definitivamente o cenário socioeconômico da época. Para
    uma burguesia cada vez mais forte economicamente, alcançar
    o poder político era apenas uma questão de tempo. O advento
    das máquinas trouxe mudanças nunca antes vistas nas relações
    de produção, principalmente em função do estabelecimento do
    sistema fabril em larga escala e a decorrente divisão do trabalho.
    A agricultura tinha aumentada a produtividade com a aplicação
    de novas técnicas. E a revolução nos transportes contribuiria,
    igualmente, para o deslocamento em massa da população rural
    em direção às cidades.

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    No século XVII e XVIII, diversas revoluções ocorreram
    na Europa: as chamadas revoluções burguesas, entre elas a
    Revolução Gloriosa, na Inglaterra, e a Revolução Francesa.
    Ambas, de forma geral, propunham o fim dos privilégios
    herdados pela nobreza e a igualdade de direitos e oportunidades. A Revolução Francesa tem como marco inicial a Queda da Bastilha em 1789e foi fundamental para o estabelecimento da burguesia no poder político.

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    Pode-se dizer, portanto, que a Revolução Industrial desencadeou efetiva revolução no sistema econômico da época; e, assim, a Revolução Francesa, no sistema político. Ambas provocaram profundas transformações sociais e podem ser consideradas, como já afirmado anteriormente, marcos de transição para a chamada“Era Moderna”.

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    Em síntese: a partir de ambas as revoluções,Industrial e Francesa, dá-se a ascensão de um novo grupo/classe, a burguesia; também, o aumento da capacidade de produção humana determinará profundas mudanças no setor econômico.

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    Além do episódio que começou a mudar a cara da Europa politicamente, não se pode esquecer que o século XVIII foi marcado pelas Idéias Iluministas por isso ficou conhecido como o “Século das Luzes”. O poder da razão deveria predominar e constituir o guia para a interpretação de episódios humanos, com vistas à reorganização do mundo. Num processo que já vinha acontecendo desde o Renascimento Artístico e Cultural, a razão deveria predominar sobre qualquer explicação religiosa. O antropocentrismo, num primeiro momento, presumidamente, já superava o teocentrismo, e, com o passar do tempo, o racionalismo e a revolução científica foram acentuando tal tendência. No século XVIII, o homem era dotado de tamanha confiança, que deixa de sacralizar a natureza, tornando-a objeto de pesquisa no âmbito do conhecimento científico. Pode-se dizer que, então, a natureza passava ao domínio do homem.


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  • Raízes do pensamento social
  • Você lembra como e quando surgiu a Sociologia enquanto ciência?
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  • Para Comte, o ato humano não é livre, já que é determinado por causas das quais não se pode escapar, como raça (determinismo biológico), o meio (determinismo geográfico) e o momento (determinismo histórico).
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  • Porém é fundamental termos presente que, para Durkheim, Pedagogia e educação eram duas coisas diferentes:
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  • Brasil: Sociologia à moda européia?
  • Segundo Ribeiro,
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  • Você se lembra do que está escrito no centro da bandeira brasileira?
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  • A partir dos anos 70, as inovações nas diversas áreas da sociedade brasileira já eram muito visíveis:
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  • A sociologia na escola: novos expoentes
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  • “crescer 50 anos em 5”.
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  • Florestan Fernandes
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  • ?
  • Fim