Curso Online de COMO ELABORAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA
4 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de COMO ELABORAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA

O diagnóstico prevê a análise sobre a violência e o retrato apresentado no município, sendo um instrumento essencial para definir ações q...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 49,90
(Pagamento único)

Mais de 60 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O diagnóstico prevê a análise sobre a violência e o retrato apresentado no município, sendo um instrumento essencial para definir ações que se traduzam em sustentabilidade e embasamento à elaboração e implantação das políticas públicas de segurança.
A produção de informações mais detalhadas dos atos violentos ocorridos no município viabiliza uma linha de base mais definida para o planejamento e a implantação de um Sistema de Informações sobre Violência e a delinquência no Município, visando a orientação dos gestores municipais na tomada de decisões e na avaliação das ações a serem executas para enfrentar os problemas oriundos da violência.
Desta forma, essas informações poderão ser utilizadas no planejamento das políticas públicas de educação, saúde, assistência social, defesa social, cultura, esportes, desenvolvimento econômico, agricultura, a serem implantadas no município, na perspectiva da prevenção à violência, fortalecimento da cultura de paz e apontamento dos caminhos delineadores de transformação social e, por conseguinte, servir de parâmetro para ações de mediação dos conflitos sociais existentes no município.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, com especialização em matemática aplicada, Pós-Graduado como Gerente de Cidades pela Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco - FCAP (UPE) e especialista em Gestão de Petróleo e Gás Natural pela FADEPE - PE. Atualmente é Assessor Técnico da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho para assuntos de segurança, trânsito e transportes públicos. Diretor do Socuca Colégio e Curso, Professor do Instituto de Gerenciamento das Cidades - IGC e do Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL, e autor de vários Cursos de Formação Profissional publicados nos sites de educação a distancia: www.learncafe.com.br, www.educacursosead.com.br, www.bravacurso.com.br e www.buzzero.com.br. É consultor e palestrante nas áreas de segurança, trânsito, transportes públicos de passageiros e mobilidade urbana.


"Se comprometendo a busca meios que possa acabar com essa cruel realidade ,que infelizmente esta cada dia mais presente nas nossa escola"

- Maria Cremilda Costa Santana

"percebi que os instrutores se preocuparam mais em mostrar a história de recife- pernambuco do que propriamente um diagnóstico de violência. Comecem a traçar um diagnostico, perguntando quando a violência aumentou, qual ano que mais se propagou a violência e porquê? pois sei com certeza que nos meados anos 90 a violencia aumentou muito nas periferias de João Pessoa quando o fank chegou por meio da furacao 2000, este tipo de cultura trouxe consigo as famosas gangues de bairro, que até hoje levam muitos jovens a morte. Diferente do Rio de janeiro, pois aqui existe facções criminosas que eleva consideravelmente os riscos de vida dos jovens................pensem nisso."

- Gerlana Gomes Da Silva

- Paula Talissa Araujo Ribeiro

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • COMO ELABORAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA MUNICIPAL

    COMO ELABORAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA MUNICIPAL

    GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICA
    SÉRIE : GESTÃO DA SEGURANÇA MUNICIPAL

  •     SUMÁRIO  

        SUMÁRIO  

     
    INTRODUÇÃO
     
    O MUNICÍPIO DE GOIANA
     
    2.1 Contexto histórico e evolução socioeconômica
     
    2.2 Instituições de Segurança atuantes no município de Goiana e sua estrutura organizacional frente ao enfrentamento a violência

  • 3. A SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM GOIANA

    3. A SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM GOIANA

    3.1 O referencial de dados de violência a partir da realidade municipal apresentados pelas instituições públicas, sociedade civil, terceiro setor e conselhos de direitos  

    3.2 Análise e Estatísticas Criminais Oficiais

  •  
    4. SÍNTESE CONCLUSIVA

    4.1 Os delineamentos para o plano de ação de enfrentamento à violência
     
    5. REFERÊNCIAS
     

  • INTRODUÇÃO

    O presente texto apresenta o Relatório Final do diagnóstico sobre o fenômeno da violência realizado no município de Goiana/PE. 
    O propósito da construção deste diagnóstico da violência está inserido nas ações de prevenção à violência prevista no Projeto “Fortalecimento as ações comunitárias e da participação social do município de Goiana”, com recurso captado através da SENASP/MJ – Secretaria Nacional de Segurança Pública e a metodologia aplicada conforme o Convênio nº 752234/2010.

  • DIAGNÓSTICO

    DIAGNÓSTICO

    O diagnóstico prevê a análise sobre a violência e o retrato apresentado no município, sendo um instrumento essencial para definir ações que se traduzam em sustentabilidade e embasamento à elaboração e implantação das políticas públicas de segurança.

  • A produção de informações mais detalhadas dos atos violentos ocorridos no município viabiliza uma linha de base mais definida para o planejamento e a implantação de um Sistema de Informações sobre Violência e a delinquência no Município, visando a orientação dos gestores municipais na tomada de decisões e na avaliação das ações a serem executas para enfrentar os problemas oriundos da violência.


  • Desta forma, essas informações poderão ser utilizadas no planejamento das políticas públicas de educação, saúde, assistência social, defesa social, cultura, esportes, desenvolvimento econômico, agricultura, a serem implantadas no município, na perspectiva da prevenção à violência, fortalecimento da cultura de paz e apontamento dos caminhos delineadores de transformação social e, por conseguinte, servir de parâmetro para ações de mediação dos conflitos sociais existentes no município.

  • Como iniciação de entendimento do universo municipal e social, a análise buscou entender em que medida o arcabouço institucional e a gestão político-administrativa de estruturação, organização e funcionamento do município estão dimensionados para responder à complexidade social vigente, em que o enfrentamento à violência é mais uma exigência dessa complexidade.

  • Como contra face, buscou captar a externalização das vivências socioculturais expressas nas ocorrências de violência levantadas e inventariadas pelos órgãos oficiais de segurança, e com ênfase relatada pela sociedade civil pesquisada.

  • A pesquisa se deu por meio de aplicação de questionários com as Instituições Públicas e a Sociedade Civil, (Reuniões e visitas in loco para explicações quanto ao preenchimento dos questionários), com levantamento e análise dos dados socioeconômicos em banco de dados oficiais e coleta de informações nos locais pesquisados e levantamento dos recursos humanos e materiais, bem como, realização de pesquisa sobre o nível de participação da..........


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 49,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • COMO ELABORAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA MUNICIPAL
  •     SUMÁRIO  
  • 3. A SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM GOIANA
  • DIAGNÓSTICO
  •   2. O MUNICÍPIO DE GOIANA
  •   2.2 Instituições de Segurança atuantes no município de Goiana e sua estrutura organizacional frente ao enfrentamento à violência  
  • SESTRAN
  • Órgãos da SESTRAN
  • 3. SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM GOIANA
  • 4. SÍNTESE CONCLUSIVA